sábado, 19 de dezembro de 2009

Serra-Kassab tem que distribuir o "Balsa Família"

Mas como o assunto do momento é Copenhague, a charge de hoje é sobre a cúpula. Na verdade, sobre o discurso do Lula no encontro, olha aí:

Em 2010, seremos todos felizes

Fábio Mozart


Não quebramos em 2009, e vamos crescer em 2010, segundo previsão da economista Conceição Tavares. A profecia do fim do mundo é para 2012, portanto, ano que vem não vamos nos preocupar com isso. Se bem que acho que só escolheram o Brasil para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 porque sabiam que o mundo já não mais existirá nessas datas. Sacanagem do primeiro mundo.

Por falar em crise, as engrenagens do capitalismo selvagem e sádico apertam cada vez mais os pobres aposentados, mais de 30 mil crianças morrem por dia no mundo, como resultado de doenças causadas pela subnutrição; um bilhão de pessoas vivem abaixo do nível da miséria absoluta, e vai por aí. Não dá pra festejar o Natal sabendo que pessoas anônimas passam fome, não há pão, não há segurança nem saúde, habitação é um sonho distante, as pessoas estão embrutecidas, os jovens perdidos na alienação e nas drogas.

Enquanto isso, na terrinha, meia dúzia de políticos ficam criando factóides em seus mundinhos de podres poderes para saber se Cícero ama Cássio, se Cássio vai com Coutinho, se Coutinho entorna o caldo de Maranhão e se Ney Suassuna vai passar com seu chapeuzinho de Papai Noel e o saquinho cheio de grana para os lobos famintos.

A vantagem de ser pobre é poder receber caridade, já dizia aquele cara cínico. Nessa época, acontecem as campanhas tipo “Natal sem fome”, uma síntese da hipocrisia. A moda é responder às cartas que os moleques mandam para o “Papai Noel” do Correio. Recebi um apelo para ir ao Correio e comprar presentinho para um desses moleques. Diz que este ano estão pedindo muito material escolar. Sacanagem! Adultos escrevem essas cartas no nome da molecada. Menino nenhum pede material escolar como presente de Natal. A maioria pediria ao Papai Noel que explodisse a escola.

Sou um cara meio insensível como quase todo mundo, preguiçoso e sem grana para esses lances de caridade. Mas este ano vou ao Correio pegar uma carta e entrar no jogo do “Papai Noel” postal. Se sair pedido de material escolar, vou me dar o direito de discordar e compro uma bola, dessas vagabundas de cinco reais que estouram nos primeiros chutes. Melhor que decepcionar o moleque com um caderno ou livro didático

FOTO: Papai Noel de ressaca, depois de tomar todas e ser assaltado por um bando de trombadinhas.

O QUE NOS FALTA AINDA?

FREI FERNANDO

A vida nos foi dada...
E nós a temos temporariamente...
Com ela nos foi dado também...
todos os ingredientes, dons e aptidões...
que nos fazem viver obviamente
nesse nosso habitat natural...

Então, o que é mesmo a vida humana?
É esse misto de temporalidade e eternidade...
Feita de corpo mortal e alma imortal...
Mistério de amor revelado no tempo,
mas para além do tempo...
visto que nem o tempo a comporta...
porque ele mesmo a transporta para o além de si...
que não passa...

Então, reflitamos...
O que nos falta ainda?
Falta-nos o sem limites...
que nossas almas insistem querer...
Porque o desejo do ilimitado
é desejo sagrado e só Deus pode dar...

Porque o que desejamos de fato
não é o ilimitado pelo ilimitado...
sem que este seja conhecido e amado...
Nós desejamos mesmo é a Deus...
em todo Seu Esplendor e Beleza...
Em toda sua Natureza Santa e Eterna...
Ele que nos governa...
sem que o conheçamos quem Ele é plenamente...

Douta sorte dos que te amam Senhor...
Porque somente no amor és conhecido...
O amor, o teu amor já é o sem limites...
Já é o viver eterno a partir do tempo...
Pois o tempo foi criado em sua invisibilidade...
para dar credibilidade ao que és...
Santo...
Divino...
Eterno...
Onde a vida humana encontra...
tudo o que o tempo e o mundo...
e as outras criaturas...
não lhe podem dar...
Porque somente em Ti Senhor...
a vida é...
e sempre será...


PS: Não busque a Deus apenas pela razão. Porque a razão sem a fé, esbarra no limite; e tudo o que a ultrapassa, sua tendência é: ou ignorar ou especular; se ignora, sente-se insatisfeita, incrédula, indiferente...; se especula, se abre para o além de si...
Ora, isto não significa abrir-se para o desconhecido, mas para o não conhecido totalmente, porque a Deus só o conhecemos quando o amamos, pois amados por Ele já somos, é por isso que existimos; e amá-LO, significa obedecê-LO em tudo o que nos ensina em seus Santos Mandamentos e por meio do Seu Filho Jesus.
Paz e Bem!
Frei Fernando,OFMConv.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

RICARDO COUTINHO vai comemorar a marca de 5 MIL CASAS erguidas e entregues pela atual gestão.

Ricardo entrega casas e destaca política de habitação da Capital...

O prefeito Ricardo Coutinho entregou na manhã desta sexta-feira (18), as 42 casas construídas pelo Programa de Subsídio à Habitação (PSH), em uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), no bairro Colinas do Sul. Na solenidade, o prefeito anunciou para janeiro de 2010, no Ponto de Cem Réis, a comemoração da marca de 5 mil casas erguidas e entregues pela atual gestão. "Esse é um momento muito importante, pois será a afirmação de uma política pública que é fundamental para o povo trabalhador: a habitação", disse Ricardo.

As casas entregues nesta sexta-feira foram destinadas a famílias que viviam em áreas de risco nas comunidades Maria de Nazaré, no bairro Funcionários III, e Maribondo, no Valentina Figueiredo. O governo Municipal disponibilizou os terrenos para atender a essas demandas, beneficiando oito famílias da Comunidade Maribondo e mais 34 que viviam em condições precárias na Comunidade Maria de Nazaré.

Na solenidade, onde foi recebido por moradores do bairro, foi servido um café da manhã que contou com a presença do vice-prefeito Luciano Agra, secretários e convidados. O prefeito Ricardo Coutinho falou da importância da criação da Secretaria Municipal de Habitação (Semhab), o que possibilitou à atual gestão transformar a habitação em política pública e a comemoração dos dois anos do Conjunto Gervásio Maia. "Neste condomínio temos pessoas que moravam embaixo de uma lona e que hoje têm sua casa e uma infraestrutura social montada para ter dignidade, no que chamamos de habitabilidade", disse Ricardo Coutinho, acrescentando que o mesmo acontece agora com as famílias que residiam em casa precárias na Maria de Nazaré e Maribondo e que agora estão com dignidade no Colinas do Sul.

NOTÍCIAS DA PARAÍBA hoje - 18 de dezembro 2009

Ricardo aposta no diálogo para 2010...

Arthur admite realização de prévias para decidir sobre rumo do PSDB...

Chuvas em 130 cidades da PB têm 40% de chances de serem normais...

Deputados aprovam Resolução que cria ‘auxílio saúde’ na AL...

Recadastramento biométrico chega à reta final com tumulto...

Sindifisco vê tentativas de ingerência política na Receita...

Adesão do DEM a Ricardo Coutinho repercute na cúpula do PSDB Nacional e fragiliza tese de Cícero...

Ministros do TSE dizem que partidos estão livres para coligações em 2010...

Polícia é chamada para garantir votação do Orçamento em São Miguel de Taipu...

