sábado, 15 de agosto de 2009

NÓ CEGO - CARNAVAL DE 1979

(clic na foto)

Fábio Mozart - A MÃO QUE GOVERNA

A MÃO QUE GOVERNA

Fábio Mozart

A menininha chegou cedo para o primeiro dia de aula. Sentou timidazinha, com sua bolsa nova, roupa nova e medos também novos. Era frágil, e mais pequena ficou diante da professora imensa, de aspecto cruel. Teve uma estranha e arrepiante sensação de que aquela mulher seria catalisadora das piores taras, com sua potente régua, seu olhar duro e perverso.

Foi assim durante a aula e durante o ano: canhota, levava pancadas com a régua para aprender a escrever “direito”. Ao menor descuido na tentativa de usar a mão esquerda, lá vinha a professora por trás, de surpresa. Engolia o choro, transformava a angústia em desenhos, sua paixão. Aprendeu a escrever com a mão direita e a esconder seu sentimento de terror diante da abominável mulher com a régua na mão.

A professora continuou lá, sempre presente ao longo de sua vida. Ainda que às vezes quase imperceptível. Naqueles tempos de verdes começos, escrever com a mão direita envolveu um longo aprendizado, não só de caligrafia. A menininha, por natureza rebelde e criativa, aprendeu a aparentar timidez e conformismo. Deu-se conta de que sua mão direita poderia escrever longas cartas, mas só a canhota seria capaz de criar algo conciso, simples e bem amarrado, como sua personalidade. Em poucas linhas.

A mão esquerda já construía seu mundo por si própria. Escondida da professora, a menininha potencializava suas narrativas visuais, com a força e a energia da esquerda. Ocasionalmente, a pequena fazia malabarismo, escrevendo com as duas mãos simultaneamente. Com a direita, o desafio de escrever os exercícios da escola. Com a esquerda, desenhava estórias em quadrinhos. Essa dobradinha, tarefa mágica, resultava na combinação equilibrada do seu modo de encarar o mundo, entre a resistência ao fascismo e as aquarelas coloridas de sua alma de artista.

Seja como for, a menininha cresceu, saiu da escola opressora, assumindo-se como ambidestra. Em busca de sua identidade, lançou mão da estratégia de driblar as mãos de ferro, persistindo sempre, usando sua mão esquerda ao lidar com a realidade, sem histeria. Como um observador distante, a mão direita, nessas horas, tinha uma postura de contemplação e consentimento. Não podia fazer nada diante da arte de sobrevivência explícita.

O impacto: um dia a mão esquerda fugiu ao controle da menina-moça, como uma espécie de prisioneiro que de repente se vê livre. O mundo, de uma forma geral, foge ao nosso controle nessa etapa da vida. A mão direita flagrou seu par, a canhota, para além dos gestos normais dos movimentos cotidianos. Pela primeira vez, a mão direita da menina-moça sentiu-se isolada num estranho mundo de sensações lúbricas. A mão esquerda acabava de descobrir o “Amor Veneris”, o órgão que governa o prazer nas mulheres. E com a descoberta, veio a reflexão sobre o poder. A mulher se descobrindo sexualmente. Descobrindo o clitóris, a mão esquerda teve, enfim, o controle do gozo da menina-moça. A descoberta foi tão importante que a mão direita quedou-se humilhada e teve um surpreendente movimento retroativo: “Quando por algum motivo preciso escrever com ela, a letrinha é exatamente igual àquela que ficou lá atrás, num período cinzento da minha infância”.

A mão direita gosta de se refugiar no passado e se apoiar em ícones, heróis ordinários e falsos protetores. A esquerda é sua versão mais nobre e corajosa. Elas se combinam, num jogo reiterado entre realidade e ficção, fuga e acomodação. O ponto X da questão passa longe do ponto G. É gozar e fazer gozar com a mão “que afaga e que apedreja”.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

LEIA O QUE LULA DIZIA DE SARNEY. Hoje Sarney continua mais bandido que antes, mais LULA O DEFENDE.

“A Nova República é pior do que a velha, porque antigamente na Velha República era o militar que vinha na televisão e falava, e hoje o militar não precisa mais falar porque o Sarney fala pelos militares ou os militares falam pelo Sarney. Nós sabemos que antigamente, os mais jovens não conhecem, mas antigamente se dizia que o Ademar de Barros era ladrão, que o Maluf era ladrão. Pois bem, Ademar de Barros e Maluf poderiam ser ladrão, mas eles são trombadinhas perto do grande ladrão que é José Sarney .

“Nós não queremos as eleições diretas para tirar o sicrano e botar beltrano. Nós queremos eleições diretas pra tirar um segmento social e colocar outro segmento social, nós queremos as eleições diretas para tirar a burguesia e colocar a classe trabalhadora pra governar esse país. O ministro da Previdência Social pegou 1 bilhão de cruzados e ao invés de aplicar no salário dos aposentados, comprou 328 apartamentos para 328 marajás em Brasilia. O presidente da República ao invés de fazer açude, ao invés de fazer cacimba, ao invés de fazer poço artesiano ou fazer irrigação no Nordeste, vai gastar 2 bilhões e meio de dólares pra construir uma ferrovia, Norte-Sul, ligando a casa dele no Maranhão até a casa dele em Brasília”.

“Nós não temos governo. O Sarney, ora diz que manda, mas não manda, quem manda é os milico, o Ulisses Guimarães ora diz que manda, mas não manda, quem manda é os milico. E na briga do Sarney com Ulisses, quem manda mais ou quem manda menos, a classe trabalhadora se ferra. (…) Para que a gente tenha um outro tipo de país é preciso que a gente tenha um outro tipo de governo porque esse que tá lá não é governo, esse que tá lá, na verdade, é um impostor porque não chegou à Presidência da República pelo voto direto do povo; chegou à Presidência da República assaltando o poder“.

Hoje, Sarney esqueceu o discurso que Lula nem lembra que fez. Não é falta de memória. É falta de pudor.

Olhe esta charge e leia o texto final. Muito interessante.

Essa pergunta foi a vencedora em um congresso sobre vida sustentável.

"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

Passe adiante!
Precisamos começar JÁ!
Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo
vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos,
inclusive em respeitar o planeta onde vive...o papel da escola é passar
o conhecimento e não a educação. Educação é dever dos pais!

ITABAIANA TA NO PROjovemTRABALHADOR

A Secretaria do Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) prorrogou as inscrições para as seis mil vagas do ProJovem Trabalhador, modalidade Juventude Cidadã, até o dia 23 de agosto. As aulas começam ainda este mês e as inscrições só podem ser feitas pela Internet, no portal do Governo do Estado www.paraiba.pb.gov.br

já se inscreveram no programa até a última sexta-feira 6.573 jovens, segundo o coordenador do Comitê Gestor do Projovem Trabalhador, Jefferson Palmeira. A prorrogação das inscrições foi porque houve pane no sistema de inscrição online e vários gestores e organizações juvenis solicitaram o adiamento.


Os jovens de 18 a 29 anos inscritos receberão uma bolsa auxílio de R$ 120,00 durante cinco meses, mediante comprovação de 75% de frequência nas aulas dos cursos de capacitação oferecidos.


