sábado, 12 de dezembro de 2009

Não me acompanhe não que eu não sou novela.

Acompanhe meu blog Toca do Leão e, igual ao formidável poeta Antonio Costta, acompanhe também o blog do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Eis os endereços, respectivamente:
www.fabiomozart.blogspot.com
www.pccn.wordpress.com

No meu blog, a comunidade itabaianense se encontra. Os temas são na maioria das postagens sobre Itabaiana e seu povo amigo, suas peripécias, safadezas, grandezas e sabedoria. Testemunha ocular dessa província ao lado esquerdo do rio Paraíba durante 33 anos, gosto dela como o cachorro velho gosta do dono. Itabaiana marcou minha passagem para o mundo da adolescência e do adulto, como no poema de Zé da Luz:

“Ai! quadra de minha vida
Qui passou, não vorta mais
O meu tempo de minino,
De minino a rapazinho,
De rapazinho a rapaz!”

E esse extremado sentimento compartilho com dezenas de itabaianenses espalhados por esse Brasil afora, que lêm o blog e interagem conosco. Ontem postei carta de um jornalista, informando sobre importante projeto de preservação e divulgação do acervo de Sivuca. É tema controverso, muitas opiniões que se chocam. Ao contrário do que se poderia supor, Itabaiana está dividida sobre a questão. Já postei aqui diversas crônicas sobre esse assunto, afirmando que Sivuca ajudou a colocar Itabaiana no mapa mundi, construindo de forma indelével a nossa identidade cultural. A música de Sivuca está presente no nosso inconsciente coletivo. Não há nenhuma grandeza em se querer deformar sua imagem depois do mestre falecido, em nome de lendas sobre pretenso menosprezo do músico à sua terra natal.

Minha comadre Rosário Paiva manda dizer de Brasília, sobre o assunto:

“Caro Mozart,
Toda esta carta deve ser analisada com sabedoria e discernimento para não cairmos em mais um erro no nosso pobre acervo cultural. Parabéns pela iniciativa de publicar a carta. Precisamos conhecer os dois lados.
Rosário.”
José Ricardo Oliveira também está preocupado com a herança cultural em litígio, e do Recife se pronuncia:
“Sendo sobrinho de Sivuca, sempre me coloquei ao lado da Flávia, apesar de não conhece-la, pois sou o caçula de cinco filhos do irmão do mesmo, Joaquinha. Nunca tive contato com a Flávia e tão pouco com a Glorinha, mas como já falei, sempre fui e serei a favor de sua filha. Abraços e obrigo por me enviar suas crônicas e narrativas.”
ricardo.oliveira2911@gmail.com

MARANHÃO III ODEIA SERVIDORES PUBLICO.

Servidores enfrentam mais filas; BB e Estado trocam acusações...

Pelo segundo dia consecutivo, servidores públicos do Estado enfrentam grandes filas e uma espera que parece sem fim para efetivar o cadastramento no Banco do Brasil, nova instituição responsável pelo pagamento dos salários do Governo da Paraíba.

O clima de insatisfação é generalizado. Neste sábado (12), as cenas vistas no ponto de atendimento montado no Espaço Cultural, em João Pessoa, são as mesmas presenciadas no “dia de cão” vivido na sexta-feira, primeiro dia de cadastramento: tumulto, desinformação, idosos passando mal e mais de cinco horas de espera.

O atendimento acontece das 7h às 20h, mas na sexta-feira ultrapassou as 21h. Neste sábado, é a vez dos servidores que têm nomes iniciando com as letras E, F, G e H. O portal Paraíba1 foi procurado por servidores que quiseram expressar indignação com a insuficiência do número de caixas para fazer o cadastramento, além da grande concentração de pessoas para serem recebidas no posto do Banco do Brasil em apenas um dia.

Sem alternativas

Em entrevista ao Paraíba1, o secretário Antônio Fernandes isentou o Estado de qualquer responsabilidade sobre o "sufoco" que os funcionários estão passando ao se depararem com as longas filas em apenas um posto de atendimento.

Ele atribuiu as longas filas ao fato de muitas pessoas estarem procurando o cadastramento no dia errado. "Os servidores que têm nomes iniciados com outras letras estão procurando os pontos de atendimento em dias que não são relativos a eles, ocupando um dia e um horário de outras pessoas, por isso que o processo de cadastramento está sofrendo um certo tumulto. Porém, mesmo que elas cheguem enganadas, elas não saem sem ser atendidas".

De acordo com Fernandes, a Secretaria de Administração apelou ao Banco do Brasil que descentralizasse o cadastramento e levasse postos em Mangabeira, ao Centro de Ensino da PM e ao Centro Administrativo em Jaguaribe. No entanto, segundo ele, o pedido não foi atendido porque a instituição financeira alegou que seria "operacionalmente inviável".

Banco do Brasil reage

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC paraibahoje.wordpress.com/2009/12/12/maranhao-iii-odeia-servidores-publico/

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

ROUPAS MASCULINAS - SHOPPING VILLA JARDIN

Suplente de senador Dunga rompe com Cicero e anuncia apoio a Ricardo, Cássio e Efraim para 2010.

O suplente de senador Carlos Dunga, ex - deputado federal pelo PTB, anunciou nesta sexta-feira, em entrevista aoWSCOM Online, que se cansou de procurar o senador Cícero Lucena nos últimos dias para conversar sobre a sucessão em 2010, por isso decidiu se incorporar ao movimento do PTB de apoio à pré-candidatura de Ricardo Coutinho ao governo, bem como de Cássio e Cícero ao Senado.

Dunga explicou que chegou a procurar também o deputado estadual Rui Carneiro, muito próximo do senador, mas não conseguiu êxito.

- A partir de agora só tenho compromisso com o PTB liderado pelo deputado Armando Abílio e pelo presidente nacional Roberto Jeferson nessa direção de apoio a Ricardo, Cássio e Efraim – declarou.

Bandidagem do Supremo censura O JORNAL ESTADÃO

Cerceamento à liberdade de imprensa preocupa, diz Alencar.

STF negou pedido de liminar do 'Estado' contra decisão do TJ-DF que proíbe a publicação de reportagens...

Ao comentar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter a proibição ao jornal O Estado de S. Paulo de publicar matérias sobre Fernando Sarney, o presidente da República em exercício, José Alencar, disse que tem preocupação quando a liberdade de imprensa é cerceada. Nesta sexta-feira, 11, em entrevista, no Rio de Janeiro, Alencar não quis, entretanto, entrar no mérito do caso específico.

"Tem uma frase antiga, que agora não está me ocorrendo o autor dela: 'O preço da liberdade é a eterna vigilância'. E um dos instrumentos mais importantes para a liberdade é a liberdade de imprensa. Isso fortalece a própria democracia", disse Alencar.

Há 133 dias, o jornal O Estado de S. Paulo foi impedido, por decisão judicial, de publicar matérias referentes à Operação Boi Barrica, da Polícia Federal, que tem entre os investigados o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney. Ele é acusado pela PF pelos crimes de formação de quadrilha, tráfico de influência e contra o sistema financeiro.

Na última quinta-feira, 10, o STF negou pedido de liminar do jornal contra decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF), que proíbe a publicação de reportagens sobre a operação da PF.

O TJ-DF atendeu a pedido de Fernando Sarney cujo argumento é o de que o inquérito da Operação Boi Barrica tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ) sob segredo de Justiça, o que impede a divulgação de diálogos captados por meio de escuta telefônica.

LEIA MAIS - NOTÍCIAS DO BRASIL
CLIC brasilhojenoticias.wordpress.com

PMJP paga 13º na terça-feira e mês de dezembro nos dias 29 e 30.

Prefeito
RICARDO COUTINHO


A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) paga nesta terça-feira (15), a segunda metade do 13º salário a todos os servidores municipais, quinze dias depois de o Governo Municipal ter pago os salários de novembro. A data foi confirmada na manhã desta sexta-feira (11), pelo secretário de Administração, Gilberto Carneiro, que também anunciou o pagamento do salário de dezembro para os próximos dias 29 e 30.

"Em pouco menos de trinta dias a administração municipal vai pagar três folhas: novembro, 13º salário e dezembro. O que representa cerca de R$ 42 milhões de reais em circulação no mercado da Capital", afirmou.

