sábado, 30 de janeiro de 2010

Jessier Quirino e Paulo Coelho

Fábio Mozart

Quem fez a esdrúxula comparação foi o poeta Zanony, em mesa de cerveja no bar do Zé. O confronto é extravagante porque Jessier Quirino é um poeta e Paulo Coelho também escreveu letras de músicas no passado, mas a distância de um para outro é abissal no que se refere à produção de cada um nos dias que correm. Quirino faz versos saborosos com a faculdade que possui seu espírito de artista para pegar os mangaios da cultura popular e transformá-los em jóia rara. Paulo Coelho é um escritor medíocre que se tornou bestseller por obra e graça da mágica marqueteira.

Zanony garante que os dois, Jessier e Paulo Coelho, devem seu sucesso a um truque simples: pegam um monte de matérias de difícil digestão, passam numa peneira e servem ao público aquele xerém já diluído. Os dois são magos. Coelho transforma um monte de besteiras como viagens astrais, seres de outros planetas, almas gêmeas e terceiro olho em coisa séria. Jessier Quirino se apodera das imagens estereotipadas do matuto nordestino, criando personagens e imagens boas para o consumo do público médio. “O ‘bicho' de Paulo Coelho foi Raul Seixas, e o ‘bicho’ de Zé da Luz foi Catulo da Paixão Cearense. Jessier Quirino tem Zé da Luz como seu ‘bicho’”, argumenta ebriamente o poeta Zanony. “Bicho”, no caso, é a inspiração.

É tema para discussão entre letrados e críticos. Eu simplesmente não tolero o Paulo Coelho e sou admirador do trabalho do Jessier Quirino. Estando no banheiro, e sem nada para ler além de um livro do Coelho, prefiro me divertir lendo bula de xampu ou rótulo de sabonete. Nem para isso servem os livros de auto-ajuda do Paulo Coelho, no meu caso.

Sujeito pernóstico, Zanony garante que aprendeu algumas coisas com Paulo Coelho. As mais importantes: se você deu a bunda quando mais jovem, mesmo por curiosidade, isso faz de você um mago, pois aprendeu o feitiço de encantar serpentes e fazer sumir cobras. Se você, mesmo sendo um escritor banal, consegue entrar para a Academia Brasileira de Letras, você não é mago nenhum, porque Sarney também está lá com seu “Marimbondos de Fogo”. Falar de alma gêmea não vende só Sabrina, Samantha e outros livrinhos ruins. Vende também livros de Magos.

Se Paulo Coelho é um saco vazio ou não, desconheço porque só li duas ou três páginas do seu primeiro livro. Foi o bastante para esgotar minha paciência de leitor desacostumado com as profundidades do tesouro de conhecimentos exotéricos ali contidos. Jessier Quirino é um gênio da poesia popular, se é que existe poesia impopular. Na função de contador de causos, o cara é fera. Nunca um poeta exerceu tão bem os dois ofícios, de escritor e ator nas performances de sua própria obra. Por seu estilo original, vem se destacando. Que me desculpe Zanony, mas tu parece que bebe!

Em tempo: pessoalmente, Jessier Quirino é chato, não fala com as pessoas em Itabaiana, terra onde ele capta os personagens mais caricatos de seus versos engraçados. É de casa para o escritório, sem dar um bom dia a seu ninguém. Ele admite que é tímido. Ninguém acredita, vendo sua performance na TV e ao vivo. Esquisitices de artista...

Inaugurada biblioteca comunitária

“Cantiga de Ninar” faz uma noite pela cultura e pela arte, com inauguração de biblioteca

O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar ofereceu ao povo itabaianense uma noite especial de lazer e cultura, com a inauguração da Biblioteca Comunitária jornalista Arnaud Costa, em 29 de janeiro. O evento, simples como o homenageado, contou comas presenças de muitas pessoas da comunidade.

Na ocasião, o escritor Romualdo Palhano lançou dois livros: “Fronteiras Entre o Palco e a Tela – Teatro na Paraíba – 1900-1916” e “Entre Parénthesis”. A primeira obra fala dos teatros paraibanos e dos movimentos de amadores, citando o Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana – GETI, como um diferencial da cultura itabaianense na década de 70.

O Grupo de teatro Ponto de Cultura da Escola Piollin, de João Pessoa, brindou o público presente com apresentação da peça “Casamento de branco”, de autoria do dramaturgo Altimar de Alencar Pimentel, espetáculo que agradou a todos pela excelência da encenação, com direção de Buda Lira.

Os coordenadores do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar agradeceram as contribuições voluntárias das pessoas que ajudaram na organização do acervo e fazem um apelo para novas doações. O Presidente da Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba, Fábio Mozart, destacou a importância da biblioteca para a comunidade, dizendo que o homenageado foi um dos mais destacados jornalistas de Itabaiana, cidade que estava devendo um reconhecimento a Arnaud Costa, intelectual autodidata que dedicou sua vida à terra de Zé da Luz.

Agradecendo a homenagem, Arnaud Costa ficou bastante emocionado ao lembrar fatos e figuras de sua Itabaiana de tempos idos, ele que atualmente está radicado em Sapé.

Estiveram no evento familiares de Arnaud Costa e de Romualdo Palhano. O escritor que fez sua noite de autógrafo esteve acompanhado de esposa e filhos, a mãe dona Hilda e os irmãos Roberto, Ecilio, Palmira e Tânia. A família Costa foi representada pelos filhos Sósthenes, Vasti e Fábio, além de noras, genros, netos e outros parentes.

A biblioteca foi aberta à visitação do público, recebendo elogios pela organização e valor do seu acervo. Clévia Paz, uma das coordenadoras, disse que o próximo passo é a realização de campanha para adquirir um ar condicionado para aquele equipamento comunitário.

FOTO - Biblioteca Arnaud Costa foi inaugurada e aberta à visitação pública

www.pccn.wordpress.com

RAPIDINHA

Maranhão queria um puro sangue na vice ( Veneziano ) mais vai ter de se contentar com um pangaré do PT.

Comissão Política do PC do B se reúne e já antecipa que partido não divide palanque com DEM e PSDB.

Se nem palanque essa turma tem, como vai dividir. É cada uma!

Gilvan Freire diz que Ricardo não possui trato com políticos e, por isso, perde apoios.

Na verdade Gilvan quis dizer que Ricardo não possui mala, mala cheia de dinheiro.

Comissao de Etica do Senado

Um visitante, passa pela porta do Plenário do Senado, e escuta uma gritaria que saia lá de dentro :
- Ladrão, Salafrário, Assassino, Traficante, Mentiroso, Pedófilo, Vagabundo, Sem Vergonha, Preguiçoso, Vendido, Assaltante...
Assustado o homem pergunta ao segurança parado na porta:
-O que esta acontecendo ai dentro, estão brigando?
-Não, responde o segurança, acho que estão fazendo a chamada da Comissão de Ética!

Com uma candidata de matar... Lula quase que morre.

Poucas palavras
No discurso de inauguração de um posto de saúde em Paulista, no Grande Recife, na tarde de quarta-feira, Lula disse que falaria pouco. Ele já manifestava os primeiros sinais de pressão alta.

Ao tentar conciliar a agenda presidencial com a pré-campanha de Dilma Rousseff,Lula sucumbe ao stress e é internado às pressas com uma crise de hipertensão – mal que acomete 30 milhões de brasileiros...

A internação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada, no Real Hospital Português de Beneficência, no Recife, é reveladora de como é fácil superestimar nossos limites físicos e emocionais e subestimar os sinais de alerta emitidos pelo organismo. Menos de vinte dias depois de terminadas as férias de verão, a crise de hipertensão experimentada por Lula está associada ao stress. O ritmo alucinante empreendido pelo presidente logo que voltou das férias contraria o que a maioria dos médicos recomenda nesses casos. O mais correto é começar a embalar um pouco na última semana de férias e ir com calma na retomada do expediente. Calma e Lula não costumam andar juntos. O presidente reentrou na arena administrativa e eleitoral como quem embarca em um automóvel a 100 quilômetros por hora. A cabeça comandou, mas o corpo não obedeceu e reagiu emitindo sinais bioquímicos característicos. A cadeia de reações do organismo nesses casos já é um clássico da medicina. Em resposta ao stress, o organismo acelera a produção de certas substâncias que aumentam o batimento cardíaco, a pressão arterial, a taxa de açúcar no sangue e deprimem o sistema imunológico. A pessoa sente-se cansada, fica mais irritável e parece estar com uma gripe encruada, daquelas que não pioram, mas também não vão embora. "Ele está claramente tenso, cansado. É visível a mudança em seu humor neste início de ano", diz um ministro próximo de Lula. O único que parecia não notar os sinais (evidentes) do desgaste era o próprio presidente.