Os selecionados terão oportunidade de participar de uma das 200 turmas de capacitação para atuar em áreas como Telemática, Administração, Alimentação, Construção e Reparo, Metalmecânica, Vestuário, Turismo e Hospitalidade, Gráfica, Arte e Cultura, Esporte e Lazer e Agroextrativismo.


O ProJovem Trabalhador tem o objetivo de preparar o jovem para o mercado de trabalho em ocupações alternativas geradoras de renda, através de cursos de capacitação que serão realizadas 68 cidades paraibanas. Após a seleção on-line, os inscritos deverão preencher formulário de inscrição e apresentar documentos nas sedes das cidades onde ocorrerão os cursos.


Terão prioridade jovens cadastrados no programa Bolsa Família, com idade entre 18 a 29 anos, que estejam em situação de desemprego e membros de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo.


O termo de adesão ao programa ProJovem Trabalhador foi assinado pelo governador José Maranhão e o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, no último dia 26 de junho, no Palácio da Redenção, em João Pessoa. A previsão é que em 2010, pelo menor 15 mil jovens sejam atendidos pelo programa na Paraíba.


FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO:
clic www.paraiba.pb.gov.br

Relator da ADPF 155, Lewandowsky sinaliza em despacho ser favorável à realização de novas eleições na PB...

Em seu blog, o jornalista Geovaldo Carvalho faz uma observação procedente ao "mergulhar" na essência do despacho do ministro Ricardo Lewandowski, no qual admite o ingresso do PMDB como partícipe do processo referente à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental-ADPF 155, que pede nova eleição na Paraíba: ele sinaliza claramente que seu parecer será favorável à realização de um novo pleito no Estado, com base no que estabelece a Constituição para casos do gênero.

No despacho em que admite o PMDB na condição de amicus curiae (amigo da corte) na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental-ADPF, em que o PSDB pede nova eleição na Paraíba, o relator da matéria no Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, praticamente sinaliza com a precedência de novo pleito no estado.

Lewandowsky admite que o PMDB atende os requisitos necessários para participar da ação, na qual fará defesa oral para tentar garantir a manutenção de José Maranhão no Governo, mas abre seu despacho de forma clara, no qual amplia as chances do PSDB conseguir novas eleições na Paraíba. Diz o ministro:

- Trata-se de arguição de descumprimento de preceito fundamental, ajuizada pelo Partido Social Democracia– PSDB, com pedido de concessão de medida cautelar inaudita altera pars, objetivando conferir interpretação conforme a Constituição ao art. 2245 do Código Eleitoral, de maneira que, seja qual for o motivo da nulidade e, independente de a eleição ter ocorrido em dois turnos, se a maioria dos votos for de sufrágios nulos, impõe-se a convocação de nova eleição.

O governador José Maranhão assumiu com a minoria dos votos, vez que a maioria dada a Cássio Cunha Lima no pleito de 2006 foi anulada, quando da cassação deste mandato no Tribunal Superior Eleitoral, enquadrando-se , portanto, nas condições legais de novo pleito no estado, exemplo do que aconteceu no Tocantins.

Os autos estão conclusos ao relator que a qualquer momento poderá pedir pauta e levar seu parecer ao plenário do Supremo Tribunal Federal, quando o PSDDB e o PMDB farão defesa oral, com posterior votação da matéria pelos membros daquela Corte.

CHARGES DO BLOG hoje 14 de agosto...

E continua a guerra Globo x Record! O Jornal Nacional divulgou 300 denúncias contra o bispo Edir Macedo. “Universal é acusada de lavar dinheiro.” “Dízimo dos fiéis foi usado pra comprar emissoras.” Como diz o Edir Macedo: “Templo é dinheiro.”

E depois dessas denúncias, os pastores da Universal vão pregar novos ensinamentos: 1-) Devemos fugir das tentações de Satanás e dos fiscais do Imposto de Renda. 2-) Para que esperar o Reino dos Céus se a Suíte Presidencial do Copa é mais confortável? 3-) Quem assistir novela da Globo vai pro inferno!

Fábio Mozart - Registrando a história dos anônimos.

Registrando a história dos anônimos.

Fábio Mozart

O grande poeta português Fernando Pessoa acreditava que, por mais que o homem saiba, sempre tem alguma coisa para aprender com as pessoas, não importa se essas pessoas são cultas ou ignorantes. “É regra da vida que podemos, e devemos, aprender com toda a gente. Há coisas da seriedade da vida que podemos aprender com charlatães e bandidos, há filosofias que nos ministram os estúpidos, há lições de firmeza e de lei que nos vêem no acaso. Tudo está em tudo”, resumiu o imortal Pessoa.

O historiador Peter Burke diz que “a história das pessoas comuns e sua relação intrínseca com a estrutura social é muito importante; a história dos mais esquecidos, dos marginalizados pela história oficial é essencial para a compreensão dos fatos, pois a história deve ser vista de baixo. Isso abre a possibilidade de uma síntese mais rica da compreensão histórica através da experiência cotidiana das pessoas”. Essa é a idéia de um livro que estou lançando na cidade de Mari, falando da história da cidade a partir de depoimentos e perfis das pessoas simples, algumas de excepcional capacidade criativa, homens e mulheres do povo citados na dinâmica do coletivo, na construção de uma identidade mariense.

Compadre Castor, meu assessor para assuntos de botequim, é quem resume essa tese: “lugar de filosofar é em casa de rapariga”. Meu livro não tem orelhas, que ele não usa óculos, dispensando, portanto, este acessório anatômico, mas conta com apresentação do ilustre Neneu Batista, galego dedicado aos afazeres culturais de sua terra, diretor de cultura da Prefeitura de Mari. No livreto desfilam os imortais Chapéu do Correio, Caveirinha, Manoel do Bar, Nelson do Bar, Biu da Pedra, poeta Zé Hermínio, a cafetina Maria Pintada, o cantor brega Heleno Boca de Rosa, o locutor Assis Firmino e tantas outras figuras de proa da história não oficial de Mari.

O livrinho recebeu o nome de “Mari, Araçá e outras árvores do paraíso”, dedicado aos amigos que fiz quando morei por lá, chegando naquela cidade em 1988, ocasião em que o Município comemorou 30 anos de emancipação política. Fiz então um esboço incompleto da história mariense para ser teatralizado, o que realmente foi realizado com o Coletivo Dramático de Mari, conjunto cênico que fundei na ocasião. A direção ficou a cargo do competente Carlos Cartaxo. Foi nosso primeiro trabalho teatral na terra de Adauto Paiva, de quem ouvi falar com as melhores referências pelo seu caráter e espírito de doação à causa do folclore e da cultura em geral, como um intelectual sensível que foi.

Agradeço ao atual prefeito da cidade, Antonio Gomes, por acreditar no projeto, com o compromisso de levar ao público leitor mariense, principalmente à juventude, esta obra que, por seu restrito enfoque local, não animaria um interesse comercial da iniciativa editorial privada.