Além disso, ele lembrou que a prefeitura irá pagar no próximo dia 18 o prêmio de incentivo aos funcionários da rede municipal de ensino o 'Escola Nota 10', que custará aos cofres do município cerca de 2,200 mi.

13º salário – Em junho passado, os servidores receberam a primeira metade do 13º Salário, o que vem acontecendo desde que o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) assumiu a administração municipal em 2005.

Para o secretário, a prática reafirma o compromisso assumido pelo prefeito de valorização dos servidores, que desde o início de sua primeira gestão tem cumprido com rigidez o pagamento da folha em dia. Gilberto destacou ainda o compromisso do prefeito em zelar pelo equilíbrio das contas públicas, onde o governo não pode gastar mais do que arrecada, frisando ser esse, um dos responsáveis pela pontualidade com que a administração paga seus servidores.

"A prefeitura tinha, por lei, até o dia 20 do mês de dezembro para pagar a outra metade do 13º salário, mas o prefeito Ricardo Coutinho resolveu antecipar para que os servidores possam antecipar suas compras de final de ano", disse Gilberto Carneiro.
voltar

Presidente do PT, Rodrigo Soares descarta disputar vaga na AL em 2010 e quer indicar vice de Maranhão.

O deputado estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, Rodrigo Soares, declarou em entrevista ao programa Rádio Verdade, da Arapuan Fm, que não pretende disputar vaga para Assembléia Legislativa no pleito do próximo ano. Ainda durante entrevista, Rodrigo declarou que, provavelmente, o PT voltará a indicar um nome de vice-governador para compor a chapa do candidato à reeleição, José Maranhão.

Rodrigo Soares afirmou que no próximo ano não disputará a Al, uma vez que já cumpriu dois mandatos na Casa de Epitácio Pessoa e, no próximo ano, disputará uma vaga na Câmara Federal.

Questionado sobre as declarações de Benjamin Maranhão, que defende que o atual prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital (PMDB), indique o nome de vice para compor a chapa de Maranhão, Rodrigo Soares declarou que respeita o posicionamento, mas diante do trabalho realizado por Luciano Cartaxo à frente do cargo, acredita na manutenção de um nome indicado pelo próprio Partido dos Trabalhadores.

“Luciano tem sido atuante e apresentado um ótimo trabalho ao lado do governador José Maranhão e, por este motivo, acredito que a indicação sairá do próprio PT”, declarou.

Esse é o preço que Maranhão tem que pagar ao PT. Carregar essa mala inexpressiva de vice do PT. Luciano Cartaxo.

Tribunal de Justiça da Paraíba decide na terça-feira se Ronaldo Cunha Lima vai à júri popular.

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça vai decidir na próxima terça-feira, dia 15, se o ex-governador Ronaldo Cunha Lima vai à júri popular pela tentativa de homicídio do ex-governador Tarcísio de Miranda Burity.

Na ocasião, será julgado recurso que pretende reverter a decisão da Vara do 1º Tribunal do Júri da Capital que decidiu pelo julgamento em júri popular. O recurso foi impetrado pelo ex-governador Ronaldo Cunha Lima.

O julgamento do recurso foi inserido na pauta da Câmara Criminal do TJ e foi publico no Diário da Justiça desta quinta-feira, dia 10. O relator do caso é o desembargador Nilo Luís Ramalho Vieira.

O processo sobre a tentativa de homicídio do ex-governador Tarcísio de Miranda Burity começou a ser julgado em 2007 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), pelo fato de Ronaldo Cunha Lima ter foro privilegiado por ser, à época, deputado federal. Contudo, ele renunciou o mandato e a ação foi enviada à Justiça paraibana, sendo distribuída para o 1º Tribunal do Júri, passando ele a responder como um cidadão comum.

No ano passado, o juiz Marcos William de Oliveira decidiu que o réu deveria ir a Júri Popular.

Para entender o caso No dia 5 de novembro de 1993, o então governador da Paraíba, Ronaldo Cunha Lima, ele entrou no Restaurante Gulliver, em João Pessoa, e atirou duas vezes contra o ex-governador Tarcísio de Miranda Burity, já falecido. O caso ganhou repercussão nacional.

A doida bateu pino!

Nadja recua e apela que feministas não protestem contra Alexandre Pires...

A deputada estadual Nadja Palitot (PSL) fez hoje um apelo para que o Movimento em Defesa das Mulheres na Paraíba e outros segmentos não realizem manifestações contra o cantor mineiro Alexandre Pires que está em João Pessoa para fazer um show à noite no Forrock. Nadja declarou que deve ser concedido ao artista o benefício da dúvida por ele ter afirmado publicamente, em uma emissora de rádio e televisão da capital paraibana, que não falou mal e nem discriminou as mulheres paraibanas.

Alexandre Pires declarou que tem sido vítima de um boato graças a um empresário pernambucano que teria vendido um show em Recife sem a autorização do artista. A partir da capital pernambucana teria sido criada uma estória a respeito do teor de uma entrevista ao programa do Jô na qual ele teria falado mal das mulheres da Paraíba, chamando-as de vulgares. Falando para o Rede Verdade, da TV Arapuan, Pires disse que tudo isso não passava de calúnia e difamação. Ele contou que esse empresário chegou a espalhar esse boato em vários outros estados nordestinos, como Pernambuco e Ceará. Pires admitiu até processar também a deputada.

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC paraibahoje.wordpress.com

CHARGE: Blog Itabaiana hoje

"Quero é saber se o povo está na merda"
Presidente Lula, ao dizer que não importa o partido, o que importa é o serviço.

Projeto Sivuca defende democratização do seu acervo.

Recebi e repasso mensagem do jornalista Fernando Gaspari:



Prezado Fábio Mozart,

Meu nome é Fernando Gasparini, sou jornalista e coordenador do Projeto Sivuca - Maestro da Sanfona Brasileira, idealizado e fundado pela filha única e herdeira dos direitos de imagem do pai, a socióloga Flávia Barreto.

Como é de seu conhecimento, há um constante bafafá em torno da questão dos "direitos autorais" de Sivuca e de uma disputa familiar entre a "viúva" (que vem a ser a quarta companheira) e a filha. Faço-lhe contato, pois, de tudo o que eu leio sobre o caso aí na Paraíba, o seu blog é o mais equilibrado, mais ponderado e mais imparcial. O resto da imprensa paraibana parece já ter tomado partido.

Enfim, escrevo-lhe também para lhe dizer que não há partido. Afinal, o Código Civil, a Constituição Brasileira e até a Justiça da Paraíba já foram mais do que claros: direitos de imagem passam de pai para filha. E ponto! Tudo o mais que se diga em torno disso não passa de especulação. Portanto, nenhum Memorial será construído sem antes ter o aval da única herdeira de Sivuca. Se o Governo e as prefeituras insistirem em fazer qualquer coisa sem consultá-la, estaremos diante de um caso de repercussão internacional! Vamos ver até aonde vai a prepotência e a arrogância de quem se diz "dono" do patrimônio. Porque o “dono” não pode ser maior do que as leis de um país – ou será que alguns sectários paraibanos acreditam que estão vivendo ainda os tempos do coronelismo?! Então, não adianta fazerem campanhas difamatórias contra a Flavia, nem contra o seu Projeto. Não estamos falando somente de uma filha, mas de uma socióloga, pós-doutora em Estudos Culturais, diretora do departamento de Pesquisa do Sindicato dos Sociólogos, professora universitária há mais de 30 anos, e portadora de uma biografia tão bela quanto a do pai – não no campo da arte, mas no campo das lutas pela cidadania, em defesa dos marginalizados e oprimidos.

Quando a imprensa marrom paraibana abre a matraca para falar da filha de Sivuca, eles deveriam estar conscientes de que estão falando acerca de uma intelectual da mais alta categoria, com trabalhos divulgados no Exterior e reconhecimento científico da qualidade do seu trabalho. E toda essa competência ela está usando agora a favor da memória do pai. Ela, sim, poderia deixar tudo isso de lado, se quisesse, afinal ela já tem uma carreira constituída e nunca precisou ficar à sombra de Sivuca para se constituir como ser humano, nem como artista, nem como intelectual. Ao contrário de muita gente que se encostou e se adonou dessa grande árvore sivuqueana.