O organismo de Lula, como se viu, não quis nem saber das urgências eleitorais do político Lula – a mais aguda delas a viabilização da candidatura presidencial de Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil. Ao mesmo tempo o político Lula deu uma banana para o organismo com a mesma ênfase que peitou o Tribunal de Contas da União (TCU)

Em ritmo de campanha, o presidente tem se alimentado mal, dormido pouco, feito ainda menos exercícios físicos e fumado muito. Desde a volta do descanso com a família na Praia de Aratu, na Bahia, e no Guarujá, em São Paulo, no último dia 11, Lula já percorreu mais de 18 000 quilômetros pelo Brasil ao lado de Dilma. Nos dezessete dias de trabalho no ano, o presidente participou de 29 eventos públicos fora da capital e esteve em quinze cidades. Suas jornadas de trabalho chegavam até a quinze horas diárias.

LEIA NA ÍNTEGRA

Às favas o Tribunal de Contas

A dupla jornada de trabalho como chefe do Executivo e cabo eleitoral da ministra Dilma Rousseff levou o presidente Lula a se envolver em conflito delicado e preocupante. Na semana passada, o presidente atropelou o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Congresso Nacional ao autorizar repasses de 13 bilhões de reais a quatro obras da Petrobras paralisadas por irregularidades graves, como superfaturamento. Lula simplesmente decidiu ignorar o trabalho dos fiscais, alegando que a paralisação causaria a demissão de 25 000 trabalhadores e um prejuízo de 268 milhões de reais mensais, atrasando ainda mais o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). É um argumento tosco até em sua aparência. A canetada do presidente autoriza repasses às obras das refinarias Abreu e Lima, em Pernambuco, e Presidente Getúlio Vargas, no Paraná, além de um complexo petroquímico no Rio de Janeiro e um porto no Espírito Santo – todas em estados alinhados politicamente com o governo e, portanto, potenciais celeiros eleitorais da ministra Dilma. O espanto, porém, não se limitou ao mundo político e pode render uma dor de cabeça a mais a Lula.

"É uma atitude equivocada sob todos os aspectos da gestão pública. Se ocorrerem repasses, vou abrir processo contra os responsáveis, ainda que entre eles esteja o presidente da República", diz o procurador do Ministério Público junto ao TCU, Marinus Marsico. Os trâmites de uma eventual batalha na Justiça ainda são desconhecidos, dado o ineditismo do caso. "Vamos estudar essa questão a fundo. Nunca pensei que isso pudesse acontecer", espantou-se o procurador. Não faltaram sinais. Antes de atropelar o TCU, Lula já havia apontado a patrola do governo na direção do órgão. Não é de agora que o presidente tenta desmerecer o trabalho dos fiscais e responsabilizar o tribunal pelo atraso das obras do PAC. Ele chegou até a cogitar a possibilidade de criação de um órgão, subordinado ao governo, para supervisionar as fiscalizações. A ofensiva federal contra uma das poucas instituições capazes de descobrir e coibir grandes maracutaias com dinheiro público ainda não inviabilizou por completo o trabalho do TCU, mas já produz efeitos danosos. Até hoje, sempre que votava o orçamento do ano seguinte, o Congresso costumava acatar nove em cada dez recomendações do tribunal para paralisar repasses a obras suspeitas. Isso certamente impediu que algumas centenas de milhões de reais virassem fumaça. No fim do ano passado, porém, apenas metade das recomendações foi acolhida – decisão que só faz bem a empreiteiros desonestos e políticos que parasitam esse ecossistema.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Tarja vermelha - Hugo Chávez e suas maldades.

CALA A BOCA
Estudante protesta pelo fechamento do canal RCTV, em Caracas: num país onde, cada vez mais, é proibido dissentir, a lógica autoritária exige que não reste nem fiapo de oposição

A máquina de maldades de Hugo Chávez fecha as últimas vozes remanescentes de oposição; o caudilho só não consegue fazer chover e venezuelanos ficam no escuro...

A destruição da Venezuela é um projeto que tem consumido todas as energias de Hugo Chávez e seu plano de poder nacional-populista. Reconheça-se que, infelizmente, ele tem sido bem-sucedido. A economia foi à lona com nacionalizações e congelamento de preços. O Judiciário foi completamente engolido. Persistentemente minados, todos os organismos de estado seguiram o mesmo rumo. A liberdade de imprensa já é item em extinção. Em 2007, Chávez retirou arbitrariamente do ar o canal mais popular do país, a RCTV, pelo crime de não adesão. A RCTV migrou para a televisão por assinatura para manter uma pequena fresta na couraça do autoritarismo. Mas sua morte estava anunciada e, na semana passada, Chávez calou, por fim, a voz incômoda. Outros cinco canais semelhantes tiveram o mesmo castigo (e três, depois, cederam), sob o patético pretexto de não transmitirem os discursos incansavelmente proferidos por ele, El Supremo. Para quem ignora os mecanismos da lógica totalitária, perseguir canais a cabo, de alcance limitado, soa como capricho tolo, que só serve para esgarçar os fiapos de democracia que ainda pairam em torno do chavismo e provocar inevitáveis protestos – desta vez, houve duas mortes de estudantes universitários, um antichavista e outro pró. Chávez, ao contrário, conhece muito bem como funcionam as coisas no universo dos caudilhos: tem de mostrar que manda em tudo, o tempo todo, que faz brilhar o sol e faz chover.Embora, ultimamente, o assunto chuva seja delicado.

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC mxl68.wordpress.com/2010/01/30/tarja-vermelha-hugo-chavez-e-suas-maldades/

OS BANDIDOS DO MST

União para o crime.

Bens da Cutrale encontrados em assentamentos do MST levam a polícia a indiciar sete integrantes do bando por furto, formação de quadrilha, porte ilegal de arma e invasão de propriedade...

O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) chocou o país entre setembro e outubro do ano passado ao destruir 12 000 laranjeiras de uma das fazendas da Cutrale, na região de Bauru, no interior paulista. Na semana passada, a polícia do estado começou a punir os sem-terra que vandalizaram a propriedade da líder mundial na produção de suco de laranja e uma das maiores exportadoras brasileiras. A Justiça emitiu vinte ordens de prisão contra os maus elementos que compõem a cabeça do bando local. Ao cumprir os mandados em um assentamento do MST, a polícia encontrou um vídeo estarrecedor na casa do chefão Miguel Serpa. Gravado momentos antes da invasão, ele mostra Serpa incitando seus comparsas. "Viemos aqui para, no mínimo, dar prejuízo", disse ele. Em outro vídeo, a mulher de Serpa, a vereadora petista Rose MST, e o ex-prefeito da cidade de Iaras Edilson Xavier, também do PT, dizem aos militantes sem-terra o que eles devem fazer para devastar as lavouras e danificar equipamentos. Serpa já respondia a uma ação civil pública por desvio de recursos obtidos com a venda de madeira do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Calcula-se que a operação tenha lesado os cofres públicos em 4 milhões de reais. Ele, sua mulher e o ex-prefeito estão entre os presos.

No mesmo assentamento, a polícia paulista deparou com toneladas de adubo, defensivos agrícolas, combustíveis, além de ferramentas, máquinas, motores e mudas de laranjeira – tudo roubado da fazenda da Cutrale. Parte desse material, identificada com números de série, foi facilmente reconhecida por funcionários da empresa. Nas casas dos sem-terra foram recuperados até bens pessoais dos empregados da fazenda, como computadores. "Há evidências de que um dos objetivos da invasão era o furto", relata o responsável pela investigação, o delegado Benedito Valencise, um dos mais experientes do estado de São Paulo. Os sem-terra escondiam ainda dois revólveres, quatro espingardas e munição. Uma das espingardas, uma Winchester calibre 44, é de uso exclusivo das Forças Armadas. O resultado das buscas levou a polícia a indiciar os presos por formação de quadrilha, furto, porte ilegal de arma e invasão de propriedade privada. O delegado Valencise agora procura outros bens que desapareceram da fazenda, como eletrodomésticos, móveis e roupas que pertenciam aos empregados da Cutrale.

AESA abre comportas de açude de Galante e causa protestos da população.

O deputado Romero Rodrigues está protestando contra a abertura da comporta e dos registros do Açude “José Rodrigues” de Galante, em Campina Grande, num momento em que não há garantias de inverno e de reposição das águas neste ano de 2010. Há três dias as águas estão escoando pela comporta.