Para nós, como um país novo, sem muita sedimentação racial ou cultural, a pesquisa e o resgate de nossa história deveriam ser obrigatórios nas escolas. Mari segue em frente, sempre se renovando na sua destinação humana e cultural. Este trabalho pretende ser, em sua simplicidade, uma espécie de ABC dos homens simples que construíram a base do que somos hoje.

Ricardo Sérvulo Advogado itabaianense assume defesa de vítimas da chacina do Rangel.

O advogado Ricardo Sérvulo foi constituído pela família de Moisés Soares dos Santos e Divanise de Lima Santos como advogado das vítimas da execução de ambos e mais três filhos pequenos no caso que ficou conhecido como a chacina do Rangel. Sérvulo disse que houve homicídio triplamente qualificado e responsabilizou a dona de casa Edileuza Oliveira dos Santos pela morte de Divanize, que estava grávida de gêmeos, e das crianças - duas meninas, de 3 e 10 anos e um garoto de 4 anos.

"A participação da esposa foi fundamental nesse crime que teve uma crueldade medieval. O adolescente que sobreviveu à execução me disse que ela teria instigado o marido a se vingar da família de Moisés por causa de uma briga banal. Ela arquitetou o crime de maneira animalesca. Como mulher e mãe, é ainda mais incrível que tenha tido a coragem de retalhar uma gestante e três crianças pequenas e indefesas, que estavam dormindo e não tiveram a mínima condição de se defender", disse o advogado.

Moisés e Edileuza estão presos em João Pessoa, apesar dele ter assumido toda a culpa pelos crimes. A polícia, contudo, não acredita na versão do gesseiro e decidiu manter a esposa atrás das grades até o julgamento do caso, previsto para novembro.

Ricardo Sérvulo: Advogado militante, professor universitário, pós-graduado em Direito Processual Civil, e Doutorando pela UMSA – Buenos Aires/Argentina.
Advogado do PSB na Paraíba e Presidente do Diretório Municipal em Itabaiana.

Parlamentopb.com.br - Notícia por e-mail

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

PREFEITO Ricardo Coutinho: Moradores do Alto do Mateus ganham praça nesta sexta-feira.

Os moradores do bairro do Alto do Mateus agora têm um espaço totalmente equipado para lazer, esporte e interação social. Trata-se da Praça das Mangueiras, que foi construída pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e será entregue oficialmente pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB), nesta sexta-feira (14), a partir das 17h.

De acordo com o diretor de Obras da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Rodrigo Marques, antes da intervenção do Governo Municipal, no local só havia um espaço vazio sem qualquer aproveitamento social. "Mesmo sendo localizado na principal do bairro, o espaço era apenas um terreno baldio, nada mais. A partir de agora, a população do Alto do Mateus terá um local para se encontrar, praticar esporte e participar de eventos culturais", ressaltou Rodrigo.

A Prefeitura da Capital investiu cerca de R$ 607.220,00 no novo equipamento público, que fica localizado no cruzamento das ruas Índio Arabutan e José Gomes de Abreu, principal via do bairro. O projeto consta de uma área de diversão para as crianças com gangorra, balanços e escorregos. A estrutura da praça é composta ainda de uma quadra de areia para a prática de vôlei e outra poliesportiva com piso; dois conjuntos de mesa para jogo de damas; barras de exercício físico, além de uma extensa calçada, que percorre toda a extensão do espaço e servirá para a realização de cooper. Outras benfeitorias foram a implementação de projetos de iluminação ornamental e jardinagem, inclusive com plantio de árvores.

Cultura – Com o objetivo de promover também o setor cultural, a Prefeitura construiu no local um anfiteatro, nos padrões dos demais já construídos, a exemplo da Praça da Paz. Todo o espaço mede aproximadamente 2,5 mil metros quadrados.

Esta obra faz parte do projeto executado pela Prefeitura de João Pessoa que está recuperando e construindo praças em vários bairros da Capital. Desde 2005, a Prefeitura já entregou a população da Capital paraibana cerca de 40 praças reformadas ou construídas. Outras 18 ainda estão em processo de edificação e 22 estão sendo projetadas pela equipe de engenharia da Secretaria de Planejamento (Seplan). Todas as obras são executadas com recursos próprios do Governo Municipal.

Gisa Veiga - A ponta do iceberg

“Não sei de nada... o que está acontecendo mesmo”?

Não, não é o Presidente Lula falando. É o governador da Paraíba, José Maranhão, que finge não saber de nada de ruim que acontece em torno dele. Ou com o consentimento dele, sei lá.

Se Maranhão não sabe das coisas gravíssimas que gravitam em torno dele, a oposição tem que fazer o papel de informante do governador. Então, que a oposição investigue direitinho outras empresas que poderiam estar sendo beneficiadas com, digamos, a generosidade do Estado em relação às suas dívidas com o Fisco. Como a Ambev, por exemplo.

Cito a Ambev porque dois leitores meus “cantaram a pedra”. Pode ser só futrica de mau gosto. Mas outras pessoas também espalharam o mesmo boato pela cidade. Se for só boato, ótimo. Mas se existe algo de tenebroso no ar, que o lado bom do governo e a oposição, é claro, investiguem para não deixar o cofre do Estado furado.

Além da Ambev, que está sendo citada sem que até agora ninguém prove alguma coisa contra ela, outras, ou melhor, todas as empresas contribuintes devem ser minuciosamente investigadas. Se ocorreu uma trapalhada em relação ao Moinho Dias Branco, quem garante que outras empresas também não teriam ou estariam a ponto de serem beneficiadas com redução ou perdão de dívidas astronômicas sem qualquer justificativa convincente?

A oposição, cujo papel é o de fiscalizar o governo, não pode dormir no ponto. Tem que tomar as rédeas da investigação. A denúncia do Moinho Dias Branco caiu de paraquedas para a oposição. Mas não dá pra ficar esperando que tudo caia prontinho em suas mãos. Arregacem as mangas e mãos à obra. Investiguem. E não apenas investiguem as denúncias que lhes cheguem às mãos, mas tudo o que possa ser potencialmente alvo de corrupção.

Não basta apenas convocar Marcelo Weick para ouvir, na Assembléia Legislativa, as mesmas explicações que ele tem dado à imprensa. Isso é bom pra tirar fotos e proveito da situação, claro, que ninguém é besta. Mas é preciso muito mais.

O Caso do Moinho pode ser apenas um caso isolado, um tremendo mal-entendido, ou um teste dos espertos tipo “se colar, colou”. Mas, também, pode ser a ponta de um iceberg.

Vem ai! Muita propaganda enganosa.

Licitação na propaganda: após cadastrar 25 agências, comissão avalia pedidos de impugnação.

Foram ao total 25 as agências de publicidade que entregaram, na manhã desta quinta-feira, os documentos de habilitação à Secretaria de Comunicação Institucional do Estado da Paraíba, para participar da licitação dos oito lotes colocados em Edital para produzir as campanhas publicitárias do Governo estadual.

Inicialmente, foi sugerida a criação de uma comissão de agências para conferir os documentos apresentados pelas concorrentes, mas como todas as agências tiveram que assinar a documentação de conferência, a sugestão acabou não sendo acatada.