LEIA NA ÍNTEGRA
CLICcolunafabiomozart.blogspot.com/2009/12/projeto-sivuca-defende-democratizacao.html

Daniella diz que a Câmara vai acionar as empresas de telefonia no PROCON .

CMCG - ASSESSORIA DE IMPRENSA
VEREADORA DANIELLA RIBEIRO
WWW.DANIELLARIBEIRO.COM.BR

A vereadora Daniella Ribeiro (PP) apresentou requerimento na Câmara Municipal de Campina Grande solicitando que o Poder Legislativo denuncie no PROCON os serviços prestados indevidamente pelas empresas de telefonia no Município. O requerimento foi aprovado por unanimidade e subscrito por diversos parlamentares.

Ela destacou principalmente os problemas registrados no dia 9 de dezembro quando o sistema entrou em pane, prejudicando milhares de usuários. Ela quer explicações das empresas com referência ao problema, e a ação da Câmara como instituição representante do povo, cobrando providências no sentido de se evitar novos problemas quando Campina Grande ficou isolada em termos de comunicação, além dos constantes problemas no sistema.

A parlamentar quer explicações a respeito da pane quando Campina Grande ficou também sem sistema de internet. Dessa forma, o Legislativo buscará explicações por parte das operados de telefonia Celular OI, TIM e Claro, que atuam na Paraíba. Ela relata casos de reclamações dos serviços de TIM, Claro e OI.

Daniella assinala que as empresas têm a obrigação de adotar e informar quais as providências tem sido postas em prática para evitar esses abusos. Constantemente a parlamentar tem reclamado desses serviços fornecidos aos consumidores.

Romero Rodrigues quer que PMCG autorize publicidade em táxis.

Assessoria de Imprensa do deputado Romero Rodrigues
romerorodrigues45@gmail.com
www.romerorodrigues.com.br

O deputado Romero Rodrigues (PSDB) está exigindo que a prefeitura de Campina Grande coloque em prática, de forma imediata, o Projeto de Lei de nº 021/2005, de sua autoria, que autoriza a implantação de publicidade nos táxis que circulam no município.

O projeto foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Campina Grande, na época em que Rodrigues era vereador, mas ainda não foi posto em prática.

Segundo Romero, o projeto de lei autoriza a implantação de publicidade nos táxis que circulam em Campina Grande, beneficiando os proprietários e permissionários dos veículos, garantindo-lhes uma nova fonte de renda que lhes permitirá melhores condições de vida. O deputado destacou que, em outras cidades do país já existe essa possibilidade, com a geração de fonte de renda para esse segmento, que passa por enormes dificuldades, em razão do alto custo de vida e os problemas naturais do dia-a-dia.

O parlamentar disse que as empresas poderão ter um espaço privilegiado nos veículos de aluguel que circulam pelas ruas de Campina Grande, divulgando os seus produtos e contribuindo de sobremaneira para o desenvolvimento do município. Segundo o deputado, o objetivo desse projeto é criar uma fonte de renda adicional para a categoria, gerando emprego junto às empresas de publicidade, além de fortalecer o comércio da cidade com a propaganda explorada.

Segundo ele, a Lei visa corrigir uma injustiça que havia anteriormente, quando só os ônibus podiam explorar esse tipo de publicidade em seus pára-brisas traseiros.

Romero informou também que fez vários estudos para evitar que o veículo fique descaracterizado, chegando a um processo que permita a utilização da publicidade no pára-brisa traseiro e nas laterais dos táxis, com um material tipo película com 80% de visibilidade da parte interna para a parte externa do veículo.

Com a medida, os donos de táxis poderão instalar painéis no teto do veículo. Com a medida, os donos de táxis poderão instalar painéis no teto do veículo. Os painéis serão fixados na carroceria ou através de suporte.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

STF - ALÉM DE NÃO PUNIR – PROTEGE A BANDIDAGEM

STF veta jornal de informar sobre filho de Sarney.

Operação Boi Barrica, da Polícia Federal, tem entre os investigados o empresário Fernando Sarney, filho de José Sarney...

Por seis votos a três, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou pedido de liminar do jornal "O Estado de São Paulo" contra decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF), que proíbe a publicação de reportagens sobre a Operação Boi Barrica, da Polícia Federal, que tem entre os investigados o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

No julgamento, prevaleceu o voto do relator, ministro Cezar Peluso, o que mantém a decisão da Justiça do DF, tomada pelo desembargador Dácio Vieira, há mais de três meses. A decisão também arquiva a ação do jornal.

“A liberdade de imprensa é plena dentro dos limites conceituais da Constituição. O texto constituinte não excluiu que não se introduza limites à liberdade de imprensa” , argumentou Peluso, deflagrando uma discussão sobre a liberdade de imprensa e as liberdades individuais asseguradas pela Constituição.

Acusado pela Polícia Federal pelos crimes de formação de quadrilha, tráfico de influência e contra o sistema financeiro, o empresário Fernando Sarney pediu ao Supremo que mantenha a decisão do TJ-DF com o argumento de que o inquérito da Operação Boi Barrica tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ) sob segredo de justiça, o que impede a divulgação de diálogos captados por meio de escuta telefônica.

“Isso não é censura, é aplicação da lei”, afirmou o ministro Eros Grau, que votou favoravelmente à decisão do TJ-DF.

Apenas os ministros Carlos Ayres Britto, Celso de Mello e Cármen Lúcia discordaram do relator. “Este caso evidencia uma clara transgressão aos limites. Não podemos retroceder neste processo de conquista das liberdades democráticas. Isso não é apenas uma preocupação retórica”, disse Celso de Mello. “O peso da censura é insuportável.”

Com um supremo desse nosso país ta ferrado.
Brasil o país da bandidagem.

FPM DE ITABAIANA - ATUALIZADO - 1ª PARCELA

SISBB - Sistema de Informações Banco do Brasil
10/12/2009 DAF - Distribuição de Arrecadação Federal
ITABAIANA - PB

FPM - FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS

DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
09.12.2009 PARCELA DE IPI 2.143,30C
PARCELA DE IR 16.062,48C
RETENCAO PASEP 182,03D
RETENCAO FGTS 546,15D
DEDUCAO SAUDE 2.730,83D
DEDUCAO FUNDEB 2.406,80D
Prefeitura - TOTAL: 12.339,97C

10.12.2009 PARCELA DE IPI 162.949,42C
PARCELA DE IR 758.726,81C
RETENCAO PASEP 9.216,74D
RETENCAO FGTS 27.650,26D
DEDUCAO SAUDE 138.251,42D
DEDUCAO FUNDEB 99.142,62D
Prefeitura - TOTAL: 647.415,19C

TOTAL DOS REPASSES NO PERIODO
DIA 1 A 10 DE DEZEMBRO 2009
DEBITO BENEF. 293.110,55D
CREDITO BENEF. 1.264.357,00C

LIQUIDO/COM INSS/ 971 MIL 246 REAIS 45 CENTAVOS

Fim de ano com circo e teatro / Fábio Mozart

O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, da Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba, vai dar um presente ao povo de Itabaiana neste fim de ano: apresentação do circo Piollin na Praça Epitácio Pessoa e da peça “Casamento de Branco” no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Será no dia 12 de dezembro (SÁBADO) que o mestre de cerimônia e seus artistas irão encantar sob a lona do circo, num ambiente de magia que é próprio do mundo circense. É o “Circo do Amanhã”, da escola de circo do Centro Cultural Piollin, em João Pessoa.

A peça “Casamento de Branco”, obra de Altimar Pimentel, é uma encenação dos novos atores e atrizes do 'Piollin Dramas e Comédias', produzido em 2007 pelos alunos (as) do Centro Cultural Piollin, com idade média entre 14 e 16 anos. Todos (as) continuam seus estudos na área de teatro e de circo do Piollin. A encenação foi resultado da junção das oficinas permanentes de teatro, leitura e produção textual, sendo conduzida pelo ator Servilio de Holanda, ao final de 2007, no Centro Cultural Piollin.

O texto de Altimar trata dos conflitos que envolvem o casamento
encomendado de Jacira, filha do Capitão Formiga, dono de muitas terras, com o Dr. Carlos Alberto, parente “dos Formigas”. Na trama que se desenvolve a partir do casório surge a figura do Benedito, nego dengoso, cheio de presepadas e que
consegue com suas artimanhas a resistência de Jacira e a imposição do pai, mudar o rumo dos acontecimentos. Altimar utiliza os personagens do teatro popular de bonecos para contar essa estória que ainda povoa o imaginário nordestino.