Segundo o parlamentar, sem ouvir a população e com inadvertência a AESA (Agência Estadual das Águas), órgão do Governo do Estado, abriu os registros e a comporta do açude, causando enormes protestos da população de Galante e região, que tem no reservatório a fonte para o desenvolvimento de piscicultura e para outros usos da população.

De acordo com o parlamentar com a atitude do órgão público, dezenas de pessoas têm usado a Rádio Galante FM e comentado nas ruas em protesto contra esse ato prejudicial aos interesses do povo. Romero diz que o açude tem uma capacidade máxima de 22 milhões de metros cúbicos, porém jamais chegou a esse total, e está com algo em torno de 10 milhões de metros cúbicos. “Este açude ainda não chegou a sua capacidade máxima, e sem ouvir a população a AESA simplesmente adota essa providência que não vai beneficiar ninguém, muito pelo contrário. Diversas famílias utilizam o açude para a prática de piscicultura como a única alternativa de sustento, mas agora até essa atividade está ameaçada, o que tem causado protestos e revolta por parte de todos”, disse.

Ele acredita que 99,9 por cento da população de Galante e região é contra a abertura da comportas e registros, fazendo-se necessária a adoção de providências imediatas, inclusive se for o caso ouvir com urgência a população, inclusive os pescadores que têm no açude o seu único meio de vida.

O parlamentar está fazendo um apelo ao Ministério Público, à direção da própria AESA para fazer suspender imediatamente o que considera desperdício de água.

Assessoria de Imprensa do deputado Romero Rodrigues
romerorodrigues45@gmail.com
www.romerorodrigues.com.br

ORLANDO OTÁVIO

OS ATUAIS ACONTECIMENTOS À LUZ DO BOM SENSO

Frei Fernando

Tudo na vida passa pelo crivo de nossas escolhas; nada nos acontece sem que antes passe por nossa cabeça, seja aceito e decidido por nós nem que seja em questão de segundos. Por isso, a vida que vivemos é feita de escolhas e decisões, muitas vezes feitas ou tomadas por impulsos, interesses, condicionamentos, alienações, etc. Mas, nada disso acontece sem que haja decisão; a não ser por força de circunstâncias de ordem natural ou impessoal; mesmo assim, houve de certo modo, alguma decisão para que tais acontecimentos se sucedessem.

Ao criar o ser humano e os outros seres, o Senhor escreveu a lei natural em seu código genético, inclusive dando-lhe a liberdade criativa de escolhas decisivas pelas capacidades e aptidões, talentos e expressões artísticas capazes de revelar sua Beleza e Esplendor, contanto que tudo isso fosse decidido e praticado somente para o bem comum, para que o ser humano, em comunhão com o Seu Criador, Fonte de todo Bem, revelasse Sua Vontade e Sua Glória.

Acontece que o ser humano em sua liberdade de escolha, caiu em contradição com as leis naturais que o regia e enveredou pela via do mal, isto é, da autodestruição e com isso ofuscou a própria liberdade, tornando-se escravo da perversão e dos desmandos de suas escolhas e decisões errôneas.

O Senhor, porém, interviu para que a ordem natural não fosse destruída pela insensatez humana e deu-lhe a Lei Divina do Amor (os dez mandamentos) para que regesse o seu proceder com a finalidade do mesmo bem comum da lei natural a fim de que houvesse igualdade do viver, de ser e estar no mundo. E mesmo os homens infringindo essas duas grandes leis (natural e divina) que lhe foram dadas; o Senhor Deus, misericordioso e bom, veio em seu auxílio e enviou Seu próprio Filho, Jesus Cristo, para trazer-lhe salvação; e fez acontecer a Nova Criação, porém desta feita, redimida com o Sangue Expiatório desse Seu Filho amado, sem o qual não existe remissão dos pecados nem liberdade nem vida alguma.

Portanto, a última Palavra em matéria de salvação humana, Deus já nos deu, enviando Seu Filho, Verbo Eterno humanado, Ele que é o ápice de toda revelação e do sentido da vida. Agora, ou O ouvimos e nos convertemos ao verdadeiro propósito divino, isto é, o bem de todos e de toda criação; ou continuamos surdos e perdidos nos labirintos infindos de nossas falsas escolhas e decisões nefastas.

O mundo hoje e seus acontecimentos demonstram que tipo de escolha está sendo feita por nós seres humanos que o regemos. Os sofrimentos pelos quais passamos revela o tamanho do nosso descaso às Leis naturais, aos Mandamentos da Lei de Deus e o desprezo que damos ao Sacrifício de Seu Filho Jesus. Só nos resta esperar coisas piores ainda caso não nos convertamos; porque não podemos buscar outros culpados por tudo isso que está acontecendo, a não ser nós mesmos.

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.

Walter Brito Neto fala de sua candidatura com Alex filho.

Nesta quinta-feira dia 21 de janeiro, o ex-Deputado Federal e candidato Walter Brito Neto foi ao programa Alex Filho com você, para ser entrevistado e falar sobre política. O programa foi ao ar às 12 horas nos canais TV Miramar e TV Máster, o programa teve uma ótima audiência sendo televisionado para toda a Paraíba que teve uma nova oportunidade de conhecer melhor a pessoa de Walter.

O candidato falou da injustiça que sofreu ao ter seu mandato caçado por infidelidade partidária, afirmando ter sido alvo de uma perseguição já que foi o único no Brasil a ter sofrido punição por esse ato. Walter teve seu mandato caçado devido ter trocado o Democratas (DEM) pelo o Partido Republicano Brasileiro (PRB).

Quando perguntado a quem ele apoiaria nas eleições ao cargo de governador, ele disse que seguiria a tendência de seu partido, mais que ele defendia dentro do PRB uma ala de apoio ao Governador José Maranhão. Esse apoio se da devido à admiração que Walter tem pelo bom trabalho que o Governador está fazendo no estado nesse seu último mandato. Além disso, falou que Marcelo Crivella da executiva nacional do Partido Republicano Brasileiro tem uma boa relação com Maranhão e pediu que o os membros do partido no estado apoiassem a candidatura de Zé.

O candidato a Deputado Federal falou de alguns de seus projetos de quando tinha o mandato em suas mãos, falou da lei da adoção, da criação do programa nacional de combate a osteoporose, vendas de medicamente em Braille, de tornar Campina Grande em área de livre comércio, de uma reserva de 5% dos leitos dos hospitais privados para pacientes que não tem condições e que por algum motivo não conseguiram vaga nos hospitais públicos e da equiparação do RG com a carteira de estudante.

Eleição de 2010 vai passar pelo Twitter e pelos blogs, diz Dilma.

Ministra visitou feira de tecnologia Campus Party, em São Paulo.

‘A internet é a grande praça dos atenienses', afirmou Dilma.

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse nesta sexta-feira (29), durante visita à Campus Party, em São Paulo, que a eleição presidencial deste ano será fortemente influenciada pelo uso da internet. “Não acredito que essa eleição possa passar sem os blogueiros e twitteiros, sem os debates e a opinião dentro da internet. Isso só contribui para a manifestação das diferentes opiniões, sejam elas do governo ou da oposição."

Segundo Dilma, o uso da internet vai democratizar o acesso à informação durante a campanha. “O país fica mais democrático. A internet constrói a democracia nesse sentido. Não tem uma informação pasteurizada, única”, afirmou Dilma, que é pré-candidata à Presidência pelo PT. Segundo ela, "a internet é a grande praça dos atenienses, a grande praça da modernidade”.

NADA DE CHAPA PURO SANGUE. VICE DE MARANHÃO SERÁ UM PANGARÉ DO PT

Vitalzinho antecipa decisão e diz que chapa ideal com a presença de Veneziano na majoritária não será mais possível

O deputado federal Vital do Rego Filho (PMDB) antecipou a decisão do prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rego (PMDB) e anunciou que a chapa ideal, proposta pelo governador José Maranhão (PMDB), com a presença do “cabeludo”, poderá não ser mais possível.

O anúncio foi feito no microblog do parlamentar no twitter ainda na noite de ontem:

“A chapa classificada pelo governador Maranhão como ideal, que contava com Veneziano para vice, poderá não ser possível”, postou.

Em outro postagem o deputado Vitalzinho completou: “É mais fácil uma aliança com o PT nesta vaga, com a permanência de Cartaxo. Nem sempre o ideal é possível”, explicou.

De acordo com o deputado, a aliança PMDB-PT tem dado certo na Paraíba já alguns anos e por isso a aliança será mantida com o nome do atual vice-governador.