A comissão de licitação agora está rubricando todos os documentos entregues e vai retomar a sessão no turno da tarde para verificar se há algum tipo de impugnação de uma agência sobre outra(s). A comissão garantiu que não sai nesta quinta-feira nenhum tipo de resultado sobre as empresas habilitadas a apresentar as propostas técnicas, na próxima etapa do processo licitatório.

Entre as agências inscritas estão: Dádiva, Ação Promocional, Suetoni, de Brasília, Level de Recife, Miranda Propaganda, Takes, RPG, GCA, Três, 9 Idéia, Antares, FAZ, MAIS, Oficina de Propaganda, DeBrito, SIN, Real Propaganda, Duda Propaganda, Makplan, Artfinal, SIGNO, ZAG e Criare.

Câmara de Vereadores de Itabaiana nadar em dinheiro. Veja quem mergulha nesta piscina. (87 mil reais todo mês)

Vereadores que não tem assessores parlamentar: Dr. Ribamar, Zé Cobal, Elias da Banca, Zé do Curtume e Dedé Tavares.
Folha de Pessoal - Janeiro/2009 - Comissionado
ASSESSOR PARLAMENTAR

ADRIANA CRISTINA DE OLIVEIRA
ADRIANO DE ARRUDA FERREIRA
ANTONIO LUIZ MEDEIROS
ARNALDO DE ARRUDA BARBALHO SEGUNDO
BRENO DE SOUSA E SILVA
GILMARA ALVES SILVA
IZAIAS ARAUJO DE BRITO
JANAINA CARLA LOPES
JANILDO ALVES DA SILVA
JAQUELINO DA SILVA
JOAO PATRICIO DA SILVA
JOSE CARLOS ALVES BARBOSA
JOSE RICARDO AQUINO DE ARAUJO
JOSEANE FERNANDES DA SILVA
JOSINALDO ROBERTO DE SOUSA
KILVANIA SALVINA DE ARAUJO COUTINHO
LENILDA MARIA DA SILVA
LEOCARDO OTAVIO DE ALMEIDA
LUANA DE ARAUJO BARBOSA
MANOEL CARLOS DA SILVA
MARIA APARECIDA FERREIRA DA SILVA
MARIA DAS GRACAS PEREIRA
MARIA DE FATIMA PAULINO DA SILVA
MARIA JOSE ALVES DO NASCIMENTO
SOLANGE MUNIZ DE ANDRADE MARINHO
Total de 25 asessores:

SALÁRIO DO VEREADOR 2 MIL 700 reais
SALÁRIO DO PRESIDENTE DA CÂMARA 5 MIL 400 reais

Passado 6 meses a farra continua...

Folha de Pessoal - Junho/2009 - Comissionado
ASSESSOR PARLAMENTAR

ADRIANO DE ARRUDA FERREIRA
BRENO DE SOUSA E SILVA
GILMARA ALVES SILVA
IZAIAS ARAUJO DE BRITO
JANAINA CARLA LOPES
JANILDO ALVES DA SILVA
JOSE RICARDO AQUINO DE ARAUJO
LUANA DE ARAUJO BARBOSA
MARCILENE EULALIA DE ANDRADE
MARIA DAS GRACAS PEREIRA
MARIA HELENA RODRIGUES PESSOA
SOLANGE MUNIZ DE ANDRADE MARINHO

ASSESSOR PARLAMENTAR PRESIDENCIA
ARLINDO BENTO CORREIA
JANETE CORREIA DE LUCENA
MARIA DO SOCORRO GOMES SILVA
Total 15 assesores:

SALÁRIO DO VEREADOR 3 MIL E 500 reais
SALÁRIO DO PRESIDENTE DA CÂMARA 7 MIL reais

Na entrevista com o radialista Marcos Adriano no programa radiofônico Jornal da cidade, o Presidente da Câmara disse que tinha acabado com todos os assessores parlamentares em troca de um aumento para os vereadores. Os vereadores tiveram o aumento, mais as assessorias continuaram. O salário passou de 2 mil e 700 para 3 mil e 500.

O blog foi informado que 5 vereadores não sabiam que ainda existia assessores parlamentares , se esta informação for verdadeira, a câmara de Itabaiana está copiando o Senado Federal, e fazendo escola com José Sarney, nos atos secretos.

Só para efeito de comparação, Patos, a cidade mais rica do sertão paraibano, tem 11 assessores parlamentares. INGÁ 7 assessores / BANANEIRAS 9 assessores. Entre no SAGRE do TCE E CONFIRA...


Junho/2009 CÂMARA DE ITABAIANA = 60 MIL 647 REAIS
Junho/2009 CÂMARA DE PILAR = 32 MIL 448 REAIS
Junho/2009 CÂMARA DE MOGEIRO = 28 MIL 758 REAIS
Junho/2009 CÂMARA DE JURIPIRANDA = 29 MIL 662 REAIS
Junho/2009 CÂMARA DE SÃO J. DOS RAMOS = 20 MIL 989 REAIS
Junho/2009 CÂMARA DO INGÁ = 48 MIL 635 REAIS
Junho/2009 CÂMARA DE BANANEIRAS = 45 MIL 355 REAIS


Fonte: Tribunal de Conta do Estado da Paraíba.

Fábio Mozart - Alcoolismo na História

Alcoolismo na História

Fábio Mozart

Acabei de ler o livro “Hic!stórias – Os maiores porres da história da humanidade”, de Ulisses Tavares, um cara que deve beber seus gorós, mas é um escritor do cabrunco: já escreveu mais de cem livros sobre os mais diversos assuntos. Apenas em poesia, o cara já vendeu mais de oito milhões de exemplares.

Nesse livro sobre os cachaceiros, desde a antiguidade bíblica até o porre de Jânio Quadros que acabou renunciando à presidência do Brasil, Ulisses narra os problemas de alcoolismo dos grandes nomes da história da humanidade. Tem cada caso engraçado e trágico, contado com humor, que a gente não tem vontade de largar o livro. Quando acaba, fica aquela sensação de ter acabado uma boa garrafa de uísque, com gostinho de “quero mais”. Os pinguços sabem do que estou falando.

No fim, o autor lamenta não poder contar casos de muitos brasileiros famosos, por causa da proibição das famílias, ameaças de indenizações e censuras. Ele acha que não há democracia no Brasil, porque a liberdade de expressão é uma lorota.

Sobre o assunto, lembro que o meu jornal Tribuna do Vale foi ameaçado de processo judicial por ter publicado uma crônica humorística falando de uns bebinhos de Itabaiana e Pilar. Coisa engraçada, piada sem nenhuma intenção de macular a honra de ninguém, mas os homenageados não gostaram e partiram para a truculência jurídica. Como nesse blog não tem censura, em homenagem ao livro do Ulisses que acabei de ler, reproduzo a matéria. Antes, levanto um brinde aos meus amigos paus-d’água, os que gostam de um mé, os inestimáveis compadres “pés-de-balcão”.


LEIA NA ÍNTEGRA:
clic colunafabiomozart.blogspot.com

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Cássio diz a jornalista que está indefinido sobre apoio ao Governo.