RICARDO COUTINHO paga 14º salário para 2.500 servidores da Educação

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC paraibahoje.wordpress.com

FPM - ITABAIANA - 2ª PARCELA DE DEZEMBRO

SISBB - Sistema de Informações Banco do Brasil
17/12/2009 DAF - Distribuição de Arrecadação Federal
ITABAIANA - PB

FPM - FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS

DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
18.12.2009 PARCELA DE IPI 24.796,53C
PARCELA DE IR 199.746,25C
RETENCAO PASEP 2.245,42D
RETENCAO FGTS 6.736,27D
DEDUCAO SAUDE 33.681,40D
DEDUCAO FUNDEB 44.908,55D
Prefeitura: 136.971,14C

TOTAIS PARCELA DE IPI 24.796,53C
PARCELA DE IR 199.746,25C
RETENCAO PASEP 2.245,42D
RETENCAO FGTS 6.736,27D
DEDUCAO SAUDE 33.681,40D
DEDUCAO FUNDEB 44.908,55D

DEBITO FUNDO 87.571,64D
CREDITO FUNDO 224.542,78C

MARANHÃO III - CAOS NA SEGURANÇA PÚBLICA

Policia Civil não recebe resposta, paralisa atividades e segurança do Natal na Paraíba fica comprometida...

O presidente da Associação dos Policiais Civis do Estado da Paraíba (Aspol), Flávio Moreira, divulgou nota no site da instituição comunicando o retorno do movimento paredista no Estado da Paraíba. Segundo a nota, após 30 dias de suspensão do movimento, atendendo pedido do próprio governador José Maranhão, a categoria não obteve respostas quanto às reivindicações da classe e, por este motivo, retomará a greve.

Leia a nota na íntegra:

Conforme foi deliberado em assembléia geral dos policiais civis, realizada no dia 17/11/2009, após concedido mais um prazo de 30 dias para que o Governo doEstado apresentasse efetiva resposta às reivindicações dos policiais civis, o que foi prometido pelo próprio Governador José Maranhão, que empenhou sua palavra e pediu a suspensão da greve, caso não houvesse tal conclusão, a greve que foi suspensa retornaria.

Como não houve sequer a resposta, respeitando-se o prazo de 72h para comunicação prévia de paralisação no serviço público, a partir das 00h do dia 23/12/2009 (quarta-feira), os policiais civis da Paraíba suspendem novamente suas atividades e somente retornarão com uma resposta positiva às suas reivindicações.

“Fizemos tudo o que podíamos. Mostramos em todas as horas a nossa boa-fé, a nossa boa vontade em encontrar uma solução consensual e negociada.

Buscamos a negociação, flexibilizamos as nossas reivindicações, enfim, a nossa parte foi feita e o povo da Paraíba é testemunha disso. O governo não cumpriu com sua parte ainda e com o prazo acordado de 30 dias. É lamentável, mas é a nossa única saída, não nos resta outra opção que não seja cruzar os braços.”, disse o presidente Flávio Moreira.

A partir desta quarta-feira, estarão suspensos os serviços de registro de ocorrências, investigações e outros que sejam realizados por agentes, escrivães, motoristas policiais, agentes de telecomunicações, técnicos em perícia, papiloscopistas e necrotomistas. Os peritos realizam assembléia nesta terça-feira e podem definir também pela paralisação das atividades.

TSE ENCONTRA O DEPUTADO FUJÃO!

Após três tentativas frustradas, TSE cita Manoel Júnior para responder processo de infidelidade...

Depois de três tentativas frustradas, TSE consegue citar Manoel Jr para responder processo de infidelidade

Depois de três tentativas frustradas em menos de um mês, o Tribunal Superior Eleitoral enfim registrou, no final da manhã de ontem, quinta-feira (17) a citação do deputado Manoel Junior (PMDB) para responder ao processo de infidelidade partidária movido pelo suplente Bonifácio Rocha de Medeiros.

Agora, o deputado Manoel Júnior tem cinco dias úteis para emitir resposta sobre o processo. O fato é que no final do expediente desta sexta-feira (18) o Tribunal Superior Eleitoral entra em período de recesso de final de ano e talvez o deputado tenha que emitir resposta sobre a ação apenas em 2010.

Bonifácio Rocha ingressou com a ação contra Manoel Júnior no dia 17 de novembro.

O deputado se desfiliou do PSB e ingressou no PMDB da Paraíba alegando perseguição na sigla de origem.

Na ação, o suplente alega que o deputado deixou o partido pelo qual se elegeu “sem sofrer nenhum tipo de perseguição, discriminação, ou qualquer outro tipo de retaliação”. A acusação alega ainda que a legenda não mudou seu perfil ideológico ou fugiu de sua carta partidária.

No dia 28 de novembro o TSE teve a primeira tentativa frustrada de citação. Manoel Júnior e também o deputado Marcondes Gadelha são acusados de incorrerem na lei de infidelidade partidária, já que trocaram de partido sem justa causa. Na Paraíba, apenas um deputado foi cassado por incorrer na infidelidade. Foi o deputado Walter Brito Neto que era filiado ao PFL (atual DEM) e se filiou ao PRB. Em todos os casos a justificativa para desfiliação foi à perseguição política.

ATÉ ELE! (Roberto Cavalcanti - dono do Sistema Correio).

Tenho espírito empresarial, não político, por isso não tenho problemas em apoiar Ricardo Coutinho, diz Roberto...

O empresário e senador paraibano, Roberto Cavalcante (PRB), declarou em entrevista na manhã de hoje (18) ao programa Conexão Paraíba da rádio Tambaú FM, que por ter um espírito empresarial não vê problemas em seguir a orientação do partido que pertence e apoiar a candidatura de Ricardo Coutinho (PSB) ao Governo do Estado.

“Aposto no pensamento de grupo, uma empresa é composta por acionistas e a maioria decide os rumos, no partido não é diferente”, disse o senador.

Roberto Cavalcante lembrou que todos os três principais candidatos ao Governo do Estado em 2010 – Ricardo Coutinho (PSB), José Maranhão (PMDB) e Cícero Lucena (PSDB) – merecem respeito e são seus amigos de longa data. “Ricardo, Cícero e Maranhão são meus amigos de longa data. Sempre tiveram meu apoio, sem qualquer discriminação”, revelou.

“Quanto a minha relação com governador José Maranhão, sem duvida há uma aproximação de amizade e de respeito político. Tenho em mim um espírito de lealdade para com Maranhão, mas seguirei as orientações de meu partido e trabalharei pela candidatura de Ricardo Coutinho”, concluiu.

SÁBADO NA AABB DE ITABAIANA - PB

FELIZ NATAL - ANTONIO COSTTA

Chegou o natal! Chegou o natal!
Alguém dirá
Outro rirá
E cantará
Chegou o natal! Chegou o natal!...

Thingobel, thingobel,
Cadê Papai Noel?
Cadê meu presente, papai?
Cadê meu presente, mamãe?
Afinal... chegou o natal!...

Estão batendo à porta,
Será Papai Noel?
Não... É um velhinho pedindo esmola;
É uma criança cheirando cola;
É o mundo com fome...
É o triste natal das pessoas lá fora!


FELIZ NATAL


Feliz natal! –nos diz a humanidade
Lembrando de Jesus Seu nascimento,
Expressando os mais belos sentimentos
De união, paz, amor, felicidade!...

Mas será que o natal é apenas isto
Ou será muito mais do que pensamos?...
Abraçar somente quem nós amamos
Ou será amar como amou Jesus Cristo?

O natal siguinifica o nascimrnto
De um novo pácto, de um novo tempo,
Entre Deus e todo homem pecador...

O natal siguinifica a esperança
De reatarmos com Deus a aliança
Através de Jesus, o Salvador!

NATAL SOB A PONTE - Damião Ramos Cavalcanti

De novo, Natal. Se Jesus Cristo fosse nascer hoje, onde nasceria? Ao lado de sua casa, em garagem de algum rico, num bairro de classe média, em uma favela, numa calçada, debaixo de alguma marquise ou da ponte de um rio seco? Enquanto Deus, Ele nunca teve necessidade de nascer. Preexiste a todas as coisas que teriam sido por Ele criadas. No entanto, para se comunicar melhor com os homens, ter-se-ia feito carne e habitado entre nós, conforme João (1,1 – 18), “para dar testemunho da luz” a um mundo que vive em trevas.