“Devemos manter assim, PMDB na cabeça e um representante do PT na vice”, ratificou.

O deputado Vitalizinho já disponibilizou o nome para figurar como candidato ao Senado na chapa do PMDB, no entanto as definições só deverão ser confirmadas no mês de junho, à época das convenções.

FPM DE ITABAIANA - ÚLTIMA PARCELA DE JANEIRO

SISBB - Sistema de Informações Banco do Brasil
28/01/2010 DAF - Distribuição de Arrecadação Federal
ITABAIANA - PB

FPM - FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS

DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
28.01.2010 PARCELA DE IPI 386,43C
PARCELA DE IR 2.600,33C
RETENCAO PASEP 29,86D
RETENCAO FGTS 89,59D
DEDUCAO SAUDE 448,00D
DEDUCAO FUNDEB 597,34D
TOTAL: 1.821,97C

29.01.2010 PARCELA DE IPI 8.458,47C
PARCELA DE IR 284.797,32C
RETENCAO PASEP 2.932,55D
RETENCAO FGTS 8.797,66D
DEDUCAO SAUDE 43.988,36D
DEDUCAO FUNDEB 58.651,15D
TOTAL: 178.886,07C

TABELA COMPLETA
CLIC itabaiana22.blogspot.com


TOTAL DOS REPASSES NO PERÍODO DE JANEIRO
DEBITO BENEF. 351.296,22D
CREDITO BENEF. 1.449.651,44C
JANEIRO 2010
1 milhão 98 mil 355 reais 22 centavos

CHARGES:

RICARDO COUTINHO: A Paraíba tem Opção

Botafogo e Auto Esporte recebem incentivo de R$ 210 mil da PMJP...

O prefeito Ricardo Coutinho, assinou convênio com os clubes Botafogo da Paraíba e Auto Esporte liberando um incentivo de 210 mil reais aos dois times. O repasse será de R$ 120 mil para o Bota e R$ 90 mil para o Auto Esporte. O convênio foi assinado no final da manhã desta quinta-feira (28), no gabinete do prefeito no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

Participaram da solenidade os presidentes do Botafogo da Paraíba, Alcedo Gomes, e do Auto Esporte, Clécio Gomes; o secretário de Esporte da Capital, Alexandre Urquiza; o vereador Zezinho do Botafogo; o diretor da Federação Paraibana de Futebol, Douglas Gomes, entre outros representantes das diretorias dos dois clubes.

Na ocasião, Ricardo Coutinho anunciou a inauguração do Estádio da Graça para o próximo mês de março. "Estamos trabalhando para entregar essa obra tão importante para os clubes dessa cidade. Ela já está em sua fase final. Estão sendo colocados o gramado e as arquibancadas. As cabines de imprensa e os vestuários foram reformados e ampliados. Essa é uma obra de grande importância para o futebol pessoense como um todo e é importante destacar que a prefeitura tem feito todo esse trabalho com recursos próprios", lembrou.

Para o prefeito Ricardo Coutinho, o incentivo dado ao Botafogo e Auto Esporte faz parte das políticas de desenvolvimento do esporte na Capital por parte de sua administração. "Hoje, para dar condições de disputa em pé de igualdade é preciso que esses clubes sejam potencializados e a prefeitura entende a importância do esporte e do futebol para João Pessoa", frisou.

Os presidentes do Botafogo, Alcedo Gomes, e do Auto Esporte, Clécio Gomes, agradeceram o incentivo e destacaram a importância dos recursos para potencializar seus respectivos times. "Com esse incentivo teremos mais condições de melhorar nossa estrutura, contratar reforços e saldar nossas dívidas em dia", comemorou Clécio Gomes. Alcedo Gomes declarou ser esse repasse de grande valia para promover a revitalização do futebol de João Pessoa para que os mesmos passem a trazer títulos para a Capital.

O secretário de Esporte de João Pessoa, Alexandre Urquiza, considerou de extrema importância o incentivo concedido pela prefeitura para fortalecer essas equipes e ajudar a projetá-las por todo o Estado. "É importante destacar ainda que, em contrapartida, as equipes irão ceder suas instalações para a prática de esporte de crianças de nossa cidade. Essas crianças poderão participar de escolinhas de futebol, entre outras atividades, nesses espaços, sob a coordenação da prefeitura", destacou.

O diretor da Federação Paraibana de Futebol, Douglas Gomes, agradeceu a sensibilidade do prefeito Ricardo Coutinho pela atenção com que ele vem tratando o esporte na Capital. Na opinião dele, esse também será um incentivo para minimizar a criminalidade e a ociosidade de muitos jovens, pois esses recursos também serão investidos nas categorias de base.

Haroldo Lucena confirma encontro com RC e, ao anunciar desfiliação, diz que não quer mais “ouvir falar de PMDB”

Presidente do PMDB da Paraíba por nove anos, o ex-vice-prefeito de João Pessoa, Haroldo Lucena, declarou nesta sexta-feira (29) que não quer mais “ouvir falar o nome do PMDB”. Depois de revelar mágoas com o governador José Maranhão (PMDB0, ele anunciou que vai providenciar a desfiliação do partido e confirmou que esteve com o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) esta semana.

Mas para tratar de assuntos relacionados a pendengas judiciais com a prefeitura. “Ainda vou avaliar em que votar, acompanhando o desenrolar da campanha. Quem apresentar as melhores propostas terá o meu apoio”, declarou Haroldo.

Ele disse que esteve com Ricardo para tentar solucionar problemas na Justiça já que vem sofrendo por parte da prefeitura ações sobre construções que estariam sob sua responsabilidade. “Fui orientado a procurar os setores certos da prefeitura a fim de que pudesse resolver tudo”, disse.

Haroldo declarou que não tem problemas com Ricardo Coutinho, mas não fechou compromisso político com o prefeito. “Vou me desfiliar do PMDB para me tornar um pequeno pássaro independente, porque no PMDB ninguém contesta Maranhão. Eu contestei e me dei mal”, declarou Haroldo Lucena.

VAI FICAR SÓ NO QUERER

Gilvan: “Maranhão vai insistir até o último momento para que Veneziano aceite ser o vice”.

As forças políticas do PMDB estão na incubência de convencer o prefeito campinense a aceitar a vaga de vice.

O ex-deputado estadual Gilvan Freire (PMDB), um dos principais articuladores políticos da base de sustentação do governo estadual garantiu que o governador José Maranhão (PMDB) vai insistir até o último momento para que o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), participe da chapa majoritária no cargo de vice-governador.

Segundo Gilvan, não só o governador, mas todas as forças políticas do PMDB estão na tentativa de demover o prefeito campinense da idéia de permanecer a frente da administração municipal e aceitar a vaga de vice tão disputada por outros partidos. “Vamos insistir até o final para que ele aceite ser o vice”, afirmou.

O ex-deputado revelou ainda que é fundamental a participação de Veneziano na Chapa já que na última eleição Campina Grande deu aos cassistas uma votação expressiva com mais de 90 mil votos. “É importante que ele seja candidato para garantir uma votação expressiva a reeleição do governador Maranhão”, disse.

ANIVERSÁRIO

Domingo: estive presente no aniversário de Camila, filha do ex prefeito de Várzea, Demazinho. O evento aconteceu na Associação dos Servidores da Polícia Federal (João Pessoa). Presente ao evento estava o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, o Senador, Efraim Morais, o Deputado Federal Efraim Filho, e varias lideranças políticas do Estado. Ao som da dupla Sirano e Sirino a festa rolou durante todo o domingo.
(FOTO) Eu, Ricardo Coutinho, Ana (cunhada de Demazinho) seus filhos e o ex- Prefeito de Várzea, Demazinho.

INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA ARNAUD COSTA

Será hoje às 20 horas, no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar - Galeria Lins, no centro - a inauguração da Biblioteca jornalista Arnaud Costa, em Itabaiana.

Logo após, lançamento oficial dos livros “Fronteiras Entre o Palco e a Tela – Teatro na Paraíba – 1900-1916” e “Entre Parénthesis”, poemas do autor itabaianense Romualdo Palhano.

Na ocasião, o Grupo Piollin de João Pessoa apresentará a peça "Casamento de branco".

Entrada franca.

www.pccn.wordpress.com


SOCIEDADE AMIGOS DA RAINHA DO VALE DO PARAÍBA

Depressão e sexualidade

Fábio Mozart

O tema “depressão” rendeu muitas mensagens de leitores interessados no mote, que esse problema psíquico é mais comum do que parece. Não sou estudioso do assunto nem vítima da doença. Minha depressão é mais ligada a fatores econômicos caracterizados por falta de capital, causando estado de desencorajamento consumista e atitudes de fuga de uma praga chamada cobrador.