O ex-governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima, encaminhou um email ao jornalista campinense Juarez Amaral no qual admite que ainda não decidiu que candidato vai apoiar para o Governo do Estado no ano que vem:

"Não tenho nenhuma decisão tomada sobre esta questão tao relevante para a vida de tanta gente. A política da Paraíba, lamentavelmente, voltou a ser usada para perseguir, discriminar e maltratar pessoas e até cidades. Até porque, por mais peso que eu possa ter, esta nunca será uma escolha individual. Tenho que conversar e ouvir muito para agir de forma correta. E temos tempo suficiente para isso. E não quero apenas disputar as eleições. Desejo vencê-las", diz Cássio em sua correspondência eletrônica.

O email, datado de 10 de agosto, foi repassado ao Parlamentopb e autorizada a divulgação de seu conteúdo pelo destinatário.

EXORCISMO NO DINHEIRO DO EDIR MACEDO: SAI DESSE BOLSO QUE NÃO TE PERTENCE.

Prisão Universal do Reino de Deus, urgente – a Justiça aceitou denúncia contra dez pessoas da Universal por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. O Omo lava mais branco, mas o Edir parece que tá lavando melhor. E eu quero fazer um exorcismo no bolso do Edir. Vou falar pro dinheiro dele: Sai desse bolso que não te pertence mais.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Contato: JUAREZ MENESES 3281-1051

Com uma morte a cada cinco casos confirmados, Gripe A mata 40 vezes mais na PB do que a média nacional.

O Estado da Paraíba já confirmou 10 casos da nova gripe H1N1 e vitimou duas pessoas. Com base em dados da média nacional apresentados na manhã de ontem (10) durante entrevista coletiva na Secretaria Estadual de Saúde, quando a equipe do secretario José Maria de França informou que a cada 200 casos registra-se uma morte, conclui-se que na Paraíba a nova gripe mata 40 vezes mais que no restante do Brasil.

Na região Nordeste, a Paraíba também se destaca a frente dos outros Estados. Quatro mortes casos já foram confirmadas na região, sendo duas no estado da Paraíba, uma em Pernambuco e outra na Bahia.

A morte de um menino de apenas 13 anos no último domingo (10), na cidade de Campina Grande, pode ser o terceiro caso fatal na Paraíba.

O próprio secretário José Maria de França admitiu que, nos próximos meses, deverá haver um aumento considerável de casos de Gripe A no estado. De qualquer sorte, ele assegura que a Secretaria de Saúde do Estado está cumprindo todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e que está sendo ampliada a rede de combate à doença.

Números

Segundo levantamento apresentado por José Maria de França na coletiva, a Paraíba já registrou 46 notificações, mas apenas em 10 casos foi confirmada incidência de Gripe A.

Do total de 46 notificados, 21 casos foram descartados, 15 estão em investigação e nove estão sendo acompanhados.

Atualmente, a Paraíba conta com 680 lotes de medicamento disponíveis para tratamento da doença. Segundo o secretário, em cada tratamento é necessária a utilização de um lote por pessoa.

COLLOR O LOUCO! - Coluna de Roberto Pompeu

Roberto Pompeu de Toledo - Elle, o de sempre
"Quando Collor se cansou de Simon e de Sarney, sobrou
para quem? O colunista que vos fala. O que disse é mentira.
Mais uma vez: MENTIRA. E uma terceira: MEN-TI-RA"

Pode sentir-se defendido quem tem em sua defesa a dupla formada pelos senadores Renan Calheiros e Fernando Collor de Mello? Há defesas que ferem como ataque. Num primeiro momento funcionam, como funcionou a furibunda blitz desfechada pela dupla contra o senador Pedro Simon, na memorável sessão do Senado da última segunda-feira. A torrente de insultos, insinuações e, da parte de Collor, assustadoras caretas lançadas contra Simon intimidou o senador gaúcho a ponto de, como ele afirmaria mais tarde, ter sentido medo físico. Mas o ônus de carregar pela vida afora, e biografia adentro, o fato de ter contado com tais defensores supera o alívio momentâneo. Os senadores do PT sabem disso e conspicuamente procuram se dissociar dos referidos senhores. Já o presidente do Senado, José Sarney, não bastassem os próprios problemas, é refém de um duo cujo abraço aperta, aprisiona e sufoca como tenaz.

O senador Collor superou-se, naquele dia, na utilização dos velhos recursos em favor do novo papel de injustiçado e sofredor. Buscando inspiração no aparelho digestivo, ordenou a Simon que "engolisse" as próprias palavras e "as digerisse como julgasse conveniente". Chamou o honrado senador de "parlapatão". E enquanto isso armava seu impressionante repertório de expressões fisionômicas e exalações corporais, um conjunto que, querendo sublinhar indignação, acaba por revelar um perturbador descontrole. A respiração era pesada como a do touro ao investir contra o pano vermelho. Repetiam-se os estranhos olhos fixos de outras ocasiões. E a alturas tantas, quando se cansou de Simon e de Sarney, sobrou para quem? Quem? Quem? O colunista que vos fala. Disse ele que "o jornalista chamado Roberto Pompeu de Toledo, que costuma sujar a última página de uma revista local, se não me engano a VEJA", procurou o ministro Ilmar Galvão, encarregado, no Supremo Tribunal Federal, de relatar o processo contra ele, Collor, à época do impeachment, e lhe propôs: "Ministro, declare a culpa do Fernando Collor que nós daremos ao senhor a capa e as entrevistas de páginas amarelas da revista". O ministro, indignado, teria expulsado o interlocutor de seu gabinete.

Deus do céu, quanta pretensão, num pobre jornalista, achar que a efêmera glória do bom tratamento num órgão de imprensa pudesse influenciar o julgamento de um ministro do Supremo! Collor acrescentou que Roberto Pompeu de Toledo não poderia desmentir tal episódio. Pode sim. É mentira. Mais uma vez: MENTIRA. E uma terceira: MEN-TI-RA. A conversa que na época o colunista teve com Ilmar Galvão não teve nunca, jamais e em tempo algum o caráter de (ingênua) negociação do julgamento do ministro contra possível tratamento privilegiado em VEJA. Mesmo se, enlouquecido, o jornalista quisesse fazê-lo, não teria poderes, como não tem agora, nem nunca teve, de dispor da capa ou das páginas amarelas da revista. Seu único e singelo objetivo era informar-se. Claro está que se não houve o principal – uma tentativa de negociação – também não houve o secundário – a expulsão do gabinete. Em todo caso, registre-se que o cinematográfico desfecho pretendido pelo senador é outra mentira, MENTIRA, MEN-TI-RA. A entrevista transcorreu em clima de cordialidade.

Como encerrar este artigo? Primeira hipótese: dizer que sujar páginas por sujar páginas, perito mesmo na especialidade é o ex-presidente – no caso, sujar as páginas da história do Brasil. Sentencioso demais. Se os leitores permitem a falta de modéstia, o colunista gostaria na verdade é de congratular-se consigo mesmo. Ao contrário de Sarney, ele não tem Collor como defensor. Tem como acusador. É uma honra.