Protegeu-se na fuga para o Egito, como nos retrata Candido Portinari, para escapar das espadas de Herodes, decapitando crianças com a determinação de encontrar Aquele que, segundo as profecias, haveria de nascer. Herodes não o matou, porém, trinta e três anos depois, Pilatos lavou as mãos para que assim o fizessem. Enfim, como nos diz o belíssimo livro, que readquiri no sebo, do escritor romeno, Vintila Horia: “Deus nasceu no exílio”. Para se vivenciar o verdadeiro Natal, o caminho também é a fuga. Fugir do consumismo, do egoísmo, da inveja, da desonestidade, das injustiças que cometemos ou da omissão, deixando que elas sejam cometidas e, sobretudo, da falta de amor e da ofensa ao bem comum.

Mensagens, cartões nos são endereçados num grito uníssono de “Feliz Natal”, o que também nos desejam, em jingle pelo rádio e televisão, “as Casas Lindóia”. “Um, dois ou três, inda passa... industrializar o tema, eis o mal”, adverte Carlos Drummond, em Versiprosa. Este barulho geralmente desconhece que, para viver o Natal com felicidade, é preciso experimentar a coragem da fuga. No poema “Natal”, Jorge de Lima identifica parte desses corajosos: “Feliz de quem, quando o ano termina, possui um doce e acolhedor abrigo: a companheira, o filho, a avó tão rara ou mesmo o amigo com quem possa se reunir em Cristo, e sua vida interior desperte viva de dentro de si uma alma de São Francisco; o amor generoso, o heroísmo estranho de beijar um leproso. De lembrar-se de que há no mundo criaturas de Deus pelo Natal sem companheira, e sem a avó tão rara e sem um beijo de mãe ou um beijo de filho, e até sem um livro que substitua o amigo”.

Se Jesus Cristo nascesse hoje, onde nasceria? Permita, caro leitor, que seja na sua casa, no abrigo do seu teto, mais precisamente em você. Assim poderá haver Natal.

Natal elevado à quarta potência

Fábio Mozart

Em uma noite de dezembro de 1987, um corpo luminoso cortou os céus da serra do Sino, riscando o vale do Paraíba em direção às terras ricas do Alagamar. Agricultores que conversavam nos terreiros da serra do Pirauá, planejando ocupar as outrora fecundas e produtivas fazendas, viram perfeitamente o astro, ou disco voador. A maioria achou que era a estrela cadente. Fingiram que não sentiram a forte sensação de entrar em um universo paralelo, saindo daquele mundo cotidiano de agruras, de falta de feijão e farinha. Retomaram a conversa em algum ponto do passado, porque o corpo luminoso deixou a impressão de hipnose, levou aquelas cabeças broncas a um mundo borbulhante de novidades e beleza nunca experimentada. Sabiam todos que não havia explicação, mas no íntimo sentiam que outro universo fez contato.

No saguão do hospital, naquela hora, dona Joaninha procurava força e sabedoria necessária para enfrentar uma situação de dor e desalento. Seu Cipriano, marido de dona Joaninha, tinha medos iguais. No entanto, fazia gestos mansos para não assustar a mulher ou confundir ainda mais aquele ser tão frágil. Falava baixinho. Bateu o pó das estradas a vida toda, vendendo mangaio nas feiras. Nada arrumou de seu, a não ser o respeito da esposa e a esperança de ser pai. E era naquela hora mesmo que estava prestes a ser pai. A repercussão disso na vida pessoal daquele casal pobre já era potencialmente devastadora. Não tinham casa, nem esperança de arrumar alimento para o rebento que estava às vésperas de vir ao mundo. Moravam de favor em um quartinho no subúrbio.

Homens de pouca fé rezaram quando passou o corpo luminoso. Seu Cipriano, rapaz do interior e muito devoto, rezou com a intimidade dos que conhecem os poderes infinitos da Natureza. Vagou sem rumo certo até a porta do hospital, quando passou a estrela. Dali em diante o lume o orientou. Os astros não são guias errantes. Eles apontam o caminho para quem sabe ler sua orientação de outras paragens. Seu Cipriano viu aquela centelha e soube no mesmo instante que o milagre visitaria aquelas vidas severinas.

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC colunafabiomozart.blogspot.com

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

PMJP paga 14º salário para 2.500 servidores da Educação.

RICARDO COUTINHO

O 14º salário dos trabalhadores das unidades escolares, referente ao Prêmio Escola Nota 10, será pago nesta sexta-feira (18) pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). Das 91 escolas da rede municipal de ensino avaliadas no prêmio, 87 tiveram uma avaliação positiva, ficando com o Índice de Excelência em Educação com percentuais entre 50% e 90%. Destas, 65 unidades escolares ficaram entre 60% e 80%.

Serão premiados desde o auxiliar de serviços gerais até o professor, com valor proporcional ao vencimento básico do servidor, beneficiando cerca de 2.500 pessoas. "Nós estaremos desembolsando cerca de R$ 2.280.000,00 com o pagamento desta bonificação para todos os integrantes das escolas que, proporcionalmente, tenham atingido entre o limite mínimo e máximo de pontuação", disse o prefeito Ricardo Coutinho.

Entenda o prêmio – O Escola Nota 10 é resultado de um decreto de lei municipal, no qual foi instituído e normatizado o Índice de Excelência em Educação, formado a partir dos indicadores de avaliação da aprendizagem e da gestão escolar nas escolas municipais de ensino fundamental. A partir dos resultados alcançados no final de cada ano letivo e, de acordo com a porcentagem alcançada no índice, os trabalhadores das unidades escolares (exceto Creis) poderão receber como premiação o correspondente a um 14º salário, caso a escola atinja 100% de êxito. Quem alcançar menor percentual, recebe proporcionalmente ao índice atingido. À unidade de ensino será entregue o selo de 'Escola Nota 10'.

A avaliação contempla seis indicadores: regularidade de documentos escolares, cumprimento de conservação do patrimônio, cumprimento de metas de economia de material de custeio, atividades transdisciplinares, frequência dos trabalhadores da educação na formação continuada e aprendizagem dos alunos.

Todas as avaliações são de responsabilidade da Secretaria de Educação e acontecem diariamente, tendo cada indicador o peso 10 do valor global do índice. Encerrando as atividades do Escola Nota 10, acontece a avaliação de aprendizagem dos alunos, que tem peso 50 e ocorre no fim do ano letivo.

JUSTIÇA PROCURA DEPUTADO FUJÃO

Justiça não consegue achar Manoel Júnior no Congresso e deputado ainda diz que não falta...

Coroado com o título do deputado federal paraibano mais “gazeteiro” em 2009, o deputado Manoel Júnior (PMDB) foi a público a apresentar justificativas para derrubar a informação.

O curioso é que faz quase dois meses que a Justiça tenta citá-lo em processo e infidelidade partidária e nunca acha o parlamentar na Câmara, seja no gabinete, seja no plenário.

Ou o deputado é “gazeteiro” mesmo. Ou então não falta. Mas se esconde.

Atenção justiça!
Atualmente o deputado se esconde na saia de Maranhão.
Mas como ele vem a Itabaiana de 4 em 4 anos, no próximo ano vocês podem encontrá-lo com todo seu grupo mentindo na nossa cidade.

Efraim Filho revela que Maranhão mandou mensageiros para conquistar DEM e agora sofre de forte crise de ciúme.

O deputado federal Efraim Filho (DEM) revelou nesta quinta (17) a causa das críticas do governador José Maranhão (PMDB) à aliança do DEM com o prefeito Ricardo Coutinho (PSB). Segundo ele, tudo não passa de uma forte crise de ciúmes.

O democrata revelou, em primeira mão, que durante todo o Maranhão III o governador peemedebista mandou emissários para tentar conquistar o apoio do DEM, incluindo com espaços para o senador Efraim Morais, presidente da legenda no Estado.

Como não conseguiu, segundo ele, inspira aliados a destilar “veneno”.

Em seu Twitter, o deputado federal Efraim Filho chegou a sugerir um fundo musical para a dor de cotovelo de Maranhão. E ofereceu a música Ciúmes, de Roberto Carlos.

ITA FLA COMEMORA O HEXA DO FLAMENGO 2009

PASSEATA E CARREATA COM DIREITO A TRIO ELETRICO.

FOTO DE JOSEVALDO

COM APOIO DOS PATROCINADORES.