Falando sério que a coisa não é brinquedo. Uma moça do Piauí escreveu para a Toca do Leão dizendo que é mulher de trinta e seis anos que passou por duas crises depressivas sérias, terminando com uma tal de síndrome do pânico. “Só quem sofreu sabe o que é”, garante minha comadre piauiense. Ela observa que “um dia a gente acorda e não quer mais levantar da cama, não vai trabalhar nem consegue conversar com ninguém”. As lágrimas afloram aos olhos sem qualquer motivo aparente. Não falta quem tente encorajar o pobre coitado depressivo: “Sai dessa”, “você tem que reagir”, e coisas do gênero.

Brasileiro é phoda com PH de farmácia, já dizia meu compadre Maciel Caju. Pois não é que uma brasileira da Paraíba se mandou para a Europa e lá inventou um método para combater a depressão daquele povo triste, recuperando o prazer de viver no paraíso do primeiro mundo? É um projeto que ela chama de social, para detonar com a síndrome depressiva, coisa que está na moda também no velho mundo. O método é simples: ela narra suas peripécias de moça pobre do interior da Paraíba, conta o estado de penúria muito grande em que viveu a maior parte do tempo, expõe com cores fortes e dramáticas o bê-a-bá do miserê nordestino, pra depois evidenciar sua alegria, afeto e carinho, criatividade, fantasia, fé, sonho, suingue e amor. A danada está ganhando os tubos ministrando workshops pela velha Europa.

Sim, a sexualidade do título foi só pra chamar sua atenção, porque com a autoestima baixa, o depressivo sequer se olha no espelho. Não se tem a menor excitação, garante minha confidente. Pessoal que estiver com problemas, libido em baixa, a cabeça cheia de caraminholas, é procurar os médicos.

FPM de janeiro é 14,09% menor que mesmo período de 2009.

A Paraíba deverá receber R$ 121.900.350, valor abaixo do que estava previsto.

Os Municípios brasileiros recebem hoje o repasse referente ao 3.º decêndio deste mês, o equivalente a R$ 1.143 bilhões, em valores já descontados a retenção do Fundeb. Em valores brutos, o montante é de R$ 1.429 bilhões. A Paraíba deverá receber R$ 121.900.350, valor abaixo do que estava previsto.

Com este repasse, o mês de janeiro termina com queda de 14,09% em relação ao mesmo período do ano passado: R$ 3.786 bilhões ante R$ 4.407 bilhões em 2009. No total, os Municípios receberam R$ 621.073 milhões a menos em janeiro.

Segundo o levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que acompanha mensalmente os repasses do FPM, o mês de janeiro é, historicamente, o terceiro maior repasse do ano. “Com esta diminuição registrada já no início do ano, podemos entender que o Fundo terá uma redução significativa nos próximos meses”, alerta o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

Quando divulgou suas estimativas, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) já esperava este desempenho. De acordo com a Secretaria, esperava-se uma queda de 17% em janeiro em relação a dezembro. Diante deste quadro, Ziulkoski avalia que “os prefeitos e prefeitas de todo o Brasil estão preocupados”.

Para fevereiro, estima-se um montante 16% maior que janeiro, o equivalente a, aproximadamente, R$ 4,3 bilhões.

Informações do CNM

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Já escolheu a sua fantasia de carnaval?

Homem das mil faces, Lula resolveu tirar a carapuça neste carnaval, mas ainda está em dúvida quanto a fantasia que ira usar neste Carnaval. Qual delas ele deveria usar?
Clique na imagem para ampliá-la

Lula internado. A pressão dele está 2010 x 2014

Após participar de um jantar em Pernambuco onde foi servida uma refeição leve à base de Buchada de Bode, seguida de uma Rabada e de sobremesa rapadura, o Presidente Lula á dore, passou mal. Sua pressão foi medida e constatou-se que estava 2010 x 2014.

-É tudo culpa da oposição, que fica botando pressão alta por causa das eleição, declarou o presidente.
Perguntado se iria à Suíça, para o Fórum Mundial, ele disse:
- O pessoal da Suíça, os Suicidas, que me desculpem mais num vou até lá pra dá o fórum não, que eu sô pernambucano cabra macho. Eu vou é pra casa Davos da Mariza toma umas canja de galinha, que é pra dá sustança.

UNIÃO DE CHEIRO !

Dono da Natura, o empresário Guilherme Leal, deverá ser vice na chapa de Marina...

A senadora Marina Silva (PV-AC) confirmou nesta quinta-feira (28) que o candidato a vice-presidente na sua chapa deverá ser mesmo o empresário Guilherme Leal, co-presidente do conselho de administração da indústria de cosméticos Natura, como provável candidato à vice de sua chapa para a Presidência da República. Com essa formação, Marina repete, com toques ecológicos, o perfil que levou o presidente Lula à vitória em 2002: um nome vindo do povo, de origem de esquerda, somado a um empresário, para aplacar possíveis desconfianças do mundo industrial e financeiro. No caso, com um viés ambientalista, já que a Natura trabalha para si a imagem de ser uma empresa preocupada com a sustentabilidade.

"Há o desejo de ambas as partes, do PV e de grande parte do empresariado brasileiro", disse Marina, em entrevista coletiva em Porto Alegre, onde participa do Fórum Social Mundial, sobre a formação da chapa com Guilherme Leal.

Leal, por sua vez, disse que a confirmação da chapa ainda passará por um processo de amadurecimento. "Quando me filiei, foi um gesto político. Tinha o significado de que estou a serviço do movimento que a Marina está promovendo. Os desejos, as disponibilidades políticas estão colocadas, precisam ser amadurecidas", afirmou. Leal filiou-se ao PV em setembo do ano passado.

COLUNA POLÍTICA

Gilvan, o Dínamo

Segundo o dicionário, dinâmica é a parte da mecânica que estuda o movimento dos corpos. Cabe muito bem na figura do ex-deputado Gilvan Freie que em pouco menos de um ano mudou de lado três vezes, e como Pedro, negou o Cristo antes do galo cantar. Gilvan foi o penúltimo adversário de Maranhão nas urnas numa campanha quixotesca onde suas possibilidades reais de ganho eram mínim as. Mesmo assim acicatou Maranhão e, no horário gratuito, absolutamente não elogiou o atual Governador e muito menos seu estilo de fazer política. É bom lembrar que Maranhão vinha da uma convenção marcada pelo Rapto de confinamento dos delegados do partido.

Depois Gilvan foi um dos primeiros e levantar a lebre de que Cássio e Coutinho em nome dessa junção que hoje parece consagrada. Pois bem. Quando os dois se juntaram, Gilvan, movido pelas leis da dinâmica mudou de lado. Abandonou Cássio e Coutinho – ambos agora sob sua metralhadora – e correu para os braços governamentais onde pontifica como coordenador político da campanha, depois de ter desistido de concorrer outra vez a uma vaga de Deputado.

Como a eleição ainda está longe não é difícil que Gilvan, outra vez premido pela dinâmica, mude de lado e de opinião, transformando-se, como na canção de Raul Seixas, na metamorfose ambulante de nossa política.
Aguardemos...


SALGADO

O pré-sal fez mal a Lula. Em Recife, o companheiro Presidente teve um pico de pressão, provocada, segundo os médicos, por excesso de trabalho e preocupações.

Pré-sal, misturado com Dilma deixa qualquer pressão arrebentando.


EXPLICAÇÃO

Em longa e tediosa explanação, o secretário de Recursos Hídricos, Francisco Sarmento, tentou explicar por que Camará ruiu, eximindo-se de qualquer culpa.

No final ficou provado que Camará ruiu porque encheram o açude d’água.

Tivesse continuado seco a estaria até hoje como símbolo da boa engenharia do mestre de obras e sua equipe.

Água é fogo!


VERBAS

Aprovados em concurso pára agente penitenciários vão às ruas exigir seu aproveitamento antes que o prazo do concurso s que se submeteram se esgote legalmente.

O Governo diz que não tem verba para nomear mais gente.

E eu acredito. Depois de nomeados todos os apaniguados do poder, prefeitos, filhos, noras e genros de prefeitos, líderes comunitários, jornalistas e colunistas não há mais verba para nomear quem se submeteu a um concurso e foi aprovado.

Isso é a cara do Maranhão III.

ÚLTIMA

Duas coisas são fundamentais em política: pouca memória e muito dinheiro.