CÂMARA DE ITABAIANA: Folha de Pessoal - Junho/2009

Inativos / Pensionistas / Valor 989,98 / 2 Servidores:

EFEIVOS / 3 AGENT. ADM. I / 2 AUX. SERV. GERAIS / 1 BIBLIOTECARIO / 3 DATILOGRAFO / 1 OPERADOR SOM / TOTAL 10 Servidores / Valor 11.987,33

Eletivo / 9 Vereadores / Valor 35.000,00

Comissionado
ASSESSOR JURIDICO/1:
FRANCISCO EDUARDO REGIS DE ASSIS

Comissionado
ASSESSOR PARLAMENTAR: 12
ADRIANO DE ARRUDA FERREIRA
BRENO DE SOUSA E SILVA
GILMARA ALVES SILVA
IZAIAS ARAUJO DE BRITO
JANAINA CARLA LOPES
JANILDO ALVES DA SILVA
JOSE RICARDO AQUINO DE ARAUJO
LUANA DE ARAUJO BARBOSA
MARCILENE EULALIA DE ANDRADE
MARIA DAS GRACAS PEREIRA
MARIA HELENA RODRIGUES PESSOA
SOLANGE MUNIZ DE ANDRADE MARINHO

ASSESSOR PARLAMENTAR PRESIDENCIA: 3
ARLINDO BENTO CORREIA
JANETE CORREIA DE LUCENA
MARIA DO SOCORRO GOMES SILVA

CHEF. GAB. PRESIDENCIA: 1
MARIA ESTELITA DA SILVA VERISSIMO

CONTADOR: 1
JULIERME BARBOSA XAVIER

DIRETOR FINANCEIRO: 1
ALEXANDRE JOSE BARBOSA DOS SANTOS

19 SERVIDORES COMISSIONADOS = VALOR 12.670,00
9 VEREADORES = VALOR 35.000,00
10 SERVIDORES EFETIVOS = VALOR 11.987,33
2 Inativos / Pensionistas = VALOR 989,98

TOTAL DE 40 SERVIDORES
VALOR 60.647,31

Fonte: TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARAÍBA.

Folha de Pessoal - Junho/2009 / PM outras cidade


PM Pilar (Atualizado até 06/2009)
Inativos / Pensionistas / Valor 21.469,17 / Servidores 40
Efetivo / Valor 409.884,75 / Servidores 569
Eletivo / Valor 14.325,00 / Servidores 7
TOTAL = 445.678,92 / Servidores 616

PM Mogeiro (Atualizado até 06/2009)
Inativos / Pensionistas / Valor 13.060,00 / Servidores 27
Efetivo / Valor 242.162,07 / Servidores 320
Eletivo / Valor 12.750,00 / Servidores 2
Comissionado / Valor 27.912,21 / Servidores 23
Contratação por excepcional interesse público / Valor 85.619,14 / Servidores 121
TOTAL = 381.503,42 / Servidores 493

PM Salgado de São Félix (Atualizado até 06/2009)
Efetivo / Valor 218.345,56 / Servidores 385
Eletivo / Valor 9.733,33 / Servidores 3
Comissionado / Valor 51.227,76 / Servidores 78
Contratação por excepcional interesse público / Valor 40.783,00 / Servidores 24
Emprego público / Valor 558,00 / Servidores 1
TOTAL = 320.647,65 / Servidores 491

PM São José dos Ramos (Atualizado até 06/2009)
Efetivo / Valor 209.324,96 / Servidores 308
Eletivo / Valor 9.081,00 / Servidores 7
Comissionado / Valor 20.118,64 / Servidores 18
Contratação por excepcional interesse público / Valor 52.810,16 / Servidores 73
Emprego público / Valor 7.902,00 / Servidores 12
TOTAL = 299.236,76 / Servidores 418

PM Juripiranga (Atualizado até 06/2009)
Inativos / Pensionistas / Valor 10.980,69 / Servidores 24
Efetivo / Valor 231.855,70 / Servidores 263
Eletivo / Valor 17.373,46 / Servidores 7
Comissionado / Valor 47.063,87 / Servidores 61
Função de confiança / Valor 12.500,00 / Servidores 5
Contratação por excepcional interesse público / Valor 21.893,06 / Servidores 33
TOTAL = 341.666,78 / Servidores 393

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABAIANA - PB

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) acabar de disponibilizar no Sagres Online a folha de pessoal de todas a prefeituras dos 223 municípios paraibanos. A iniciativa foi idealizada pelo presidente do órgão, o conselheiro Nominando Diniz, que usou como justificativa para implantar a ferramenta a transparência que será dada a administração pública.

A partir de agora todas as pessoas da Paraíba, do Brasil e do mundo, que estiverem conectadas a internet poderão acompanhar as despesas com folha de pagamento de pessoal das prefeituras paraibanas.

Um analista de sistemas do TCE, que pediu para preservar seu nome, informou que o sistema foi acionado há cerca de 40 minutos. Segundo ele, neste primeiro momento, “está sendo disponibilizado apenas o montante referente aos recursos destinados a toda a folha, com a consulta por nomes sendo ativada apenas nos próximos dias, provavelmente já na próxima semana”.

“Por exemplo, numa determinada cidade, a folha de pessoal é de R$ 7 milhões, sendo R$ 4 milhões para efetivos e R$ 3 milhões para os comissionados. Dos R$ 3 milhões para comissionados, R$ 400 mil são para enfermeiros. Agora estamos especificando apenas isto, depois é eu iremos liberar a consulta por nomes”, explicou o analista.

clic www.tce.pb.gov.br

FPM DE ITABAIANA 1ª PARCELA DE AGOSTO

SISBB - Sistema de Informações Banco do Brasil
08/08/2009 DAF - Distribuição de Arrecadação Federal
ITABAIANA - PB

FPM - FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS

DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
10.08.2009 PARCELA DE IPI 77.269,84C
PARCELA DE IR 404.033,14C
RETENCAO PASEP 4.813,02D (RETIDO)
RETENCAO FGTS 14.439,08D (RETIDO)
INSS - EMPRESA 100.140,60D (RETIDO)
PARC./RET.INSS 24.805,23D (RETIDO)
DEDUCAO SAUDE 72.195,44D (SAÚDE)
DEDUCAO FUNDEB 96.260,58D (EDUCAÇÃO)
TOTAL: 168.649,03C (PREFEITURA)


TOTAL DOS REPASSES NO PERIODO

DEBITO BENEF. 314.450,90D
CREDITO BENEF. 692.978,69C

TOTAL GERAL LÍQUIDO = R$ 378. 527,79

DIA 1 A 10 DE AGOSTO

TABELA COMPLETA:
clic fpmdeitabaianapb.blogspot.com

Fábio Mozart - PLACA FRIA

PLACA FRIA

Fábio Mozart

A placa da Secretaria das Finanças da Paraíba (foto) está na estrada que liga a encruzilhada de Pilar à cidade de Juripiranga. Sobra pontuação e falta cultura rudimentar à informação oficial. É uma coisa escandalosa o Estado afixar placas com erros grosseiros de português.

Na mesma estrada, uns poucos quilômetros adiante, o Grupo Escolar Municipal Deputado Manoel Ferreira de Andrade está caindo aos pedaços, totalmente em ruínas. Negligência e descaso com a educação. Por isso é que o número de pessoas analfabetas com mais de 10 anos cresce em nosso país, segundo dados da ONU.