Você pode pegar seu convite para o espetáculo da noite, aqui na Rádio Rainha ou na sorveteria do Wagner Lins, na Galeria Lins.

Os convites são limitados. Pode também ligar para Clévia Paz (9947.3734) e reservar seu convite)

Ricardo convoca Aguinaldo, Raoni, Aracilba, Léo Johnson e Lucius Fabiani.

O prefeito Ricardo Coutinho anunciou os novos nomes que irão compor a administração municipal a partir desta sexta-feira, 11, quando ocorrerá a posse coletiva no auditório do Centro Administrativo, às 15h, em Água Fria.

A Secretaria de Ciência e Tecnologia terá como titular o deputado estadual do PP Aguinaldo Ribeiro. Para comandar a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Capital foi escolhido o sindicalista e suplente de vereador pelo PT, Lucius Fabiani. O seu adjunto será o também primeiro suplente de vereador pelo PDT, Raoni Mendes.

A executiva Aracilba Rocha é a nova secretária-adjunta da Receita Municipal e o advogado Leo Johnson Abrantes vai ocupar a secretaria-adjunta da Transparência, cujo titular, o vereador Jorge Camilo, foi empossado na última segunda-feira.

Com a licença de Aguinaldo Ribeiro do mandato parlamentar quem assume a vaga é o suplente, Ricardo Barbosa (PSB).

NOTÍCIAS DA PARAÍBA hoje - quinta - feira 10 dezembro.

Efraim Morais destina R$ 100 milhões para estradas da PB...

Desembargadores e juízes vão receber R$ 6 mi em benefícios...

Deputado denuncia prisão arbitrária e tortura de adolescentes em Picuí...

82 vagas: inscrições para concurso de Alagoa Gande se encerram nesta sexta...

TRE mantém candidatos a prefeito e vice sem registro...

Estado fecha acordo e 13º já será pago por Banco do Brasil dia 18...

Pocinhos inicia ‘Festa do Avicultor’ hoje e deve reunir 30 mil pessoas...

Governador vende contas e servidores passam a receber salários no BB...

Cícero recebe apoio de Wellington Roberto e diz que só Deus o faria desistir...

clic paraibahoje.wordpress.com

SÁBADO 8:00 da manhã – Eleição antecipada da câmara.

Vereadores da oposição se unir para reeleger Presidente da Câmara de Itabaiana.

Brevemente o BLOG estará divulgando as assessorias e as diárias que cada vereador irá ganhar nesse acordo.

SOBRE O LIVRO COLETÂNEA POÉTICA

Se Deus não fosse onipresente, bem o seria nessa Coletânea Poética de Antonio Costta. O autor ora, nos seus versos, com o louvor dos Salmos e a graça do Cântico dos Cânticos.

São frequentes, na vida literária, poesias de índole religiosa como se consagrou o escritor Jorge de Lima, do qual, nesse aspecto, destaco “Pelo voo de Deus quero me guiar” em “Tempo e Eternidade” (1935) e “Poema do Cristão” em “Túnica Inconsútil” (1938).

O poeta Antonio Costta parece se inspirar nesse famoso poeta alagoano, quando recorre à memória para revivenciar a infância. Verifica-se isso num Costta, recordando as meninadas das terras do Pilar, no poema “Carro de Boi”, com ritmo de “Nega Fulô”, ou, enquanto fase da vida de criança, no tema de “O mundo do menino impossível” de um Jorge da União dos Palmares. O autor ainda envereda pelo social com “João Brasil”, o que coincide com o vate, amigo de José Lins do Rego, nos seus escritos, revoltado com as injustiças sociais.

As semelhanças prosseguem neste livro, promissoras para o novo poeta, que poderá aprimorar-se, seguindo as qualidades do imortal Jorge de Lima, havido, na literatura brasileira, como elo da tradição com o novo; dialético entre o vulgar e o sublime; regional, nas paragens e horizontes universais da sua magnânima poesia.

Damião Ramos Cavalcanti

(MEMBRO DA ACADEMIA PARAIBANA DE LETRAS)

HAIkAI sem regras

Fábio Mozart

Haicai é um poema de origem japonesa, que chegou ao Brasil no início do século 20 e hoje conta com muitos praticantes e estudiosos brasileiros. No Japão, e na maioria dos países do mundo, é conhecido como Haiku. Para não incidir em problemas de rimas, ricas ou rudes, achou-se por bem denominá-lo Haicai.

O Haikai tem algumas regras, além de ser um poema conciso. Como eu gostava de escrever poemas curtos, passei a defini-los como Haikai. Eis algumas “pérolas”:

Porque viveu ao contrário,
Morreu como um nenenzinho.

Ela guiou minha mão
Ao caminho das Índias.

Acordou sonhando
Com um puro acorde.

Foi lendo Garcia Marquez
E contabilizando a solidão.

A chuva seca na areia
A esperança de verão.

Depois fui agrupando os três versos como manda a tradição, contando 17 sílabas no total, a autêntica forma do Haikai. É um exercício de concisão e sobriedade, e eu gosto muito disso. Conclamo os compadres a produzir essas micropoesias, seguindo os cânones clássicos ou não. E peço licença para apresentar meus mais novos haikais:

Mudou de roupa
Liderou o féretro
Mudou de casa.

Na vida real
A moça fantasia
Um coito normal.

No purgatório
Da conta bancária
O saldo reza.

Jaz confortável
E íntimo do solo
Secando o húmus.

Bato o solado;
Dizendo de onde vim
Cai o pó claro.

A banda passou
Instante semibreve
Limpando a pauta.
Com língua presa
A testemunha muda
Depoimento.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Prefeitura de Itabaiana diminuir quase 100 mil reais em folha.


FOLHA DE MAIO 2009 = R$ 595 MIL 587 REAIS, 82

FOLHA DE OUTUBRO 2009 = 501 MIL REAIS


TCE: DADOS DE OUTUBRO

TCE: CÂMARA MUNICIPAL DE ITABAIANA - OUT 2009

SALÁRIO DE VEREADOR = 3 MIL 500 REAIS
PRESIDENTE DA CÂMARA = 7 MIL REAIS

GASTO COM DIÁRIAS DA PREFEITURA
DE JANEIRO A OUTUBRO = 7 MIL 333 REAIS

GASTO COM DIÁRIAS DA CÂMARA
DE JANEIRO A OUTUBRO = 25 MIL E 600 REAIS

Prefeito Ricardo Coutinho divulga programação da Estação Nordeste e Música do Mundo.

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) e o presidente da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Chico César, confirmaram nesta quarta-feira (9) as atrações integrantes da programação de shows para o Natal, o Revéillon e o mês de janeiro em João Pessoa. A agenda, aliás, já havia sido antecipada pelo Jornal da Paraíba.

Chico César confirmou o empenho da administração municipal em trazer à Capital paraibana uma série de artistas, bandas e movimentos culturais nacionais e internacionais para animar a temporada de férias. Entre os nomes garantidos para fazer shows gratuitos em praça pública, estão Jorge Ben Jor, Daniela Mercury, Gilberto Gil, Moska, Pitty e Mutantes, além dos integrantes do projeto cubano Buena Vista Social Club Stars, que animarão o Ano Novo.

O investimento este ano é de R$ 1.250 milhão para os projetos Concerto de Natal, Música do Mundo e Estação Nordeste. No ano passado, foram direcionados R$ 900 mil aos projetos. De acordo com Ricardo Coutinho, o objetivo é levar ao público paraibano e àqueles que visitam a cidade uma variedade cultural que abrange desde a música popular até a erudita.

Carnaval

A Funjope também anunciou em entrevista coletiva que firmou um convênio com a Federação Carnavalesca para celebrar o Carnaval Tradição 2010. A Prefeitura de João Pessoa vai repassar um valor de R$ 135.500 mil para os afiliados da federação, sendo R$ 7 mil para as escolas de samba, R$ 5.500 mil para as tribos indígenas e os clubes de orquestra. A grande vencedora do desfile levará para casa o valor de R$ 18 mil.