JCSLTURISMO
FEITOSA TECIDO
PAULINHO SOM
O GAROTAO
UNIDAS (LENILSON)
DEDE TAVARES
BETO TAVARES
NETO DO CAMARAO
CICI PRESTAÇÃO
MULT BANK (AMILISON)
POSTO SÃO FELIX

SOBRE O NOVO LIVRO "COLETÂNEA POÉTICA" DE ANTONIO COSTTA

clic na imagem


ACESSE O BLOG DO POETA ANTONIO COSTTA
clic antoniocostta.blogspot.com

AGRADECIMENTO AOS JORNALISTAS E RADIALISTAS PELO APOIO DADO NESTE ANO DE 2009.

Djacy Pereira Brasileiro

Imbuído do espírito natalino quero,com muita alegria e emoção,agradecer a todos vocês,queridos amigo jornalistas e radialistas da imprensa paraibana,pelo irrestrito e incondicional apoio dado às minhas modestas lutas em defesa do querido povo sertanejo.

Confesso,vocês foram verdadeiros amigos e irmãos nesta caminhada de luta em defesa do povo sofrido do sertão,neste ano de 2009.Recebi de vocês,queridos profissionais da comunicação social,muita força,muito apoio e encorajamento.E com esse apoio ,pude ir avante abrançando diversas causas sociais,em defesa,repito,da população sertaneja.
Todos vocês sabem,que tudo que faço é por questão de coerência cristã e amor 'as pessoas sofridas,injustiçadas,excluídas e marginalizadas da minha querida Paraíba.Repito: tudo por amor ao povo em nome da fé cristã.

Muito obrigado de coraçao pela confiança depositada na minha pessoa.
Peço ao Deus da vida ,que abençoe a todos vocês que fazem a imprensa do Estado paraibano.Muita paz,saúde,felicidade na vida de cada um de vocês.Extensivo aos familiares.

Que no ano vindouro,possamos estar juntos na defesa do povo do nosso estado ,que pungentemente clama por vida e vida em abundância.
Um abraço a todos e um abençoado natal !
2010 seja um ano de muitas bençaos para todos vocês,queridos irmãos de caminhada.
Todos vocês merecem,de pé,ser aplaudidos por todos os paraibanos pelo brilhante trabalho jornalístico que fizeram durante o ano de 2009.De minha parte, meus parabéns e aplausos.Vocês são maravilhosos.Nota dez!

João pessoa,17 de dezembro de 2009

Padre Djacy Brasileiro,descansando um pouco na capital paraibana.

Fone: 9911-3141
8115-4398

Chá de camomila na veia

Fábio Mozart

O famoso médico Dráuzio Varella disse que de médico e louco todo mundo tem um pouco. Por isso, muita gente não resiste à tentação de receitar um remedinho. É remédio natural, um comprimidinho para dor ou azia, o medicamento que a vizinha tomou quando caiu de cama com gripe, ou aquele famoso que se não fizer bem, mal não faz.

Em Itabaiana, um rapaz foi trabalhar de atendente de farmácia, tomou gosto pelas bulas e comprimidos, vestiu uma roupa branca e passou a receitar para os matutos nos dias de feira. Essa figura é quase normal, a não ser por raros acessos de insanidade. Adora se passar por médico. O Conselho Regional de Medicina nunca incomodou nosso “médico”. Seus “colegas” de profissão levam na esportiva a estranha concorrência. Virou folclore.

De remédio e receita, me chega a frase genial do cronista Marcos Tavares: “a vida vem sem bula. Por isso às vezes a gente toma a dose errada”. Vendo o “doutor” auscultando seus pacientes na maior seriedade, as pessoas acostumadas com essa prática, penso na qualidade de vida do interior. As sociedades dos pequenos lugarejos não afastam seus loucos, excluindo-os do trabalho, da escola e da convivência familiar. A loucura sempre fez e fará parte da vida humana, sendo uma propriedade desta. Os cidadãos do interior compreendem isso e sorriem condescendentes quando seus doidos passam apressados em busca de seus delírios.

A maior do “doutor” foi receitar chá de camomila na veia para um senhor que se queixava de insônia. O poeta Jessier Quirino conta que o matuto perguntou ao compadre: “Maracujá é bom pra dormir?”, no que o outro respondeu: “Eu prefiro uma rede”.

O “doutor” raizeiro, que não tem nada de louco, é outra figura folclórica do interior. Canseira, intiriça, tosse braba, difurço, sarna, sangue no fundo, doença do mundo e mordedura de cobra são algumas doenças tratadas pelo Doutor Raiz.

Os estudantes de medicina, em sua maioria, saem de famílias bem situadas. Recusam-se a trabalhar no interior quando se formam nas faculdades pagas com dinheiro público. Ninguém quer sair da capital para atender em posto médico da prefeitura nos lugares mais distantes. Queixam-se do isolamento afetivo da família, da baixa qualidade técnica dos equipamentos, falta de condições de trabalho e remuneração insuficiente.

Portanto, nada de perseguir os raizeiros, curiosos, parteiras e “médicos” malucos. Na minha terra tem um doutor raiz por nome Pedro Zé, raizeiro bom da peste, que fabrica a autêntica garrafada “Fortalecimento do ser humano”. É conhecida como Viagra do mato. Ele diz que morre e não revela a fórmula. “Se falar, perco o mistério e a clientela”, diz Pedro Zé. Sei que contém catuaba, marapuama, nó de cachorro, pau de resposta, jucá e outras raízes.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Auto de Natal no Ponto de Cem Réis terá 240 crianças.

RICARDO COUTINHO

O Ponto de Cem Réis, no centro da Capital, vai ser palco nesta quinta-feira (17) da encenação do 'Auto de Natal' com a participação de 240 crianças que estudam nos Centros de Educação Infantil (Creis) da rede municipal de ensino.

O evento é uma realização da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), da Prefeitura de João Pessoa, e está previsto para começar as 16h.

O 'Auto do Natal' vai trazer ao público uma proposta popular, onde a história do nascimento do menino Deus será narrada a partir de personagens do folclore nordestino. O espetáculo está dividido em onze atos e tem como idealizadora a professora Joseneide Correia Behar, atual coordenadora do Projeto.

A apresentação faz parte do Projeto Dança na Escola desenvolvido em 27 Centros de Educação Infantil (Creis) da rede municipal de Ensino de João Pessoa e que envolve crianças na faixa etária de três a cinco anos.

A atividade tem como objetivo desenvolver atividades de dança na perspectiva de favorecer o potencial criativo dos alunos, de ampliar seu acervo motor e da sua expressão, bem como de contribuir para a melhoria de sua auto-estima, desinibição e relações interpessoais.

Os Creis que estão participando do espetáculo são: Maestro Pedro Santos, Vera Lúcia, José de Carvalho, Roberto Vieira, Rosa Andrade, Francisco Porto, Floriano Augusto, Maria de Lourdes, Margô Trindade, Maricelli, João Gambarra, Dom Marcelo, Marinete Paiva, Maria José M. Buriti, Júlia Ramos, El Shadai, Frei Afonso, Assis Tavares, João Tota, Antonieta Aranha, Dona Tona, Vicente Chaves, Oduvaldo Batista, Noemia Trindade, Gertrudes e Estelina Nunes.

Calypso na Borborema: Daniella Ribeiro cobra que governo transfira reveillon de João Pessoa para Campina Grande.

Diante do impasse criado entre o governo do Estado e a prefeitura de João Pessoa sobre a realização de duas viradas do ano na orla da Capital, a vereadora Daniella Ribeiro (PP) abriu a discussão e cobrou do governador José Maranhão (PMDB) que leve a festa para Campina Grande.

Ela questionou porque somente João Pessoa terá direito a duas festas em detrimento as demais cidades da Paraíba. “Porque o governo não transfere a festa para Campina Grande, que polariza uma região, e assegura aos demais paraibanos o prazer de ter um bom reveillon este ano?”, questionou a vereadora.

E com sentido.

Com duas festas de reveillon, é capaz de João Pessoa ser a única cidade do mundo de passar direto para 2011.