Essa nota foi publicada em 2005. Não sei se a situação persiste. Devem ter mudado a placa e reconstruído o grupo escolar. Mas a realidade, no geral, é quase a mesma nesta Paraíba velha de guerra.

Um a cada oito jovens da região Nordeste é analfabeto. A taxa de analfabetismo de jovens de 15 a 29 anos no Nordeste é de 12,5% – nas demais regiões, a média é de 2,6%. Melhor qualidade da educação básica depende da melhora da renda dos profissionais de educação, bem como melhoria da formação. Sem educação não há cidadania. Grande parte das crianças brasileiras que já foram alfabetizadas não consegue compreender textos básicos. A baixa qualidade do ensino no país deve-se a dificuldade de acesso, a má formação dos professores e a infra-estrutura defasada das escolas.

Segundo o Ministério da Educação, mais da metade (14.518) das escolas brasileiras de ensino fundamental não atingiu a média nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é de 3,8 pontos. A placa com erros de acentuação aponta para o descaso do Estado com relação à educação do povo.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Luís Tôrres / Caso Weick: uma pérola para a oposição

O governo Maranhão demorou alguns dias para tomar uma decisão. Mas quando tomou, é preciso reconhecer, acertou. A anulação do parecer do então procurador geral do Estado, Marcelo Weick, isentando o Moinho Dias Branco do pagamento de R$ 12 milhões teve dois alvos: frear uma guerra interna que se consolida entre integrantes do próprio governo e estancar, em parte, pancadaria externa.

Claro que, indiscutivelmente, todo recuo deixa marcas.

Esse caso diz respeito à isenção de R$ 12 milhões para os cofres do Estado, questionado por membros do próprio governo, de uma administração que há dois meses lutou desesperadamente para ver um empréstimo aprovado na Assembleia Legislativa. Ora, quem pede dinheiro para fazer obras não abre mão de dinheiro. Ou não é?

Mas a oposição tem – e teria – que tomar muito cuidado na condução desse debate para não parecer apenas barulhenta e deixar de explorar o assunto pelo lado que ele deve ser explorado. Não adianta, por exemplo, querer satanizar exclusivamente Marcelo Weick.

Tá certo que foi Weick o escalado para responder por uma nomeação no Estado, até hoje sem resposta, do filho do juiz Nadir Valengo, responsável por voto em favor da cassação de Cássio. Mas ali o então procurador apareceu mais como porta-voz do governo, do que réu.

Como diria Augusto dos Anjos, de todo jeito, satanizar exclusivamente o jovem advogado é inútil, é vão, é improfícuo. Especialmente, porque, ao fazer isso, a oposição faria com que o próprio governador passasse ao largo dessa história, no melhor estilo presidente Lula: “Não vi, não sei”. Ou seja, Maranhão não tem nada a ver com o que acontece de ruim no governo dele.

O caminho mais viável para que a oposição trave um debate de nível se conduz pela crítica a um governo que parece não ter unidade e, principalmente, clareza nas ações. Não tem unidade porque os auxiliares se desentendem. Não tem clareza por parecer faltar uma ordem por parte do chefe maior, seja de afrouxamento das questões fiscais, seja de “arrocho”.

A falta dessa clareza e dessa unidade conduz a problemas como este, que dão mote a que se pense em esquemas de corrupção. Além disso, a oposição não pode esquecer da incoerência do grupo do governador Maranhão. Que não muito longe chegou a sugerir CPI acusando o governo anterior de ter sido muito bonzinho e perder recursos na venda dos títulos da Cehap. Alguém lembra?

De uma forma ou de outra, a oposição na Paraíba tem tema para debate. E, o mais interessante nisso tudo, é que o tema foi provocado sem a participação da oposição.


Pergunta que não quer calar

Cadê os defensores da moralidade pública na Paraíba, Lúcio Flávio, presidente do Sindicato dos Administradores, e o auditor Otávio Sintônio Pinto, autores de ação contra o governador Cássio sob acusação de perda de recursos públicos na venda dos títulos da Cehap?

Parabéns de toda a Paraíba ao SINDIFISCO.

Toda a Paraíba parabeniza o SINDIFISCO, por ter evitado uma sonegação fiscal de 12 milhões e meio de reais.
Entenda o caso:

A empresa Moinho Dias Branco S/A Comércio e Indústria, foi beneficiada com um parecer do ex-procurador chefe do Estado, hoje secretario da casa civil advogado Marcelo Weick, onde mandou arquivar um auto de infração contra a empresa no valor de R$ 12,5 milhões, lavrado em 2007. A empresa havia contribuido com R$ 100 mil para a campanha do atual governador José Maranhão (PMDB). Graças a denuncia do Sindicato dos Agentes Fiscais do Estado, o Governo teve que voltar atrás. Esta é a primeira das muitas tentativas que virão lesar os cofres públicos do estado.



Maranhão “lava as mãos” e passa para a PGE e à Receita a missão de resolver a Crise Weick no Governo...

Pouco antes de presidir a solenidade de assinatura de protocolo de investimentos de 17 empresas do setor industrial, o governador José Maranhão (PMDB) falou brevemente sobre a crise instalada no governo por conta do parecer do ex-procurador Marcelo Weick que beneficiou a empresa Moinho Dias Branco com o engavetamento de uma multa de R$ 12,5 milhões.

- Soube do assunto apenas hoje (O BLOG SOUBE SÁBADO) e vou deixar que o setor jurídico do Governo e a Secretaria da Receita resolvam o problema - , disse José Maranhão, adiantando em seguida que o Conselho de Recursos Fiscais é que deverá dar a palavra final sobre a questão.

Em carta enviada ao Blog do Tião, segundo registra matéria do PB Agora, o presidente do conselho, auditor Alfredo Gomes Neto, revela ter sido "enganado" pelo ex-procurador Marcelo Weick, que no momento é titular da Secretaria de Governo.

Perguntado sobre se o secretário Marcelo Weick continuaria no governo, Maranhão limitou-se a dizer: "É claro!"
Mas é claro que ele fica. Ou você acha que o secretario de estado vai dispensar uma divida de 12 milhões e 500 mil reais, sem que o Governador saiba, e mais de uma empresa que doou 100 mil reais a sua campanha.

Vila Nova infantil ano de 1964 (clic na foto)

Vila Nova infantil , em 1964 (Em pé da esquerda pra direita: Walter Aguiar, José Carlos Aguiar, Marcos Wilson, Carlos Nunes, João Almeida Duré e Gilmar Lucena. Agachados: Hino de Zé Granfino, Jocemir Paulino, José Aurélio, Frederico Filho e José Mário Pacheco.

O internauta Gilmar Lucena residente no Estado de Alagoas (Itabaianense, filho do saudoso Geraldo Lucena) envia ao BLOG 3 fotos antigas: Vila Nova infantil, Vila Nova adulto de 1964 e Tic Tac (futebol de salão), de 1963. O BLOG AGRADECE!