Confira a programação

25/12 – Concerto de Natal com a Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa e participação especial do grupo Sagrama (PE)

MÚSICA DO MUNDO

26/12 – Vitor Araújo e Rivrotill (PE) / Eduardo Araújo (PB)
27/12 – Lenny Gordin (SP) / Alex Madureira (PB)
28/12 – Chango Spasiuk (Argentina) / Luizinho Calixto (PB)
29/12 – Heraldo do Monte (PE) / Jr. Espínola (PB)
30/12 – Pio Lobato e Mestre Vieira (Guitarradas) (PA) / Washington Spínolla (PB)

ESTAÇÃO NORDESTE

Ponto de Cem Réis – Sextas-feiras
08/01 – Moska / Eleonora Falcone (PB)
15/01 – Pinduca / Zabé da Loca / Cortejo de tribos indígenas
22/01 – Pitty / Bárbara
29/01 – Ray Lema / Adeildo Vieira / Caiana dos Crioulos

Praia de Tambaú – Sábados
31/12 – Barbarito Torres – Estrelas do Buena Vista Social Club e convidados / Armandinho, com Trio Elétrico de Dodô e Osmar / Orquestra Sanhauá / Pura Raiz
02/01 – Jorge Ben Jor / Banda Êxodus
09/01 – Zé Ramalho / Paulo Vinícius
16/01 – Mutantes / Cabruêra
23/01 – Daniela Mercury / Mestre Fuba
30/01 – Gilberto Gil / Escurinho

Ricardo apela para a ironia e diz que não é candidato ao Senado.

O prefeito pessoense Ricardo Coutinho (PSB) usou um tom irônico na manhã desta quarta-feira (9) para descartar qualquer possibilidade de ser candidato ao Senado Federal, como chegou a sugerir alguns peemedebistas na semana passada. Ele aproveitou também para dar a entender que pelo bem da Paraíba deve mesmo ser candidato ao Governo da Paraíba em 2010.

De acordo com o prefeito de João Pessoa, ele não vai disputar uma cadeira no Congresso Nacional porque não gosta do clima de Brasília. “Tenho sinusite e não me dou bem com o clima da Capital Federal. Prefiro ficar na Paraíba. É melhor para a minha saúde e para a saúde de toda a população da Paraíba que eu fique por aqui”, destacou em tom de piada, mas dando recado certo para quem também vai participar do pleito de 2010.

Sobre os boatos de que o Governo da Paraíba iria anunciar a realização de um outro revéillon na praia de Cabo Branco, vizinha ao Busto de Tamandaré (onde tradicionalmente acontece a festa de Ano Novo da Prefeitura de João Pessoa), ele disse que se tratava de mesquinharia política.

“O revéillon não deve ser tomado por mesquinharias políticas. Querem fazer uma festa a 50 metros da festa que fazemos, o que mostra o tamanho da grandiosidade deste tipo de gente”, disparou.

Ele, contudo, diz que ainda não recebeu nenhuma requisição para a realização de uma nova festa na orla de João Pessoa e fala em “inviabilidade sonora para que dois eventos aconteçam ao mesmo tempo”.

“Trata-se de uma data em que deveríamos comemorar o Dia Mundial da Paz. Não podemos fazer com que isso se transforme em competição”, disse Ricardo Coutinho. “Não somaria nada fazer uma outra festa a alguns metros de distância. Eu só tenho a lamentar, completou.

Ainda falando da atual relação tensa com o Governo da Paraíba, Ricardo disse que na época de Cássio Cunha Lima a realidade era outra. “Em duas eleições subi ao palanque para votar contra ele, mas existia respeito ético entre nós dois para não usarmos recursos públicos um contra o outro e transformá-los em instrumentos de intriga política”.

Quando questionado sobre uma possível intervenção da Prefeitura de João Pessoa nas obras do pretenso viaduto ligando as avenidas Beira Rio à Rui Carneiro, que foram anunciadas recentemente pelo governador José Maranhão, Ricardo disse que “o viaduto é um factóide”.

“Nem projeto existe. No dia em que apresentarem este projeto, a Secretaria de Planejamento do Município vai analisar se esta obra realmente poderia ser realizada. A Prefeitura é gestora do solo urbano, e disso ela não abre mão”, destacou. “A única coisa que existe desse viaduto é uma maquete, que nem é do atual governo”

TCE reprova contas de Riacho dos Cavalos, Cubati e Cacimba de Dentro.

Despesas sem licitação, aplicações insuficientes em saúde e em Remuneração e Valorização do Magistério (RVM) contribuíram para a reprovação, pelo Tribunal de Contas do Estado, das contas de 2008 do prefeito de Riacho dos Cavalos, Sebastião Pereira Primo, conforme voto do relator Fernando Catão. A decisão deu-se de acordo com o parecer do Ministério Público junto à Corte, ratificado pelo procurador geral Marcílio Toscano Franca Filho. O prefeito ainda tem a oportunidade da apresentação de documentos que comprovem a regularidade de suas contas, em recurso ao TCE.

Também foram desaprovadas as contas de 2008 do ex-prefeito de Cacimba de Dentro Clidenor José da Silva por falhas que incluíram a omissão de receitas decorrente da concessão de alvarás, conforme entendeu o relator José Marques Mariz. Além da imputação do débito de R$ 4.946,96, Clidenor sofreu multa de R$ 4.115,00, apontada, ainda, pelo Ministério Público. Cabe, igualmente, recurso dessa decisão.

Desaprovadas nesta quarta-feira, as contas de 2007 do prefeito de Cubati Josinaldo Vieira da Costa tiveram como falha mais grave a transferência de recursos entre contas da área da Educação para destino não devidamente explicado. O voto do relator Renato Sérgio Santiago Melo incluiu o débito de R$ 4.771,08 a Josinaldo que, se for o caso, ainda pode explicar essa transferência em fase recursal.

Aprovações – Tiveram suas contas aprovadas os prefeitos de Vieirópolis Marcos Pereira de Oliveira (exercício de 2007), de Capim Euclides Sérgio Costa de Lima (2008) e, também, o ex-prefeito de São José da Lagoa Tapada Cláudio Antonio Marques de Sousa (2007). Foram relatores desses três processos o conselheiro Umberto Porto (do primeiro e do último) e o auditor Antonio Gomes Vieira Filho (contas de Capim).

O desejo de aprofundar o exame de aspectos do processo do qual também é relator levou o conselheiro Umberto Porto a adiar, para a próxima quarta-feira (19), o julgamento das contas de 2008 apresentadas ao TCE pelo prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho.

O Tribunal acatou proposta do conselheiro Arnóbio Viana no sentido do retorno à Auditoria do processo referente às contas de 2007 da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer para complemento de instrução.

Câmara de Campina Grande vai discutir denúncias de prostituição infantil.

www.daniellaribeiro.com.br

daniellaribeiro11@gmail.com

CMCG - ASSESSORIA DE IMPRENSA
VEREADORA DANIELLA RIBEIRO

A Câmara Municipal de Campina Grande vai realizar sessão especial proposta pela vereadora Daniella Ribeiro, visando discutir a questão da prostituição infantil em Campina Grande.

Conforme a iniciativa da vereadora ela reivindica que a Casa convide para a reunião o Juizado da Infância e Juventude, representantes do Ministério Público Estadual (Promotoria da Infância e Juventude), da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, da Presidência da República, da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Infância, Secretaria de Ação Social do Estado, Secretaria de Ação Social do Município, Secretaria de Educação do Estado, Secretaria de Educação do Município, dentre outras autoridades, incluindo-se a Imprensa.

Daniella disse que há informações na Imprensa de que o Ministério Público tem mapeado as áreas que servem de “pontos” para a prostituição infantil, e a Câmara como a Casa do povo precisa se informar e discutir a respeito e adotar medidas em prol da sociedade neste caso em particular.

Raíssa confirma que DEM vai seguir na pré-convenção com Ricardo

A vereadora Raíssa Lacerda (DEM) confirmou aque seu partido vai, realmente, selar aliança durante a pré-convenção no dia 14 deste mês com o prefeito Ricardo Coutinho, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PSB nas eleições estaduais de 2010. Ela declarou que já vinha cantando essa “bola” há muito tempo. “O DEM já está com uma posição definida com relação ao apoio a Ricardo”, afirmou.