Parabéns pela proposta vereadora Daniella.
Porque esse governo quer fazer uma festa na cidade de João Pessoa a 50 metros de outra, que a prefeitura da cidade faz.
Deveria fazer em Campina Grande.
Com certeza o povo de Campina dará uma resposta a esse Governador, biônico e provocador.

Itabaiana tem três projetos aprovados pelo Ministério da Cultura.

A cidade de Itabaiana foi contemplada com a aprovação de três projetos culturais com patrocínio do Ministério da Cultura. O resultado saiu ontem, 15 de dezembro. Os projetos selecionados são “Rede Cidadã”, apresentado pela radialista Clévia Paz, “II Mostra da Diversidade Cultural do Vale do Paraíba”, da ONG Gayrreiros do Vale e “A Voz de Itabaiana e outras Vozes”, proposta de edição de livro de Fábio Mozart.

Ao todo, o Microprojetos Mais Cultura investirá R$ 13,5 milhões nos 11 estados que integram a região do semiárido – Paraíba, Alagoas, Ceará, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais e Espírito Santo. O objetivo é promover a diversidade cultural por meio do fomento e incentivo aos artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais. As iniciativas a serem contempladas deverão beneficiar jovens de 17 a 29 anos residentes na região.

“Este é o primeiro edital do Ministério da Cultura específico para o semiárido, região de grande riqueza cultural, mas historicamente sem acesso a financiamento para pequenas produções”, destaca a secretária Silvana Meireles. “Com essa ação, por meio de parceria com governos estaduais e o Banco do Nordeste, estamos democratizando não só o acesso a crédito para apoiar múltiplas expressões culturais do semiárido, como promovendo acesso dos jovens e da população a bens e serviços culturais”, ressalta.

Na região do Vale do Paraíba, o projeto “Olhares sobre a feira livre de Salgado de São Feliz”, de autoria de José Flávio de Araújo Alves, também foi selecionado para receber o patrocínio.

Ter os projetos aprovados pelo Ministério da Cultura representa para os integrantes da Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba uma resposta a tudo aquilo que a entidade representa no contexto artístico e cultural da cidade e região, declarou Fábio Mozart, presidente da associação cultural itabaianense.


FOTO: Clévia Paz teve projeto aprovado

VAI DE RETO!

Papa proíbe casamento entre católicos e não católicos...

Católicos e não Católicos vão ser afetados pela decisão do Papa Bento XVI divulgada nesta terça-feira (15). Bento XVI comunicou à comunidade católica que os casamentos entre católicos e não católicos não são considerados válidos.

O Santíssimo padre decidiu alterar o Código de Direito Canônico e apertou o cerco aos menos ortodoxos dentro da Igreja Católica. Mas não foi apenas o sacramento do casamento que sofreu alterações. No documento papal, Bento XVI altera ainda os artigos 1008 e 1009, impedindo os diáconos - homens ao serviço da Igreja, alguns deles casados - de substituir o padre nas suas funções.

O alterado artigo 1124 estabelece que "é inválido o matrimônio entre duas pessoas, uma das quais batizada pela Igreja Católica ou nela integrada e outra que não seja batizada". Ou seja, católicos e não católicos deixam de poder casar-se pela Igreja. Fica por esclarecer se os casamentos celebrados antes desta alteração são abrangidos pelas novas regras - ou seja, se deixam de ser reconhecidos todos os matrimônios celebrados entre batizados e não batizados ou com pessoas de outras religiões.

Também os batizados que hoje professem outros credos são afetados pela alteração. O casamento "entre duas pessoas batizadas, uma das quais batizada pela Igreja Católica ou nela acolhida através do batismo, e a outra integrada numa comunidade eclesiástica que não está em plena comunhão com a Igreja Católica não pode celebrar-se sem a autorização expressa de uma autoridade competente", lê-se no documento papal.

No que diz respeito aos diáconos, vão deixar de poder presidir a uma paróquia. Até agora, e na ausência do padre, os diáconos eram capacitados para substituir os sacerdotes em determinadas tarefas. Segundo as modificações impostas por Bento XVI, os padres ou bispos são os únicos a receber a missão e a faculdade de atuar em nome de Cristo.

Os oficiais do Vaticano explicam que estas mudanças ao Código de Direito Canônico se justificam pelas dificuldades levantadas na prática do sacerdócio desde 1983, ano em que o código entrou em vigor.

PRB fecha apoio à candidatura de Ricardo e coloca Roberto Cavalcanti em situação delicada. É a décima legenda que se integra ao projeto do Mago.

PRB, partido do senador Roberto Cavalcanti, está fechado com a eleição de governador do prefeito Ricardo Coutinho.

O Pastor Jutaí Menezes, presidente da legenda na Paraíba, acabou de sair de uma reunião, na manhã desta quarta (16), com o prefeito da Capital e confirmou aliança do partido ao projeto do PSB. È a décima legenda que se integra ao projeto do Mago.

O senador Roberto Cavalcanti, que é alinhado ao projeto de reeleição do governador José Maranhão (PMDB), vai ter suar a camisa se quiser reverter o quadro.

Nunca é demais lembrar que Cavalcanti perdeu queda de braço com Jutaí quando da realização de recente eleição da direção estadual do PRB.

Se Lula morresse no filme dele, com certeza ele ressuscitava no 3o. dia

Se o filme do Lula decolar, já estão programadas as continuações: “Super Lula”, “Lula Aranha”, “O Presidente de Ferro”, “PTtanic”, “O Incrível Lula” e ”O Central do Brasil”. Patrocínio: Caninha 51. E no filme “Lula, o filho do Brasil” faltou a cena da ceia com os 12 apóstolos. Ou seria com os 40 ladrões?

Daniela Ribeiro quer portais fazendo campanha contra a exploração infantil-juvenil.

A vereadora Daniella Ribeiro (PP) preocupada com o aumento da violência, a exploração sexual infanto-juvenil além do trabalho infanto-juvenil apresentou dois projetos que visam aproveitar o potencial dos Portais da Câmara Municipal de Campina Grande e da Prefeitura Municipal na Internet, dispondo sobre a obrigatoriedade de inclusão nas páginas oficiais da Prefeitura e do Poder Legislativo de links para páginas da Internet que tratem de combate a Exploração Sexual Infanto-Juvenil e Trabalho e/ou disque denúncias e informe visível com os seguintes dizeres:

"Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Trabalho Infantil são crimes. DENUNCIE aos órgãos judiciários, departamentos e aos Conselhos Tutelares de Campina Grande".

Segundo a parlamentar as duas proposituras visam proteger as crianças contra os malefícios causados pela exploração infanto-juvenil.

Ela entende que, com simples atitudes serão dados alguns passos importantes visando proteger os menores. A vereadora sugere uma série de links que podem ser utilizados nos portais na Internet tanto da Câmara como da Prefeitura.

Eis alguns links a serem utilizados:

Situação Mundial da Infância - Caderno da Sobrevivência ; SOS Criança e Adolescente Todos contra a Pedofilia; ONG Criança Segura ; Portal dos Direitos da Criança e do Adolescente ; Portal em Rede ;Portal Pró-menino ;Programa "Na Mão Certa" ;REDESAP - desaparecidos ;safernet ;criança segura ;CVV - Centro de Valorização da Vida ;Cérebro e Mente ;diga não à erotização ;Adoção Brasil ;ANDI - agência de notícias dos direitos da infância ;Ação Educativa ;Biblioteca dos Direitos Humanos ;Brasil contra a Pedofilia

Disse que esse procedimento é muito importante, a partir do ponto de vista que a Administração Pública Municipal, o mesmo acontecendo com a Câmara de Vereadores dispõe de sites que são bastante visitados pela população, e, além dos mais são portais mantidos e pagos com o dinheiro público e deverão prestar esse atendimento à sociedade.

CMCG - ASSESSORIA DE IMPRENSA
VEREADORA DANIELLA RIBEIRO
DANIELLARIBEIRO11@GMAIL.COM
WWW.DANIELLARIBEIRO.COM.BR

Jornalismo cidadão na Rádio Comunitária Salgado FM.