VEJA AS OUTRAS FOTOS:
CLIC fotosmarconi.blogspot.com

POLICIAL: Exclusivo: Dias Branco doou R$ 100 mil a campanha de Maranhão III

A empresa Moinho Dias Branco S/A Comércio e Indústria, beneficiada com um parecer do ex-procurador chefe do Estado, advogado Marcelo Weick, contribuiu com R$ 100 mil para a campanha do atual governador José Maranhão (PMDB). Weick, em parecer monocrático, mandou arquivar um auto de infração contra a empresa no valor de R$ 12,5 milhões, lavrado em 2007.

A doação para a campanha do hoje governador José Maranhão, que assumiu o mandato em 18 de fevereiro deste do ano por causa da cassação do seu antecessor Cássio Cunha Lima (PSDB), ocorreu no dia 31 de agosto de 2006.

De acordo com a prestação de contas, a empresa Moinho Dias Branco S/A, está registrada como uma das contribuintes de campanha do então candidato ao governo do Estado José Maranhão, conforme CNPJ nº 07206816000115.

A atitude do advogado Marcelo Weick, que trocou a Procuradoria Geral do Estado pela Secretaria da Casa Civil, remanejado por decisão do governador José Maranhão, poderá levá-lo a responder por crime contra a administração pública. A denúncia sobre o beneficiamento ao Moinho Dias Branco foi feita pelo presidente do Sindicato dos Agentes Fiscais do Estado (Sindfisco), Manoel Izidro.

Segundo Izidor, conforme reportagem veiculada no Jornal da Paraíba, em sua edição desde sábado, 7, o atual chefe da Casa Civil do governo Maranhão solicitou o processo junto ao Conselho de Recursos Fiscais com a justificativa de avaliar a ação. O Sindifisco revelou que ficou surpreso com a publicação do parecer assinado por Weick no dia 28 de julho passado.

POLICIAL: DE BESTA! SÓ A CARA!

Sindicato do FISCO acusa Marcelo Weick de favorecimento ao Moinho Dias Branco. Suposto favorecimento ameaça causar prejuízo de R$ 12,5 milhões aos cofres do Estado.
Menos de uma semana depois de assumir o Gabinete Civil do Governador do Estado, o advogado Marcelo Weick pode ser obrigado a renunciar ao cargo ou, nele permanecendo, correr o risco de ser demitido pelo governador Maranhão (PMDB).
Pode não acontecer uma coisa ou outra, mas, prestigiado ou não, o Doutor Weick dificilmente escapará de graves acusações que lhe serão feitas na imprensa, neste final de semana, pelo Sindifisco, o Sindicato dos agentes e auditores fiscais do Estado.

Segundo antecipou-me ontem Manoel Izidro, presidente da entidade, antes de trocar a Procuradoria Geral do Estado pela Casa Civil Marcelo Weick invadiu competência do Fisco para favorecer a empresa Moinho Dias Branco, de Cabedelo.
O suposto favorecimento ameaça causar prejuízo de R$ 12,5 milhões aos cofres do Estado. Esse é o valor de auto de infração aplicado contra o Moinho em razão de problemas no recolhimento de impostos devidos pela empresa ao Estado.

O auto de infração, junto com o processo administrativo fiscal que dele se originou, o procurador geral mandou para o arquivo. Mandou de forma indevida, absurda, entende o dirigente sindical.

Primeiro, porque Weick não teria poderes para tanto; segundo, porque o processo estava para ser julgado pelo Conselho de Recursos Fiscais e de lá foi retirado a pedido do então procurador geral “para dar uma olhada”.
Na véspera do julgamento, o presidente do Conselho liga para o Doutor Weick para pedir o processo de volta. Para sua imensa surpresa, é informado que o procurador geral emitiu parecer contrário àquela autuação.


Após roubar padaria, assaltante é perseguido e preso em Cabedelo.

Um homem identificado como Vanderli Pereira da Cruz, 32 anos, foi preso no início da tarde desta sexta-feira em Cabedelo, após assaltar uma padaria no Bairro dos Ipês. Ele foi seguido à distância pelo proprietário do comércio, que acionou a polícia.

Vanderli assaltou a padaria no horário do almoço, quando o movimento era mais fraco. No momento em que ele deixava o estabelecimento, foi visto pelo proprietário, que o seguiu discretamente.

A guarnição da tenente Adele pediu reforços às guarnições comandadas pelo cabo Flávio e cabo Marcílio. As três viaturas fizeram cerco, o bandido soltou a moto e correu para o mato, com armas e mercadorias. Eles o abordaram e o rapaz por fim se entregou. Com ele foram apreendidas uma pistola e várias carteiras de cigarro

Segundo a tenente Adele, ele é procurado pela polícia como “O terror de Cabedelo”. Foi levado para a 4ª DD, em Cabedelo.

Vanderli Pereira da Cruz, é um ladrão pé de chinelo, ele não rouba o estado, só sabe roubar padaria, por isso está preso.

CHARGES E FRASES DO DIA

Se for para o bem de todos os meus parentes e felicidade geral dos bandidos do meu partido (PMDB) estou pronto! Digam ao povo que fico.
E a amnésia galopante dele? Não conhece ninguém, não lembra de ninguém... Roseana? Quem é Roseana?
O Ministério da saúde adverte:
Este partido é como um câncer em processo de metástase se alastra por toda parte. E espalha-se pela máquina do estado se empenhando exclusivamente em girar a roda do fisiologismo e da corrupção.

Fábio Mozart - Jessier Quirino e as rádios comunitárias

Jessier Quirino e as rádios comunitárias

Fábio Mozart

Conheço Jessier Quirino desde 2004, quando fizemos parte da comissão que organizou as comemorações pelo centenário do poeta Zé da Luz, em Itabaiana. Naquela ocasião, produzimos uma revista, fizemos um espetáculo musical e inauguramos o busto do poeta matuto de Itabaiana. No espetáculo, apresentaram-se os artistas itabaianenses Adeildo Vieira, o forrozeiro Aracílio Araújo e o saxofonista Arnaud Neto, com um detalhe: foi a primeira vez que esses consagrados músicos tiveram a oportunidade de se apresentar em sua terra natal. Sabe por quê? Pelo simples motivos de que a população não conhece as obras desses artistas de tão alto valor. E isso acontece porque as rádios comerciais não tocam suas músicas. Eles não fazem parte do esquema do velho jabaculê, que consiste na prática de uma gravadora pagar dinheiro para a transmissão de músicas em uma rádio ou TV. Por isso, só são divulgados nas verdadeiras rádios comunitárias, aquelas que adotam o princípio de valorizar os artistas da região.

Recebemos mensagem de Nesmar Monteiro, morador da cidade de Ipiuá, uma comunidade pequena no sertão da Bahia. Naquelas paragens, informa o leitor, “o poeta Jessier Quirino retrata o Nordeste como ninguém, entra na alma do nosso povo, fala com uma sabedoria de quem viveu as agruras e alegrias do sertanejo. Aqui em nossa Rádio Comunitária, o Jessier Quirino está invadindo as casas com suas prosas e canções. Mas tem um detalhe: só as rádios comunitárias tocam Jessier, porque as outras se resumem ao forró falsificado das bandas bundinhas”.

LEIA NA ÍNTEGRA:
CLIC colunafabiomozart.blogspot.com

domingo, 9 de agosto de 2009