Raíssa lembrou, na ocasião, que foi uma das primeiras parlamentares e filiadas a defender uma aliança com o prefeito da Capital. Segundo ela, na última reunião da Executiva Estadual da legenda, que contou com a presença do presidente estadual do DEM, senador Efraim Morais, do seu pai, o ex-vice-governador José Lacerda Neto, além de vários deputados e lideranças do Estado, ficou visível que todos concordavam com uma aliança com Ricardo Coutinho.

“O prefeito Ricardo Coutinho vem fazendo uma boa administração, é um político correto, experiente e vem tendo uma aceitação popular. E quem acha que ele (Ricardo) não é conhecido no interior, está completamente enganado. O prefeito da Capital é o único hoje com condições de derrotar José Maranhão”, observou.

Com relação à pré-candidatura do senador Cícero Lucena (PSDB), Raíssa comentou apenas que o tucano tem todo o direito e legitimidade de querer concorrer as eleições, mas defendeu a união das oposições em torno de um nome que possa derrotar o atual governador.

Dunga declara apoio à RC e diz que vai comunicar Cícero...
Carlos Dunga vai apoiar RC e aguarda retorno de Cícero Lucena para comunicar a decisão O suplente do senador Cícero Lucena, Carlos Dunga, já tomou sua decisão quanto ao apoio que prestará na corrida eleitoral ao Governo da Estado no pleito de 2010. A informação foi divulgada na manhã de hoje (09) no programa Conexão Paraíba, da rádio Tambaú FM. Segundo informações, Carlos Dunga já sinaliza para o apoio do PTB ao prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho. “Nosso partido está se credenciando para indicar o nome de vice na chapa de Ricardo”, revelou o suplente. O senador e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (PSDB) se encontra na China, onde resolve questões de cunho pessoa, e deve retornar ao Estado da Paraíba na manhã desta quinta-feira (10).

PMJP inicia construção de mais duas escolas-padrão na Capital.

RICARDO COUTINHO

Os canteiros de obras para a construção de mais duas escolas-padrão em João Pessoa foram instalados esta semana no Jardim Oceania, no Bairro do Bessa, e no José Américo. A informação é da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), órgão responsável pela fiscalização da obra. Os investimentos em educação do Governo Municipal, por meio do projeto "João Pessoa Faz Escola", incluem mais uma escola-padrão no bairro de Mangabeira.

Os recursos virão por meio do Plano de Ações Integradas (PAI) 2009-2010, anunciado pelo prefeito Ricardo Coutinho em setembro deste ano. O plano, fruto de uma parceria entre os governos municipal e federal, conta com aproximadamente R$ 305 milhões, sendo R$ 112 milhões de recursos próprios. Para as três escolas será destinado o montante de R$ 8,03 mi.

As obras de construção das novas unidades contam com quadras de área e poliesportiva, estacionamento e urbanização. Os investimentos em educação incluem ainda obras de mais quatro Creis, duas escolas de educação infantil e a ampliação e reforma de outras 32 unidades. Ainda haverá a implantação do Museu de Ciências, na Estação Cabo Branco, a construção do Centro de Ensino e Artes e da Biblioteca Municipal.

Focco constata que corrupção causa prejuízo de R$ 500 mi na PB.

Na Paraíba, a corrupção causa um prejuízo anual de cerca de R$ 500 milhões, o que representa 3% do Produto Interno Bruto (PIB) paraibano. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (9), Dia Internacional de Combate à Corrupção, pelo Fórum de Combate à Corrupção (Focco), entidade paraibana que reúne 22 órgãos contra crimes envolvendo recursos públicos.

O dado faz parte de um relatório sobre as atividades promovidas pelo Focco no ano de 2009. Entre as causas destes prejuízos, estão ações envolvendo somas consideráveis de recursos públicos que foram desviados por maus gestores e empresas integrantes de esquemas de desvios de convênios.

Um dos exemplos mais recentes foi descoberto na Operação Transparência, que desarticulou uma organização criminosa acusada de criar empresas 'de fachada' para fraudar licitações públicas em mais de 100 municípios e órgãos públicos no estado da Paraíba, bem como desviar recursos públicos que deveriam ser empregados na realização de obras ou na execução de serviços.

Prejuízos na Paraíba

De acordo com o Focco, um reflexo da corrupção na Paraíba é o grande números de ações que tramitam em no Tribunais de Contas, na Polícia Federal, nos ministérios públicos e na Controladoria-Geral da União.

“Para se ter uma noção da gravidade do problema da corrupção na Paraíba, basta dizer que, nos últimos cinco anos, o Tribunal de Contas da União e o Tribunal de Contas do Estado juntos já imputaram débitos e multas que giram em torno de mais de R$ 100 milhões. Esse valor daria para incluir no Programa Bolsa Família do Governo Federal, no decorrer de um ano, mais 128.468 famílias ou ainda construir 2.833 casas no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, também do Governo Federal”, divulgou o Focco em seu relatório.

“Se forem somados a esses valores os desvios estimados pela Polícia Federal nas três últimas operações realizadas na Paraíba, de R$ 253 milhões, teremos mais de R$ 353 milhões em desvios de recursos públicos na Paraíba. A Advocacia Geral da União na Paraíba, por meio da Procuradoria da União na Paraíba, moveu, no decorrer deste ano, 51 ações, a maioria contra ex-prefeitos, na tentativa de reaver os recursos provenientes dos cofres da União e que foram malversados”, explicou o Focco.

LEIA MAIS
CLIC paraibahoje.wordpress.com

9 de dezembro: dia mudial de cambate à corrupção.

"Um povo corrompido não pode tolerar um governo que não seja corrupto."
(Marquês de Maricá)

"A pior das corrupções não é aquela que desafia as leis; mas a que se corrompe a ela própria." (Louis Bonald)

"Corrupção, a partir de certo nível, exige que todos sejam corruptos. Quem se recusa é alvo de pressões insustentáveis. É um processo de seleção negativo." (Ladislau Dowbor)

"A corrupção não deixa provas, mas nem sempre desfaz rastros e evidências." (B. Calheiros Bomfim)

"A corrupção na administração pública agora é organizada, quase partidarizada. Uma barbaridade inaceitável." (Mário Covas)

TCE julga prestações de contas de prefeituras e câmaras da PB.

O Tribunal de Contas do Estado vai julgar as prestações de contas de 10 prefeituras e seis câmaras municipais da Paraíba na sessão desta quarta-feira (9). Uma das prestações é referente a gestão do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, em 2007.

A corte também estará verificando as contas dos prefeitos de Fagundes, Gilberto Muniz Dantas (exercício de 2006); de Riacho dos Cavalos, Sebastião Pereira Primo (2007); de Vieirópolis, Marcos Pereira de Oliveira (2007); de Cubati, Josinaldo Vieira da Costa (2007); de Capim, Euclides Sérgio Costa de Lima (2008); de Salgadinho, Damião Balduíno da Nóbrega (2008) e de Baraúna, Maria de Fátima Ribeiro da Silva (2008).

Julgará também as contas dos ex-prefeitos de São José da Lagoa Tapada, Cláudio Antonio Marques de Sousa; e de Cacimba de Dentro, Clidenor José da Silva. Ambas referentes ao exercício de 2007.

Compõem ainda a pauta de julgamentos do TCE as contas das Câmaras Municipais de Areia (2005), Bayeux (2006), Riacho dos Cavalos (2007), Jacaraú (2007), Serra da Raiz (2007) e Lastro (2008).

O ex-secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer Ruy Carneiro terá o exame das contas de 2007 e o do Acompanhamento da Ação Governamental, Manfredo Guedes Pereira Gouveia Júnior, o das contas de 2008.

O TCE analisará também as contas de 2008 da Fundação Espaço Cultural, assinadas por Maurício Burity, e as da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas, exercício de 2007, entregues por Edvan Pereira Leite.

A sessão está programada para ter início às 9h com acesso garantido ao público e transmissão ao vivo pela internet.

Aguinaldo pode assumir secretaria e dar vaga a Barbosa na AL

O colunista Suetoni Souto Maior trouxe na edição desta terça-feira (8) do Jornal da Paraíba informações sobre uma operação de bastidores políticos para garantir a posse de Ricardo Barbosa (PSB) na Assembleia Legislativa da Paraíba.