Fábio Mozart

A rádio hoje existe graças à determinação e à luta de Alonso. Na universidade, ele sedimentou a consciência já formada de que é fundamental o acesso à informação para que as pessoas possam exercer seus direitos, opinando e participando da vida coletiva. Enfrentou muitos obstáculos até obter a licença de funcionamento da rádio comunitária que hoje presta um serviço imprescindível ao desenvolvimento de sua comunidade.

Na sua cidade, a parcela da população que tem acesso ao jornal e outras fontes de informação além da TV e rádio é absurdamente pequena. Nesse contexto, a qualidade do que se transmite numa rádio comunitária assume grande importância. Por isso, Alonso Magney procura a melhor programação para influenciar na formação das pessoas e da opinião pública. Como único produtor de informação de sua comunidade, ele sabe da responsabilidade que tem, à frente de sua mídia comunitária.

Senhor das técnicas do bom jornalismo, Magney incorporou ações jornalísticas tendentes a servir aos interesses concretos dos cidadãos, uma espécie de “jornalismo social”, voltado à discussão e solução dos problemas da comunidade.

LEIA MAIS - COLUNA DE FÁBIO MOZART
CLIC colunafabiomozart.blogspot.com

PAPAI NOEL, QUEM É PAPAI NOEL?

Frei Fernando

Ajuda-nos Senhor a sermos santos...
A escutar tua Sabedoria...
como uma melodia celestial...
nesta terra onde os homens perderam...
o sentido da vida...

Porque não somos daqui...
mas mesmo assim...
os homens insistem em fincar pé neste lugar...
E o pior de tudo,
querem acabar com o resto de vida
que ainda nos resta...

Por isso fazem festa pra tudo...
Menos para Ti...
Talvez porque se acham auto-suficientes...
Fingindo ser o que não são...
Fingindo não depender de nada...
mesmo tendo sua estada ameaçada...
pela terrível destruição que virá...

É triste constatar...
que o teu Natal não é mais o teu Natal...
Porque os homens só falam de presentes
e de Papai Noel...
E se esquecem que Tu és o verdadeiro presente
para nossa humanidade...

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC freifernando.wordpress.com

Encontro com o governador: ponte do boi morto em pauta.

Djacy Pereira Brasileiro

Participei,hoje,dia 13 do corrente mês, juntamente com alguns padres da Arquidiocese da Paraíba,de um encontro com o governador José Maranhão,na granja Santana,em João Pessoa.Na ocasião, pude expor para o governador a real preocupação da população de Santa Cruz , São Francisco e Apareceda, com relação à construção da ponte do boi morto.Falei para o governador ,que a construçao da referida ponte está devagar,a ponto de ser motivo de muita revolta por parte do povo da região de Sousa.Disse-lhe que estava acompanhando a execução da obra,e vinha observando a lentidão no que diz respeito à execução dessa ponte.

Na ocasião, o governador demonstrou estar preocupado,pois já sabia dessa lentidão,por conta disso,já havia tomado algumas providências.

Pedi ao senhor governador ,em nome do povo sofrido da região,que acompanhasse esse trabalho de construção da ponte do boi morto,pois, se não fizerem o quanto antes essa bendita ponte, vai vir o inverno e vamos ficar, mais uma vez ,numa situção de afliçaõ.Quem viver ,verá!

João Pessoa,13 de dezembro de 2009

Padre Djacy Brasileiro, na luta em defesa da cidadania do povo sertanejo.

Fone: 9911-3141
8115-4398

clic djacybrasileiro.wordpress.com

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Última sessão ordinária do TCE tem 51 processos.

O Tribunal de Contas do Estado vai promover, nesta quarta-feira (16), a última sessão ordinária do ano para o julgamento de 51 processos, 33 deles referentes a prestações de contas anuais apresentadas por prefeitos e ex-prefeitos paraibanos. O de João Pessoa (Ricardo Coutinho), o de Campina Grande (Veneziano Vital) e o ex-prefeito de Sousa (Salomão Gadelha) terão as contas de 2007 verificadas no decorrer da sessão cuja pauta também inclui o exame de 10 contas de Câmaras Municipais.

Constam da mesma pauta as contas das Secretarias de Acompanhamento da Ação Governamental e da Interiorização da Ação do Governo (exercício de 2007), as da Secretaria de Orçamento e Finanças (2004) e as da PBTur Hoteis S/A (2008).

Também terão o julgamento das contas de 2007 os prefeitos de Barra de Santa Rosa (Evaldo Costa Gomes), Itabaiana (Eurídice Moreira da Silva), Boqueirão (Carlos José Castro Marques), Riacho de Santo Antonio (José Roberto de Lima), Riacho dos Cavalos (Sebastião Pereira Primo), Lagoa (José de Oliveira Neto), Alhandra (Renato Mendes Leite), Olivedos (Josimar Gonçalves Costa) e São Vicente do Seridó (Francisco Alves da Silva).

E, também, os prefeitos de Fagundes (Gilberto Muniz Dantas, 2006), Juripiranga (Antonio Maroja Guedes Filho, 2007 e 2008), Juarez Távora (José Alves Feitosa, 2007 e 2008), Ingá (Antonio de Miranda Burity, 2008), Caturité (José Gervásio da Cruz, 2008) e Jericó (Rinaldo de Oliveira Souza, 2007 e 2008).

Haverá o julgamento, ainda, das contas dos ex-prefeitos de Queimadas (Saulo Leal Ernesto de Melo, 2008), Lagoa (José de Oliveira Melo, 2007), Santa Terezinha (Rui Nóbrega de Pontes, 2007 e 2008), São Mamede (Pedro Barbosa de Andrade, 2008), Marizópolis (Alexciana Vieira Braga, 2007), Itapororoca (José Adamastor Madruga, 2007), São José de Princesa (Sebastião Roberto do Nascimento, 2007) e Bom Jesus (Evaldo Gonçalves de Brito, 2005).

As Câmaras de Vereadores com prestações de contas na pauta de julgamentos do TCE para esta quarta-feira são as de Bayeux (2006), Juarez Távora (2008), Fagundes (2008), Cajazeirinhas (2007), São Bentinho (2008), Cajazeirinhas (2007 e 2008), Juazeirinho (2007), Santana de Mangueira (2008) e Borborema (2007 e 2008).

Racha no PRB: presidente estadual da legenda avança na aliança com Ricardo e ameaça projeto de Roberto Cavalcanti.

Rachar não é privilégio das grandes legendas. O PRB da Paraíba, por exemplo, está muito perto de deflagrar uma guerra interna com saldo de mortos e feridos. É que o blog apurou o avanço da conversa do presidente do PRB paraibano, Jutaí Menezes, com o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) e o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB).

O problema é que o PRB é o partido do senador Roberto Cavalcanti, dono do Sistema Correio da Paraíba e ligadíssimo ao projeto do governador José Maranhão (PMDB), candidato à reeleição.

Cavalcanti, no entanto, tem o mandato do senador, mas não tem o comando do PRB. E perdeu a primeira queda de braço com Jutaí Menezes quando da eleição recente do diretório estadual do PRB. Quando Jutaí saiu presidente e o senador apenas vice.

O fato é que Jutaí, candidato a deputado estadual, conversa regularmente com Cássio e Ricardo. Que não estão nem aí com o projeto de Roberto Cavalcanti.

Bichona nervosa II - A Revolta - Ela ta aperreada!

Raniere Paulino classifica Efraim Morais de “traidor” e diz que aliança entre DEM e PSB já nasceu morta...

Depois de ter orientado o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) a ser um senador eleito, em vez de um governador derrotado, o deputado estadual Raniere Paulino (PMDB) fez questão de hoje atirar suas munições contra a recente aliança do DEM com o PSB.

Classificando o senador paraibano Efraim Morais de traidor, Raniere relembrou que em 2002, o PFL, atual DEM, traiu o PMDB do governador José Maranhão. Conforme Paulino, agora em 2010 será a vez do DEM repetir a “dose” e desta vez trair o prefeito Ricardo Coutinho (PSB)

Para Raniere, a aliança DEM/PSB já nasceu morta. “É um natimorto”, falou.

“A busca de Efraim não é pelo bem do povo e sim pelo poder, ele vai atrás do poder de mala e cuia”, denunciou.

Filho de Cássio espera mais de uma hora por internação no Hospital da Unimed.