LEIA MAIS
colunadoblog.wordpress.com

O povo já aprovou essa união! Pra que Guerra?

Cássio contraria orientação de Guerra e mantém agenda com RC pelo interior da PB neste fim de semana...

Contrariando as orientações do presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, de evitar aparições ou até mesmo uma espécie de incentivo a campanha do PSB na Paraíba, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) vai manter agenda comum com Ricardo Coutinho neste final de semana.

A confirmação é do senador Efraim Morais (DEM), que também participa ao lado da dupla, neste domingo, à tarde, da procissão que será realizada na cidade de Boqueirão.

Já na segunda-feira, Efraim também confirmou que cumprirá agenda ao lado dos dois colegas de chapa. Desta vez a visita irá acontecer nos municípios de Caldas Brandão e Guarabira.

Com a morte da Procuradora, Governo toma vergonha e compra mais de 2,5 mil etilômetros descartáveis.

A recente morte da defensora geral do Estado, Fátima Lopes, em um acidente de carro e a proximidade do período carnavalesco levaram órgãos de trânsito a intensificar as fiscalizações nas ruas de João Pessoa. A principal ação do Governo, através do Detran, foi a compra de mais 2,5 mil etilômetros descartáveis que deverão ser utilizados em blitzen contínuas em toda a cidade até o final do verão.

Na quarta-feira (27), cerca de 40 homens da Polícia Militar, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Companhia de Policiamento de Trânsito da Paraíba (CPTran) iniciaram na quarta-feira (27) a Operação Verão Legal, uma ação conjunta com a finalidade de coibir o consumo de bebida alcoólica entre motoristas.

As blitzen foram feitas na orla de Cabo Branco, região de bares e restaurantes, e na avenida Rui Carneiro, sentido praia-Centro, até a 1h da madrugada.

(Etilômetro é um aparelho utilizado para medir a quantidade de álcool no sangue).

MARANHÃO III E SUAS PROPAGANDAS ENGANOSAS

Há quase um mês da inauguração, prefeito denuncia que águas da adutora não chegaram a município...

Prefeito diz que cidade está sendo tratada com descaso

Depois da grande repercussão na inauguração da adutora de Capivara, que teve direito a excurssão da imprensa e servidores da administração estadual, intitulada "Caravana do Trabalho", o prefeito de Bernardino Batista, Edomarques Gomes (DEM), disse que as águas da adutora não estão beneficiando a população do município.
 
"Nós tivemos a visita do Governador, ele inaugurou esse abastecimento, mas até agora não chegou a água. A população está reclamando, e nós esperamos que a Cagepa se manifeste com relação a isso", reclamou o gestor.
 
O prefeito relatou que a Prefeitura ficou com a resposabilidade de preparar as instalações hidráulicas necessárias para o recebimento de água, e o contrapartida municipal foi atendida, porém a cidade "está sendo tratada com desprezo", disse Gomes.
 
O projeto da adutora surgiu com a promessa de beneficiar a população de oito municípios, principalmente da zona rural, são elas: Poço de José de Moura, Poço Dantas, Bernardino Batista, Santarém, São Francisco, Lastro, Vieirópolis e Uiraúna. A inauguração foi realizada no dia 08 de janeiro do corrente.

O novo e o velho

A turma de Maranhão tem trazido ao debate político uma questão que, além de boba, é inócua. Vez por outra, dentre eles, comparando o governador com o prefeito Ricardo Coutinho, surge alguém perguntando: quem é novo e quem é velho?

Ora, o velho é Maranhão e não acho que possa haver alguma dúvida em relação a isto. Ressaltando, desde logo, que ser velho não quer dizer, necessariamente, que se é ruim ou descartável.

Quanto ao novo, é claro que é Ricardo. Não só pela idade, como pelas ideias. Mas o que vai estar em jogo nas eleições de outubro é muito mais do que isto.

Talvez a questão devesse ser outra: quem já foi governador por três vezes – e estando a Paraíba como está – merece uma quarta chance? É essa pergunta que os maranhistas tentam evitar.

Como já se disse, errar é humano; permanecer no erro é burrice.


Veneziano vai ficar


Não tem jeito: o prefeito Veneziano Vital do Rego deixou claro que vai permanecer na Prefeitura de Campina Grande. Não fará, portanto, parte da chapa majoritária do PMDB ao governo.

Vené acha que o vice de Maranhão deve continuar sendo Luciano Cartaxo, do PT. Quanto a Vitalzinho, seu irmão, uma vaga para senador já estaria de bom tamanho.

Seja como for, o prefeito campinense voltou a dizer que só dá a palavra final sobre o assunto lá para o final de fevereiro ou começo de março. Ou seja: até o carnaval, o melhor é esquentar os tamborins.

Itabaiana - AFM - APOIO FINANCEIRO AOS MUNICIPIOS

AFM - APOIO FINANCEIRO AOS MUNICIPIOS

DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
28.01.2010 RETENCAO PASEP 792,85D
APOIO FINANCEIR 79.285,29C
TOTAL: 78.492,44C

TOTAIS RETENCAO PASEP 792,85D
APOIO FINANCEIR 79.285,29C

DEBITO FUNDO 792,85D
CREDITO FUNDO 79.285,29C

ICS - ICMS ESTADUAL

DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
26.01.2010 COTA-PARTE 79.141,77C
DEDUCAO SAUDE 11.871,26D
DEDUCAO FUNDEB 15.828,35D
TOTAL: 51.442,16C

TOTAIS COTA-PARTE 79.141,77C
DEDUCAO SAUDE 11.871,26D
DEDUCAO FUNDEB 15.828,35D

DEBITO FUNDO 27.699,61D
CREDITO FUNDO 79.141,77C

DEPUTADOS ELEITOS E VOTADOS EM ITABAIANA 2006

VEJA A LISTA DOS 36 DEPUTADOS ESTADUAIS ELEITOS EM 2006, QUE TIVERAM VOTOS EM ITABAIANA.

AGUINALDO RIBEIRO PP 2.183 votos
TROCÓLLI JÚNIOR PMDB 1.575 votos
JOÃO GONÇALVES PSDB 1.250 votos
GERVASIO MAIA PMDB 650 votos
ARTHUR CUNHA LIMA PSDB 595 votos
IRAÊ LUCENA PMDB 554 votos
OLENKA MARANHÃO PMDB 453 votos
RODRIGO SOARES PT 204 votos
QUINTO PMDB 195 votos
NIVALDO MANOEL PPS 153 votos
JOÃO HENRIQUE PFL 136 votos
BRANCO PFL 114 votos
ANTÔNIO MINERAL PSDB 94 votos
RUY CARNEIRO PSDB 79 votos
JOSÉ ALDEMIR PFL 58 votos
DINALDO WANDERLEY PSDB 52 votos
MANOEL LUDGÉRIO PDT 46 votos
DUNGA JÚNIOR PTB 40 votos
FABIANO LUCENA PSDB 32 votos
MARCIO ROBERTO PMDB 32 votos
DR.VERISSINHO PMDB 31 votos
QUINTANS PFL 30 votos
BATINGA PSB 27 votos
ZENÓBIO TOSCANO PSDB 25 votos
GUILHERME ALMEIDA PSB 16 votos
RANIERY PAULINO PMDB 16 votos
ROMERO RODRIGUES PSDB 15 votos
LEONARDO GADELHA PSB 12 votos
RICARDO MARCELO PSDB 10 votos
ARNALDO MONTEIRO PFL 6 votos
JACÓ MACIEL PDT 6 votos
JEOVA PT 6 votos
FRANCISCA MOTTA PMDB 4 votos
LINDOLFO PIRES PFL 4 votos
DR. IVALDO MORAES PMDB 1 votos
SOCORRO MARQUES PPS 1

Deputados Federais eleitos em 2006, que tiveram votos em Itabaiana.

MANOEL JUNIOR = 3.204 votos
MARCONDES GADELHA = 1.849 votos
WELLINGTON ROBERTO = 1.497 votos
RONALDO CUNHA LIMA = 850 votos
EFRAIM FILHO = 683 votos
LUIZ COUTO = 597 votos
RÔMULO GOUVEIA = 493 votos
WILSON BRAGA = 379 votos
ARMANDO ABÍLIO = 286 votos
DR. DAMIÃO = 229 votos
VITALZINHO = 81 votos
WILSON SANTIAGO = 45 votos

Dos 12 deputados federais eleitos e que tiveram votos em Itabaiana, apenas um trabalhou pela cidade: Deputado Federal Marcondes Gadelha.

ITABAIANA E REGIÃO TEM OPÇÃO!