De acordo com a nota publicada pelo colunista, o suplente vai assumir a vaga do parlamentar Aguinaldo Ribeiro (PP). Este, por sua vez, deve anunciar ainda esta semana o pedido de licença para assumir uma secretaria da Prefeitura de João Pessoa.

A previsão é de que a posse aconteça na próxima sexta-feira (11). A reportagem do portal Paraíba1 tentou entrar em contato com os dois parlamentares citados na coluna, mas Aguinaldo Ribeiro estaria viajando e Ricardo Barbosa não foi encontrado para comentar o assunto.

Leia a nota na íntegra:

“Posse"

Uma operação de bastidores vai garantir a posse de Ricardo Barbosa (PSB) na Assembleia Legislativa. O parlamentar vai assumir a vaga do deputado estadual Aguinaldo Ribeiro (PP), que anuncia ainda para esta semana o pedido de licença na Casa para assumir uma pasta na prefeitura de João Pessoa. A posse, segundo uma fonte da AL, vai acontecer até sexta-feira. Apesar de ainda não haver definição sobre o assunto, o mais provável é que Ribeiro assuma a Ciência e Tecnologia, pasta que comandou no governo Cássio.”

Praia de Tambaú se torna palco de homenagens à Rainha do Mar.

Milhares de pessoas se reuniram na praia de de Tambaú, na Capital, para prestar homenagens à Iemanjá neste 8 de dezembro. Um palco foi montado para receber os centros de cultura afro da grande João Pessoa e muita gente apareceu para lançar flores no mar.

O grupo de capoeira Afro Nagô, o Coral das Guardiães de Yemanjá e o Coral da Federação Independente, que apresentaram cânticos em dialeto africano, fizeram parte da programação que começou por volta das 16h com uma caminhada saída do Palácio Xangô Alafim, no bairro de Cruz das Armas, até o Busto de Tamandaré, em Tambaú.

A Federação dos Cultos Africanos do Estado da Paraíba esperava que o evento superasse em número de participantes o do ano passado, que segundo a Polícia Militar teria chegado a 120 pessoas. No entanto, talvez por a data não ter caído em um fim de semana, o números de 2009 devem ser bem mais modestos.

O presidente da federação, Walter Pereira, contou, em reportagem ao Jornal da Paraíba, que esta é a 44ª festa em homenagem à Rainha do Mar. “A primeira festa foi realizada na Paraíba no dia 8 de dezembro de 1966, quando o governador João Agripino sancionou uma lei que assegurou o livre exercício dos cultos da umbanda e africanos em todo o território do Estado”, lembrou.

Capoeira

Grupos de capoeira e outras danças nascidas da união de culturas africana e brasileira também se fizeram presentes na homenagem à rainha do mar. Rodas se formaram no asfalto e seus representantes entoaram suas canções.

Segurança

A Polícia Militar também se fez presente. Em grande quantidade, era possível reparar que para muitos deles talvez este tenha sido a primeira vez na rua após a formatura, que aconteceu na semana passada.

Ricardo anuncia SHOW de fim de ano

Além da programação de Natal e réveillon, prefeito define também atrações de outros eventos na capital...

As atrações que vão animar o público pessoense nas festas de fim de ano organizadas pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) serão anunciadas hoje pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB), durante uma entrevista coletiva realizada no Auditório do Paço Municipal, em João Pessoa. Além da programação para o 'Natal e Réveillon', Ricardo irá anunciar também as atrações dos projetos 'Música do Mundo' e 'Estação Nordeste'.

Nomes como Jorge Benjor estão confirmados entre as atrações. O cantor se apresenta na capital paraibana no dia 02 de janeiro. Outros artistas como Os Mutantes, Gilberto Gil, Zé Ramalho e Daniela Mercury são nomes que foram cogitados na época e devem ser confirmados hoje. O famoso grupo Buena Vista é mais um que deve estar entre os convidados para aquecer o público nas areias de Tambaú, em João Pessoa, durante os eventos.

A programação de fim de ano preparada pela Prefeitura de João Pessoa começa com o Concerto de Natal, no próximo dia 23 de dezembro, no Busto de Tamandaré (Tambaú). Entre os dias 25 a 30 de dezembro acontece o 'Música do Mundo', com shows de nomes importantes da música instrumental, como 'Néctar Groove', 'Azymuth', 'Trombone Essemble', dentre outros.

A chegada de 2010 será comemorada nas areias das praias do Cabo Branco e Tambaú ao som do cantor e compositor paraibano Zé Ramalho. O show começará após a queima de fogos prevista para a meia-noite e logo depois a Orquestra de Frevo de João Pessoa sobe ao palco às 2h30 para animar o público até a chegada dos primeiros raios de sol de 2010.

Já o projeto 'Estação Nordeste', que vai de 4 até 26 de janeiro de 2010, movimentará a cidade com os shows de 'Paralamas do Sucesso', Zélia Duncan, Lô Borges e Luiz Melodia, Eleonora Falcone, Lia de Itamaracá, Paulinho de Tarso, 'Mamma Jaz', 'Cabrueira', além de tantos outros artistas. A programação é considerada uma das melhores e marca a passagem do cantor e compositor Chico César àfrente da Funjope, cargo que ocupa desde o mês de maio.

Meu blog ensina o caminho de Itabaiana ao Brasilzão

Fábio Mozart


A Toca do Leão, devagarzinho, vai cumprindo seu papel de divulgar a Rainha do Vale do Paraíba por esse Brasil afora. É que temos outra Itabaiana, cidade próspera no Estado de Sergipe. Vejam vocês a mensagem que recebi de Zé Souza, um gaúcho de Pelotas: “Olha a ignorância minha, pois só agora descobri que a Paraíba também tem Itabaiana. Gostei...”.

A poetisa Vera Jacobina, de Jacobina, Bahia, leu a crônica sobre os seleiros de Itabaiana e comentou: “você não imagina o tanto que aprendemos com tudo o que diz respeito à cultura de um povo. Tudo isso me fascina”.

Maria Iraci, humorista de Brasília, disse sobre o solar dos Maroja que está caindo aos pedaços em Salgado de São Félix: “Quantas cidades no Brasil vivem nessas condições que você descreveu! São populações desinformadas desses lugares eleitores que votam nas porcarias de políticos que vêm pra cá infernizar o país inteiro. Triste, né?” Como humorista, ela foi amarga demais!

Já o Roberto Pelegrino, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, acredita que “em um Brasil de tantos mensalões e roubalheiras institucionalizadas, ajudar o próximo se tornou uma forma de acreditar que o ser humano tem jeito. Parabéns, poeta, que a vida não é fácil mas o importante é lutar”. Ele se refere à crônica “Vamos caminhar e cantar”. No fim o Pelegrino faz um elogio que agradeço: “O seu texto é maravilhoso, você usa palavras sábias para expressar o assunto tratado, parabéns!”

Jucimar Estrela, de Curral Velho, Paraíba, sobre a mesma crônica só afirmou: “Grande Geraldo Vandré, excelente texto!”.
São tantas as emoções, como diria o sexagenário rei da juventude que deixou saudades, diante do rudimentar gosto musical da rapaziada de hoje. De todo o país, recebo mensagens dos meus compadres e comadres leitores. Um deles me surpreendeu. Foi o Anderson Cristiano da Costa, de quem li um conto em blog português e publiquei como sendo lusitano esse escritor. Fiz até uma crítica adstringente. Mas o rapaz é de Santo Antonio do Monte, Minas Gerais, tem 27 anos, autor de contos de horror, que chamei horrorosos. Foi na crônica “As fábulas da mortalidade do homem”. O aprendiz de Zé do Caixão foi, no entanto, educado e compreensivo: “Bem... talvez se acertasse a nacionalidade, bem como o título... sim, e o gênero... Mas mesmo assim foi válido. No fim, até um bom texto.”

Diogo Liester Júnior é de Cabo Frio, Rio de Janeiro, um cara que “ama e espalha palavras para melhorar o sabor da vida”. Miriam de Sales é de Salvador, Bahia, “uma mulher imaginativa e romântica”, deseja sorte aos meninos do projeto Pedra de Toque. Lourenço de Oliveira, professor de Salesópolis, São Paulo, conferiu a crônica “A mão que governa” e achou que é “mais profundo do que parece”. Alberto Sales, do Rio de Janeiro, disse que a narrativa sobre o Urubu-Rei é “uma bela história de uma pessoa curiosa e inteligente”.