O ex-governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), esperou por mais de uma hora, hoje de manhã, para proceder a internação do filho caçula, Pedro, no Hospital da Unimed, em João Pessoa. Através do site de relacionamentos twitter, o tucano relatou sua frustração com as deficiências no atendimento: “No hospital da Unimed, esperando há mais de uma hora a internação de Pedro. A saúde no Brasil é um grave problema”, postou ele, via telefone celular.

Poucos minutos depois, novo comentário foi incluído: “A humanização do atendimento hospitalar é um dos maiores desafios da saúde no Brasil”.

Por volta das 10 horas, Cássio contou o resultado do procedimento cirúrgico ao qual o filho foi submetido: “A cirurgia de Pedro terminou. Foi tudo bem, graças a Deus”.

PT esconde na cueca - DEM na meia - PMDB na mala.

Entrevista: Jarbas Vasconcelos
O PMDB é corrupto.

Senador peemedebista diz que a maioria dos integrantes do seu partido só pensa em corrupção.

CLIC veja.abril.com.br/180209/entrevista.shtml

PMJP realiza recapeamento asfáltico no Bairro dos Estados.

RICARDO COUTINHO

A Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) está concluindo os serviços de recapeamento na avenida Minas Gerais, no Bairro dos Estados. A ação faz parte do Plano de Recuperação do Pavimento Asfáltico, implantado pela administração pública municipal. O investimento total é de R$ 3,6 mi. A expectativa inicial é concluir o trabalho de recuperação em aproximadamente 180 dias.

Dentro da proposta de melhoria do trânsito, a recuperação do pavimento vai resultar na mudança do tráfego de veículos na avenida Minas Gerais que, junto à Espírito Santo, formará um binário. O objetivo é desafogar o trânsito nas avenidas Espírito Santo e Epitácio Pessoa, bem como no Bairro dos Estados. Além do recapeamento asfáltico, está prevista a recuperação das linhas d'água, bocas-de-lobo, tampões e meios fios. A previsão é que o serviço seja concluído na próxima semana. Essa ação contará com a parceria da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), que cuidará do controle do tráfego de veículos nesta área e da orientação aos motoristas quanto às mudanças no trânsito.

As obras de recuperação das vias foram iniciadas na semana passado no centro da cidade, pelo trecho do anel interno da Lagoa do Parque Solon de Lucena, onde foi aplicada uma camada de asfalto em aproximadamente 170 metros. Posteriormente, a equipe seguirá para os Bairros de Jaguaribe (Dois de Fevereiro), Rangel e Cristo Redentor. Estão na programação também vias localizadas nos bairros da Anatólia, Bairro dos Estados, Cabo Branco, Centro, Cruz das Armas, Distrito Industrial, Expedicionários, Manaíra, Mangabeira, Miramar, Tambaú e Tambauzinho.

SIVUCA - POEMA DE DAMIÃO CAVALCANTI

Damião Cavalcanti

Tão albino e tão alvo,
A candura de Sivuca,
Como a nota lá no alto,
Subiu depois das nuvens
E os céus enterneceu.

Ofuscado pelo brilho,
Acariciava com a mão
Seus cabelos cor de milho
E assim se despedindo
Dos acordes do sertão.

Choram em sol aqui os homens,
Cantam em si anjos de Deus,
Soa Scala sem um sopro
Santa arte aplaude em dobro
Sempre os bis que concedeu.

Sivuca não morreu.
Foi tão bom,
Ele mudou-se,
Da cidade aqui dos homens
Pra Cidade lá de Deus.

E assim voou na música,
Fez-se parte da orquestra,
Vestido em branca túnica
Quis o Pai à sua destra
O artista que é Sivuca.

IN DIE MORTIS – 14.12.2006

Base aliada espera que Cícero Lucena renuncie para alça-lo à condição de herói.

Já foram muitos os argumentos apresentados para que o senador Cícero Lucena desista da candidatura ao governo do Estado e libere o PSDB para apoiar o prefeito Ricardo Coutinho (PSB).

Desde a viabilidade eleitoral às condições financeiras. O último deles, no entanto, tem caráter subjetivo. O ex-governador Cássio espera que o senador Cícero Lucena renuncie para que ele cresça, com o gesto, entre os aliados, tornando-se uma espécie de herói partidário, que supera as limitações pessoais em nome do coletivo.

O que, na visão de alguns, renderia para Cícero bons frutos em 2012 e 2014.

Cícero pensa o contrário. Para ele, é a base que deveria dar esse gesto. O problema é que, para a maioria, o tucano já teve seu quinhão de solidariedade recebida quando foi eleito senador da República numa campanha em que ele poderia ser alijado.

A deseja abdicação, na visão de Cássio, deveria ser oficializada antes do seu anúncio de apoio a Ricardo. Para reforçar a grandeza do gesto. Por isso, do adiamento do anúncio por parte do ex-governador.

Cícero está, portanto, entre o dilema de ser herói de muitos e vilão de si mesmo. Ou vilão de muitos e herói de si próprio. E do PMDB.

LEIA JORNAL O NORTE DE hoje - dia 15 - terça-feira

Um casamento de 19 bilhões de reais

O NOVO RANKING DO SETOR DE ELETROELETRÔNICOS DO BRASIL:
1º – Pão de Açúcar + Casas Bahia
2º - Magazine Luiza
3º - Insinuante
4º – Ricardo Elétrico
5º - Colombo

Clic na imagem...

leia na íntegra brasilhojenoticias.wordpress.com/2009/12/07/um-casamento-de-19-bilhoes-de-reais/

Terreno em João Pessoa vira depósito de 'lixo tecnológico'

Terreno baldio virou depósito de computadores velhos.

Com os avanços tecnológicos e a economia do país estável, os grandes centros urbanos brasileiros começam a sentir o efeito danoso em suas ruas. A foto acima mostra monitores jogados num terreno baldio em João Pessoa (PB).

Todo esse entulho tecnológico é muito prejudicial ao meio ambiente, podendo contaminar a água do subsolo, o próprio solo e a atmosfera.

Romero Rodrigues protesta contra “desrespeito aos funcionários públicos”

O deputado estadual Romero Rodrigues (PSDB) está “revoltado contra o Governo do Estado da Paraíba que está desrespeitando os funcionários públicos da Paraíba, neste processo atrapalhado de recadastramento patrocinado pelo Poder Executivo estadual. É inadmissível o que está acontecendo nas portas das agências que terão a partir de agora a responsabilidade de realizar o pagamento dos servidores”

Conforme o deputado o atual Governo “em sua voracidade arrecadadora, na busca incessante por dinheiro, vendeu a folha de pagamento do Estado para outra instituição, sem se preocupar com um atendimento digno para os aposentados, pensionistas e servidores da ativa”.

Disse que são enormes as filas para o recadastramento dos servidores do Estado nessa nova instituição bancária, e são inúmeras denúncias de desrespeito aos idosos e aos demais servidores quer na ativa quer já aposentados, que são submetidos há mais de oito horas em longas filas, um verdadeiro desrespeito aqueles que têm direito a atendimento prioritário.

Segundo Romero Rodrigues a responsabilidade desses problemas é do Governo do Estado que não planejou essa transição, não se preocupou com os servidores, aposentados e pensionistas, que no entender do deputado deveriam ter um tratamento diferenciado.

Afirma que está denunciando toda essa situação na tribuna da Assembleia Legislativa, reclamando contra esses fatos lamentáveis que estão acontecendo.

Assessoria de Imprensa do deputado Romero Rodrigues.
romerorodrigues45@gmail.com
www.romerorodrigues.com.br

O filho do raizeiro que ama suas raízes.

Fábio Mozart

Itabaiana é o lugar do Brasil onde respiram mais poetas por metro quadrado. Agora mesmo meu compadre poeta Antonio Costta está lançando sua Coletânea Poética com mais de 200 páginas. Descubro no ambiente da grande rede outro poeta que saiu daqui para morar em João Pessoa, meu compadre Sarderli Silva, que assina Sander Lee, mal escondendo sua admiração pelo país do Tio Sam, sem, entretanto, deixar de gostar da cultura de raiz do Nordeste brasileiro. Como cultor das nossas mais belas manifestações artísticas, Sanderli, ou Sander Lee, escreve poesia de cordel, sonetos e outras variedades. No passado cometeu outros desatinos artísticos, como ator do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana – GETI, fazendo o papel da Besta-de-sete-léguas na minha peça “A Peleja de Lampião com o Capeta”.