José Sinval é o único candidato de Itabaiana, e região, a disputar uma vaga na Assembléia Legislativa nas eleições desse ano. Dos atuais 36 deputados nenhum é da cidade ou da região. A vez de Itabaiana, e Região terem um deputado, é agora. [Sinval é filho da Prefeita de Itabaiana, Dona Dida]

Turma de Maranhão falsifica recibo, para prejudicar Ricardo... Eita desespero!!!

Veja o recibo apresentado:

Dono de restaurante desmascara denúncia e diz que recibo de café da manhã é falso...

O empresário responsável pelo restaurante Pallace Gourmet, Felipe Ferreira de Araújo, disse na noite desta terça-feira que o recibo apresentado por alguns veículos de comunicação, como prova de que a Prefeitura Municipal de João Pessoa teria pago um café da manhã para o Partido Popular Socialista (PPS) é falso e que a assinatura que aparece no documento não é sua. “A assinatura na nota não é minha e o recibo não é do restaurante”, garantiu.

Felipe Ferreira informou também que entrará em contato com os seus advogados nesta quarta-feira para saber o que pode ser feito. Ele não descarta a possibilidade de processar as pessoas que teriam forjado o recibo e também as responsáveis pela divulgação. O empresário comentou ainda que em momento algum foi procurado por jornalistas para verificar a veracidade do recibo e da informação.

A denúncia sobre o suposto pagamento de um café da manhã no valor de R$ 1,3 mil pela Prefeitura da Capital para um evento político do PPS foi feita pelo professor Francisco Barreto na semana passada. O café da manhã, que teria sido pago com o dinheiro público, teria sido realizado no Hotel Victory, em Tambaú no mês de abril do ano passado.

A nota, apontada como falsa pelo empresário, foi apresentada depois que o chefe de gabinete na Prefeitura, Nonato Bandeira, pediu que os responsáveis pela denúncia apresentassem o recibo que comprovasse o pagamento do café da manhã.

Uma bodega filosófica

Zé de Bica tem uma bodega na cidade de Itabaiana, terra do poeta Zé da Luz. Bodega você sabe o que é, né? Uma vendola de secos e molhados, onde o matuto também pode molhar a goela com a melhor “pau dentro” da região. “Pau dentro” você sabe o que é, né? Uma bebida fermentada misturada com mel de abelha e algumas raízes medicinais.

A bodega do Zé de Bica é palco de muitas cantorias de “pé de parede” de poetas repentistas. Eles chegam na segunda, véspera de feira, de tardezinha, e abrem a sessão com um prato no meio, dois ou três pinguços e muita imaginação. Desses, tem dois poetas que eu acho o máximo! Curió de Salgado e Antonio Xexéu. Esses dois passarinhos tem dia que estão inspirados como nunca. Cantam pela noite adentro no ritmo da viola, e haja toada, e haja poesia, e tome versos celestiais. E tome “pau dentro!”

Outro dia pedi um mote sobre o poeta Augusto dos Anjos. Augusto você sabe quem é, né? Aquele poeta de Sapé que escreveu uns versos da gota serena de científicos, cheios de nomes estrambóticos. Mas é como disse um escritor aqui da terra: quando o poeta está na boca do povo, é porque está consagrado pra “seculum seculorum”. Assim falou Zaratustra e Antonio Xexéu. Augusto é assim, um poeta que todo bebinho sabe de cor alguns versos. E cantador de viola sabe tudo! Aí eu botei dez reais no prato e pedi:

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC colunafabiomozart.blogspot.com

Cantiga de Ninar foi selecionado para o “Bolsa Agente Cultura Viva”

O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar foi um dos dois projetos selecionados pelo Ministério da Cultura na Paraíba no programa Agente Cultura Viva, direcionada à capacitação e à articulação dos Pontos de Cultura que desenvolvem projetos ou apóiam grupos de jovens que tenham por objetivo o fomento do protagonismo juvenil, entendendo-se como tal atividades que visem à abertura do horizonte dos jovens para possíveis alternativas de construção de suas trajetórias pessoais e à garantia de acesso às manifestações culturais e espaços de sociabilidade em que esse público possa ter voz, poder de escolha e visibilidade.

O outro Ponto de Cultura paraibano contemplado foi o “Escola Viva Olho do Tempo”, de João Pessoa.

O objetivo da ação Agente Cultura Viva é transformar o jovem em multiplicador da cultura brasileira.

Parabéns aos companheiros Fábio Mozart, Clévia Paz, Marcos Veloso, Edglês Gonçalves, Mestre Big Big, professora Jandira Lucena, Vital Alves, Das Dores Neta, Fred Almeida, Débora Lins, Jacinto Moreno, Fátima Vieira, Sueli Joventina, Orlando Otávio, Maestro Luiz Carlos, Wagner Lins, professora Telma Lopes, Joelda Fidélis e os demais voluntários que trabalham pela difusão da cultura e por um mundo melhor, a partir dessa experiência sócio-cultural na cidade de Itabaiana.

FOTO: "Meninas do Rio", grupo de jovens que interagem no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar

www.pccn.wordpress.com

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

SÓ FALTA A PARAÍBA!

Márcio Fortes (PSDB) será o vice na chapa de Gabeira (PV)...

O empresário e primeiro vice-presidente estadual do PSDB do Rio, Márcio Fortes, de 65 anos, será o nome indicado do partido para ser o vice na chapa do deputado federal Fernando Gabeira (PV), pré-candidato ao governo fluminense.

Apesar de os tucanos ainda manterem a cautela diante do anúncio oficial, que só deverá ocorrer na próxima semana, integrantes de coligação PV/DEM/PPS/PSDB já admitem a dobradinha entre Fortes e Gabeira na disputa pela sucessão do governador Sergio Cabral (PMDB), que tentará a reeleição.

Ontem, Fortes se reuniu com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), pré-candidato à Presidência. A intenção do PSDB é que Fortes tenha função estratégica nas eleições: coordenar e comandar a campanha de Serra no Rio, já que Gabeira, no primeiro turno, ficará no palanque da senadora Marina Silva (PV-AC), outra pré-candidata a presidente. O tucano, membro da executiva nacional, é uma unanimidade no PSDB e na coligação de oposição a Cabral.

Municípios paraibanos devem receber R$ 13,4 milhões nesta quinta-feira

A medida adotada pelo governo para ajudar os municípios reflete o avanço no diálogo federativo.

Foi publicada na edição desta quarta-feira (27) do Diário Oficial da União, a Medida Provisória 480, que inclui a liberação de R$ 384,10 milhões, relativos a quinta e última parcela do Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), que corresponde às diferenças negativas nos repasses do Fundo de Participação Municipal (FPM) no exercício de 2009 em relação a 2008.

Segundo a Secretaria do Tesouro Nacional, com a publicação no Diário Oficial da União os recursos serão creditados às prefeituras nesta quinta-feira (28). Os 223 municípios paraibanos devem receber a quantia de R$ 13.449.393,00 pelas perdas acumuladas no ano passado.

Atendendo a intensas reivindicações da Associação Brasileiras de Municípios (AMB), o AFM foi instituído em outubro de 2009 pela Lei 12.058, e se configura em importante conquista para os municípios brasileiros junto ao governo federal.

De acordo com dirigentes da ABM, a medida adotada pelo governo para ajudar os municípios reflete o avanço no diálogo federativo entre os entes e se configura em importante aliado dos governos locais. Entretanto, a ABM não descarta a preocupação com os repasses do Fundo de Participação Municipal para 2010.

Já no próximo dia 10 de fevereiro, o Presidente da ABM, Alberto Muniz, acompanhado de membros do Conselho Diretor e um grupo de prefeitos serão recebidos pelo Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, onde tratarão de temas relacionados ao FPM para 2010.

Lei 12.058/09 5ª Parcela - Crédito em 28/01/2010

Confira quanto cada município da nossa região irá receber:

ITABAIANA = 79 mil 285 reais
SALGADO DE SÃO FELIX = 45 mil 305 reais
MOGEIRO = 45 mil 305 reais
JURIPIRANGA = 45 mil 305 reais
PILAR = 45 mil 305 reais
SÃO JOSÉ DOS RAMOS = 33 mil 979 reais

PMJP: PREFEITO: Ricardo Coutinho

Empreender amplia linha de
crédito para micro empresas...

O Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios de João Pessoa (Empreender-JP) vai ampliar a linha de crédito especial "Capital de Giro", voltada aos filiados à Associação das Micro e Pequenas Empresas de João Pessoa. A partir desta quinta-feira (28), o limite máximo para empréstimo passará de R$ 5 mil para R$ 7 mil, podendo chegar ao dobro desse valor em caso de renovação de contrato. O prazo para liquidação da dívida continua em 18 meses.