Como fiel depositário dessas simpáticas mensagens, agradeço à Kássia C, de São Paulo, que diz ser “banal, sem sal, completamente normal”, e a todos os outros leitores deste blog. Sobre o compadre Benjamim, de Campina Grande, me inquieta o desejo de conhece-lo pessoalmente, de tanto que temos trocado figurinhas pela internet, ele um humanista que muito me orgulha, já que se diz itabaianense da gema.

CLIC www.fabiomozart.blogspot.com

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

João Pessoa registra queda de 30% em mortalidade infantil.

Nos últimos quatro anos, a cidade João Pessoa vem registrando queda no número de óbitos entre crianças com sete dias de vida e cinco anos de idade. Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta segunda-feira (7), através da Diretoria de Vigilância à Saúde, indicam que, em 2005 foram registradas cento e oito mortes em crianças com até sete dias de vida. No ano seguinte esse número caiu para noventa e oito. Em 2009 foram setenta e sete óbitos, uma queda de 28,8% em análise comparativa ao primeiro ano da atual gestão. No caso de crianças de até cinco anos, a queda foi ainda maior, com 30% de redução em relação a 2005.

De acordo a Diretora de Vigilância à Saúde, Julia Vaz, esses números servem para dar suporte às políticas públicas de apoio à criança. “Conhecer o perfil da mortalidade infantil é fundamental para a formulação de estratégias que permitam o seu controle, que deve ser feito desde uma assistência adequada à mulher durante a gravidez e ao parto, como também a um acompanhamento das crianças consideradas de risco”, afirmou.

Ainda de acordo com o levantamento realizado pela SMS, foi verificado que o número de crianças residentes em outros municípios que buscam assistência em João Pessoa é superior ao número de crianças que moram na Capital, o que reflete sobrecarga nos serviços municipais de saúde, e um maior acesso à rede de serviços especializados que João Pessoa oferece.

Ações de combate - O município de João Pessoa alcançou o primeiro lugar entre as capitais do Nordeste na cobertura de Vitamina A destinada a bebês com idade entre seis e 11 meses, e em crianças de um a cinco anos. A vitamina A é fundamental para o crescimento e reduz em 23% a mortalidade infantil, além de reduzir a gravidade de infecções e manter a saúde da visão e dos olhos.

A Secretaria de Saúde ainda disponibiliza o acompanhamento pré-natal das grávidas nas Unidades Básicas de Saúde e obtém índices superiores a 95% de cobertura nas campanhas de vacinação, além de promover o aleitamento materno nas maternidades e a alimentação saudável nas creches e escolas municipais.

Ricardo Coutinho - Servidor terá reajuste salarial em 2010

Além do aumento, Ricardo antecipou reforma no funcionalismo municipal e contabilizou em gastos de R$ 30 milhões com folha...

"Nós vamos ter reajuste no ano que vem, inclusive com a aprovação de Planos de Cargos e Carreiras para os servidores", antecipou ontem o prefeito Ricardo Coutinho, durante a posse do secretário de Transparência Pública, Jorge Camilo (PT), mas não soube estimar o percentual de aumento que ainda não consta no plano de orçamento entregue à Câmara para votação.

O prefeito pessoense completou ainda que um plano geral para os funcionários municipais deve entrar em vigência a partir de março. Para dezembro e janeiro, Ricardo contabiliza investimentos de R$ 30 milhões com a folha de pessoal. "Agora em janeiro apenas com o programa Escola Nota 10 e 14º salários injetaremos na economia pessoense R$ 2,8 milhões. Em dezembro, os salários do mês e o 13º que pagaremos no próximo dia totalizarão R$ 30 milhões de recursos investidos na folha de pessoal que deve impulsionar a economia pessoense no final do ano", analisa.

Posse

Sem adiantar nomes, Ricardo Coutinho declarou que a possedo novo secretário de Transparência Pública, o petista Jorge Camilo, dá início a uma reforma na administração municipal. "Não há nada definido, mas teremos mudanças no ano que vem". Em relação ao ex-vereador, Ricardo argumentou que "tem o perfil ideal para uma secretária da transparência, única entre todas as capitais do país". Jorge Camilo disse que a prioridade será incentivar a participação popular na administração municipal: "Para isso, aprofundaremos os mecanismos de transparência que já existem nesta administração, como a Ouvidoria, Controle Fiscal, Orçamento Democrático por onde a população pode fiscalizar a ação orçamentária e participar da construção de políticas públicas", avaliou.

PED

O prefeito comentou a vitória de Antônio Barbosa à frente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores e avaliou que o ex-secretário "é um militante que defende as mesmas causas e mudanças do PSB para Paraíba". E concluiu: "Esta é a vitória de um companheiro de luta, não apenas de governo e irá representar bemo PT com sua militância histórica, mas como foi após disputa interna da legenda, nós não nos metemos nisso".

Polêmica

Prefeitura e Estado anunciaram a realização das festas de fim de ano na Capital. Para Ricardo a "coincidência" se traduz no uso indevido de dinheiro público. "Se soubéssemos que seria realizada alguma festa, não iríamos desperdiçar dinheiro público", arrematou. A programação da cidade está sendo formulada pelo presidente da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Chico César, e deve ser anunciada na próxima semana.

JORNAL O NORTE hoje - terça - feira 08/12/2009

Polícia apreende 31 quilos de crack
Policiais militares da Operação Manzuá detiveram uma dupla com carregamento da droga. O tóxico renderia 124 mil pedras e seria distribuído em pontos estratégicos do Rio Grande do Norte. Os detidos ainda tentaram subornar os PMs com cerca de R$ 100 mil...

Cidade colorida para o Natal
Iluminação especial foi inaugurada ontem, com a montagem da árvore flutuante na Lagoa...

Tudo pronto
Cerca de 150 mil pessoas são esperadas nas comemorações em homenagem a Iemanjá, hoje, no Cabo Branco. Veja a programação da festa...

Servidor terá reajuste salarial em 2010
Além do aumento, Ricardo antecipou reforma no funcionalismo municipal e contabilizou em gastos de R$ 30 milhões com folha...

LEIA JORNAL O NORTE DE HOJE
CLIC www.jornalonorte.com.br

Juíza multa candidatos e rádio de Nova Olinda em R$ 63,8 mil.

A juíza da 32ª Zona, Luciana Rodrigues Lima, multou individualmente, por propaganda eleitoral antecipada, a candidata a prefeita de Nova Olinda, Maria do Carmo Silva (PSDB), o vice Idácio Souto (PMDB) e a Rádio Comunitária Gravatá FM em R$ 21.282, totalizando R$ 63,8 mil. Os multados decidiram recorrer da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral. As eleições suplementares para prefeito serão realizadas, no próximo domingo, dia 13, e o guia eleitoral foi iniciado na última sexta-feira, estendendo-se até o dia 10 do corrente mês.

A magistrada acatou a representação da coligação ‘A Vontade do Povo’, encabeçada pelo prefeitável João Raimundo Neto (DEM). Ele denunciou que, no dia 31 de outubro deste ano, Maria do Carmo e Idácio concederam entrevista na emissora de rádio, “onde falaram de matéria sobre matéria eleitoral atinente à postulação eleitoral, o que caracteriza propaganda eleitoral antecipada”. Acompanham a representação um CD e a degravação do mesmo.

Na sentença, a juíza sustenta que o programa radiofônico fala “claramente do trabalho dos candidatos, das melhorias que serão realizadas em Nova Olinda por atuação dos candidatos e solicitando apoio do povo à candidatura dos mesmos, na mensagem subliminar de buscar mudanças”.

Acrescenta Luciana Rodrigues que a “candidata conclama o povo a unir-se aos mesmos visando a trazer mudanças para o Município, fazendo o candidato Idácio Souto Alves menção a diversas melhorias que serão e já estão sendo feitas ao município, em manifesta expressão de programação de campanha”.

Observa-se igualmente, assinala a magistrada, que o programa foi desenvolvido sob a forma de entrevista, “em que o radialista indaga a candidata sobre as mudanças para Nova Olinda, relatando que o povo deposita confiança nos representados, havendo participação evidente da Rádio Gravatá FM na propaganda extemporânea”.