O poeta é filho do líder camponês José Ferreira, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itabaiana por muitos anos, conhecido pela sua fama de prático na medicina popular, onde corpos e espíritos são inseparáveis, como atestam nossas rezadeiras, curadores, raizeiros, pajés e mães-de-santo. O pai de Sanderli era craque em desfazer o sofrimento dos humildes rurícolas que se queixavam de quebranto, micróbios, vermes, encosto, praga rogada e osso rendido, entre outros males do corpo e da alma. Zé Ferreira hoje é uma lenda como detentor da riqueza que são os saberes da medicina popular. Já falecido, Ferreira deixou Sanderli para cantar as belezas da terra comum.

Leitor do meu blog, Sanderli mandou dizer: “como ex-dirigente da Sociedade Amigos da Rainha, ex-Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, conheço de perto a luta do poeta e dramaturgo Fábio Mozart. Por onde passou, abriu caminhos e investiu na cultura brasileira. É um desbravador. Quantas vezes o vi usar o próprio salário empreendendo a arte. Sempre foi e será um referencial para a minha geração”. Isso ele disse em relação ao Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, para no fim exclamar nostálgico: “Deu-me uma saudade da minha Itabaiana!”

Outro poeta, esse nascido em Pilar, mas foi Itabaiana que lhe deu régua e compasso, no dizer famoso do mestre Gilberto Gil, nosso compadre Damião Cavalcante assim opinou sobre a feira de artesanato que estamos planejando: “Prezados conterrâneos, excelente ideia e elogiosa iniciativa a de criar, em Itabaiana, a “Feira Permanente de Cerâmica”. Sempre achei que Itabaiana poderia ser o centro turístico da cerâmica com um decisivo apoio da Prefeitura, inclusive o de albergar mestres dessa arte para dar (também de modo permanente) aulas à nossa juventude sobre esse tipo de arte”.

www.fabiomozart.blogspot.com
colunafabiomozart.blogspot.com

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

LEIA O NORTE DE hoje - 14 segunda-feira

Ricardo anuncia nesta terça projetos aprovados pelo FMC.

O prefeito Ricardo Coutinho anuncia nesta terça-feira (15), às 10h, no auditório do Paço Municipal, os 60 projetos aprovados pela Comissão Deliberativa do Fundo Municipal Cultura (FMC). A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) destinou , em setembro deste ano, R$ 1 milhão para serem investidos em projetos nas áreas de música; dança; teatro; circo; ópera; audiovisual; literatura; artes visuais; cultura popular; artesanato; acervo e patrimônio histórico; museologia e biblioteca. Em relação ao ano passado o orçamento deste ano traz um incremento de R$ 300 mil. No total foram inscritos 242 projetos.

De acordo com o edital, os proponentes dos projetos aprovados serão convocados a comparecer na Secretaria do Fundo Municipal de Cultura (FMC), na sede da Fundação de Cultura de João Pessoa (Funjope), na rua Visconde de Pelotas, número 34, na Praça do Bispo, Centro, para assinar acordo da aprovação e apresentação da documentação para esta fase.

O FMC foi instituído em de dezembro de 2001, por meio da Lei nº 9560, sendo regulamentado pelo Decreto nº 4469, assinado em 7 de dezembro de 2001. A partir daí, passou a ser um fundo de incentivo financeiro e não mais um mecenato (renúncia fiscal).

Mais projetos - Em 2008, o FMC disponibilizou R$ 700 mil em recursos para incentivo à realização de produções culturais. Ao todo foram 185 projetos inscritos e 52 aprovados. No edital de2009, são 30% a mais em investimento. Neste ano foram inscritos 242 projetos e aprovados um total de 60.

Cássio conversa com Cícero e revela pesquisa que dá vantagem para RC em Campina e João Pessoa.

O ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) se prepara para oficializar esta semana o que todo mundo parece já saber: que ele defende a união as oposições em torno da candidatura do prefeito Ricardo Coutinho (PSB). Como sempre, são os números de pesquisas eleitorais que reforçam a tese do tucano, que conversou com o senador Cícero Lucena (PSDB) demoradamente neste domingo (13).

Na ponta do lápis, Cássio apresenta números que obteve de recente pesquisa eleitoral feita em João Pessoa e Campina Grande por instituto paraibano com atuação em outros estados.

De acordo com a pesquisa, em Campina Grande, o prefeito Ricardo Coutinho tem 49% dos votos contra 23% do governador José Maranhão. È um índice semelhante ao de João Pessoa, quando Ricardo aparece com 49% contra 25% de Maranhão e 11% de Cícero.

Num eventual segundo turno entre Ricardo e Maranhão, o prefeito coloca 56% contra 27% de Maranhão em João Pessoa e 59% contra 29% em Campina Grande. Além de aparecer em terceiro colocado, Cícero Lucena perde para Ricardo e Maranhão em simulações para segundo turno nas duas cidades.

Por 20 votos a 1, DEM define apoio à candidatura de Ricardo Coutinho ao Governo do Estado em 2010.

20 x 1. Este foi o placar da votação que definiu o apoio do partido dos Democratas à candidatura do prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, em 2010.

Presidente do partido, o senador Efraim Morais explicou que a decisão veio de baixo para cima e a definição acatada foi a vontade da maioria. "Mesmo diante do apoio à Ricardo Coutinho os Democratas vão optar pela continuidade da aliança ao PSDB. Lutaremos pela manutenção da aliança , pois esta união vem dando certo desde o ano de 2002”.

Os 21 votantes fazem parte da executiva do partido, que optou pelo apoio ao projeto de Ricardo em 2010. Conforme o deputado Efraim Filho, a maioria optou pelo candidato capaz de derrotar o governador José Maranhão (PMDB) nas urnas no proximo pleito. "Esse candidato é Ricardo Coutinho", afirmou.

Apenas três membros membros da executiva faltaram a votação, entre eles Major Fábio, o deputado João Henrique e Lindolfo Pires.

O presidente do PPS paraibano, José Bernardino também compareceu a pré-convenção do DEM.

DEM vai fechar com Ricardo e Efraim já tem tese para assegurar respaldo de Serra.

Efraim Morais: posição fechada em favor de Ricardo

Não precisa esperar o resultado. A pré-convenção a ser realizada pelo DEM nesta segunda-feira (14), em João Pessoa, a partir das 9hs, no Hotel Tambaú, já tem definição prévia. O partido vai fechar questão em favor da candidatura do prefeito Ricardo Coutinho (PSB) ao governo do Estado nas eleições de 2010. E, por tabela, em desfavor do senador Cícero Lucena, do PSDB.
Foi o que confirmou o blog após conversas de bastidores com as principais lideranças da legenda. A maioria deles, inclusive, pautada pela indicação de suas bases eleitorais no interior do Estado.

Presidente do DEM paraibano, o senador Efraim Morais, que chegou a cogitar uma pré-candidatura ao governo, disse que o partido tem que se preocupar, especialmente, com o projeto das candidaturas proporcionais. E declarou, como quem antecipa posições, que “uma candidatura fraca puxa todo mundo pra baixo”.

A tendência pró-Ricardo dentro do DEM é tão marcante que o senador Efraim Morais já trabalha a tese de assegurar, com a aliança do partido ao PSB, a garantia do PSDB via direção nacional, para evitar incompatibilidades com o projeto nacional de Serra.

Segundo Efraim Morais, as direções nacionais do PSDB e do DEM, que provavelmente sustentarão a candidatura de José Serra à presidência da República, devem entender que é melhor dois candidatos ao Senado Federal – Cássio e Efraim – competitivos do que uma candidatura ao governo acanhada.

“Cássio e Efraim formarão o palanque de Serra na Paraíba, projetando que ele, eleito presidente, terá em sua base, simplesmente, três senadores paraibanos”, declarou Efraim Morais.