Para fazer o lançamento das novas regras, o Empreender-JP realiza nesta quinta-feira um café da manhã com a presença de representantes da Associação e da Federação das Micro e Pequenas Empresas e também da Associação da Indústria Moveleira de João Pessoa. O evento será às 8h, no Hotel Netuanah, na praia do Cabo Branco.

De acordo com o diretor de Fomento do Empreender, Ruy Ribeiro, além de aumentar o valor máximo de empréstimo da linha de crédito, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sedesp) também está estudando formas de oferecer capacitação empresarial específica para a Associação e para a Federação das Micro e Pequenas Empresas.

Atualmente, o Empreender já oferece cursos de empreendedorismo e de noções de administração a todos os candidatos a empréstimo. "A ideia agora é oferecer algo mais específico e aprofundado para micro e pequenos empresários, com temas como 'Qualidade de Atendimento', por exemplo", explica Ruy Ribeiro.

Nos últimos quatro anos, a linha de crédito "Capital de Giro" liberou mais de R$ 360 mil para quase 200 micro e pequenos empreendedores. Considerando a modalidade tradicional e as outras oito linhas especiais, o Empreender-JP investiu até hoje mais de R$ 18 milhões em 8 mil contratos de empréstimos.

PALHAÇADA! NINGUÉM VAI PAGAR!

TCE da PB imputa débito de quase R$ 1 milhão a ex-prefeito de Aroeiras por irregularidades no Fundef...

O Tribunal de Contas do Estado emitiu parecer contrário à aprovação das contas de 2007 do ex-prefeito de Aroeiras José Francisco Marques, a quem imputou o débito de R$ 911.694,44 referentes, em sua maioria (R$ 909.764,34), a diferença injustificada na movimentação financeira do Fundef. José Marques também respondeu pela despesa de R$ 1.930,10 paga, irregularmente, à então vice-prefeita do município.

A ele o TCE concedeu o prazo de 60 dias para recolhimento voluntário desses valores aos cofres públicos, sob pena de cobrança judicial, conforme parecer do Ministério Público ratificado pelo procurador geral Marcílio Toscano Franca Filho e o voto do conselheiro substituto Marcos Costa, acompanhado por unanimidade.

Tiveram as contas de 2008 aprovadas o ex-gestor da Controladoria Geral do Estado Luzemar Martins, o gestor da Sudema Régis de Albuquerque Cavalcanti e o ex-comandante do Corpo de Bombeiros Claudimar Antonio do Nascimento, nos dois últimos casos com ressalvas e multas. O relator Fernando Catão apontou o pagamento excessivo de diárias, no caso da Sudema (com multa de R$ 2.075,00) e o auditor Marcos Costa, relator das contas dos Bombeiros, despesas sem licitação pagas com adiantamentos, arbitrando multa de R$ 2.805,10.

OUTRAS - Foram aprovadas, ainda, as contas da ex-prefeita de Teixeira Rita Nunes Pereira (exercício de 2007 sob relatoria do conselheiro José Mariz) e as do prefeito de Cajazeirinhas José Almeida da Silva (2008, relatadas pelo conselheiro Catão).

As contas de 2006 do Gabinete do Vice-Governador sofreram pedido de vista do conselheiro Fábio Nogueira, interessado em melhor se inteirar do processo antes já levado a Plenário em sessão da qual esteve ausente por motivo de viagem. Já as contas de 2007 do mesmo gabinete tiveram o exame adiado a pedido do relator Marcos Costa.

Também sofreu adiamento a análise das contas da Câmara Municipal de Bayeux (2006), dos prefeitos de Cajazeiras José Almeida Silva e Boqueirão, Carlos José Castro Marques (2007) e, ainda, do ex-prefeito de Sousa Salomão Gadelha (2008). As da ex-prefeita de Serra da Raiz Adailma Fernandes da Silva (2007) foram retiradas de pauta, a pedido do relator.

O clima é de guerra nas prévias eleitorais

Pelas prévias, os paraibanos já sentem como será o clima das eleições estaduais na Paraíba. O período que antecede o pleito vem sendo marcado por trocas de acusações, denúncias, processos e muitas mentiras. Quanto as propostas para governar a Paraíba? Bem, essas devem ter se perdido pelo caminho, pois até agora não chegaram.

O último episódio presenciado pelos paraibanos que mostrou o que deve vir pela frente em um ano eleitoral, onde os projetos pessoais e a sede pelo poder estão superando a ética e a verdade, foi a denúncia referente ao suposto pagamento pela Prefeitura Municipal de João Pessoa de um café da manhã no valor de R$ 1,3 mil para um evento político do Partido Popular Socialista (PPS).

Esse seria um fato gravíssimo que merecia ser investigado, pois o dinheiro público não pode ser utilizado para pagar um café da manhã para um partido político que integra a base de sustentação do prefeito, pretenso candidato ao posto de governador. O problema é que a prova apresentada para comprovar essa denúncia é um recibo, que o responsável pelo restaurante Pallace Gourmet, Felipe Ferreira de Araújo, diz ser falso.

Se realmente o recibo apresentado para provar a suposta irregularidade for falso é um fato que só temos a lamentar, pois estão forjando provas e criando fatos para denegrir imagens de pessoas. Mas, mais lamentável que essa postura de apresentar uma prova falsa é, sem dúvida, a medida adotada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa de processar os veículos de comunicação que publicaram a informação e a suposta nota falsa.

A Prefeitura deve realmente procurar quem foram as pessoas ou a pessoa que apresentou o recibo e a processar e não os meios que publicaram a notícia. Como se trata de crime de falsificação a polícia também pode ser acionada. Sei que é dever do jornalista checar uma informação antes de publicá-la, mas se tinham em mãos um recibo, entendo que essa era uma prova para a fundamentação de uma matéria.

Pois bem, a nós espectadores só resta aguardar (sem deixar de reclamar e criticar, é claro) qual será o próximo capítulo dessa novela lamentável que está sendo as prévias eleitorais na Paraíba.

LEIA MAIS
CLIC colunadoblog.wordpress.com

Aduepb apresenta propostas à reitoria da Universidade Estadual da Paraíba.

www.aduepb.com.br

Boletim Informativo

Assessoria de Imprensa da ADUEPB

Aduepb apresenta propostas à reitoria da Universidade Estadual da Paraíba...

Os professores José Cristóvão de Andrade e Fábio Medeiros, respectivamente, presidente e vice-presidente da Associação dois Docentes da Universidade Estadual da Paraíba, estiveram em audiência com a reitora da Universidade Estadual da Paraíba, professora Marlene Alves, para discutir a proposta de retomada das discussões da melhoria do Piso Salarial (1.553,00) e correção das distorções do novo PCCR, além de outros pontos como retorno do qüinqüênio, descongelamento da insalubridade, negociação salarial antes da aprovação do orçamento pelo CONSUNI, isonomia salarial para os professores substitutos.

Na oportunidade, a ADUEPB apresentou a proposta de retomada das conversações visando o atendimento dos pleitos dos professores da instituição de ensino da Paraíba. No final da negociação com a reitora Marlene Alves S. Luna ficou acordado para o mês de janeiro:

Incorporação da Gratificação de titulação para os vencimentos; aumento salarial de 5%; reabertura de prazo para ingresso no PCCR; negociação salarial antes da aprovação do orçamento pelo CONSUNI; manutenção do princípio da isonomia salarial com os aposentados; descongelamento das insalubridades após estudo pela comissão; isonomia dos substitutos após estudos com PRRH e pelos departamentos.

Prefeitura de João Pessoa paga salário de janeiro nesta sexta.

Os servidores da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) receberão seus salários do mês de janeiro em um único dia: na sexta-feira (29). A tabela foi divulgada nesta terça-feira (26), pela Secretaria de Administração do Município (Sead).

O secretário de Administração, Gilberto Carneiro, explicou que o mês de janeiro tem algumas peculiaridades o que levou a Administração municipal a optar pelo pagamento da folha salarial num único dia.

“Sabemos que as pessoas tem compromissos diversos no início do ano. São as matrículas escolares e aquisição de material para os filhos que iniciam o ano letivo. Tem ainda o licenciamento do carro, entre outros compromissos pessoais. Por isso decidimos realizar o pagamento num único dia, beneficiando todos os servidores da Prefeitura de João Pessoa”, argumentou Gilberto Carneiro.