sábado, 18 de julho de 2009

REVISTA ISTOÉ DA SEMANA - 18 a 22 de Julho

Comportamento ESPECIAL
A história oficial dos ÓVNIS no Brasil
Documentos da Aeronáutica revelam a missão especial que filmou e fotografou aparições de óvnis no País e mostram como funcionava o departamento criado pelos militares para investigar os relatos sobre discos voadores.

A conta de Virgílio
Tucano diz que ainda espera cálculo do Senado para devolver dinheiro.

Entrevista
A pior mãe da América
Rotulada por deixar o filho de 9 anos andar sozinho no metrô de Nova York, ela diz que os pais, hoje, são superprotetores.

A mão pesada que dirige o Senado
Nomeado para pôr ordem na Casa, o novo diretor-geral é acusado de agredir a mulher e a sogra.

A sociedade secreta
O senador Efraim Morais mantém empresa com ex-funcionário acusado pelo Ministério Público de fraudar licitações no Senado.

A volta da CPMF
Temporão começa a batalha por novo imposto do cheque. E com o sinal verde de Lula

Jogo embolado
É difícil saber quem é o vilão nas brigas pela pensão alimentícia, caso que levou Romário à cadeia


LEIA ESSAS E OUTRAS MATÉRIAS NA ÍNTEGRA
CLIC: www.terra.com.br/istoe/edicoes/2071/sumario.htm

Rui reconhece o favoritismo de Ricardo e diz que só ele pode vencer Maranhão III

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA PARAÍBA:
clic mxlmarconi.wordpress.com

Não restam mais esperanças para o senador Cícero Lucena: sua candidatura naufragou de vez. Nem mesmo o fiel escudeiro Rui Carneiro manifesta mais entusiasmo pelo nome do ex-prefeito da capital ao Governo do Estado. Em Pombal, na solenidade de emancipação do município, sábado à noite, numa roda de políticos composta também por assessores do prefeito Ricardo Coutinho, Rui Carneiro destacava o favoritismo do socialista e confessava torcer para que o aliado e amigo (Cícero) reconhecesse o óbvio e acatasse as ponderações de Cássio, sobre ser Ricardo o único nome capaz de enfrentar com reais chances de vitória o rolo compressor do Governo

A confissão de Rui Carneiro foi feita publicamente e sem pedir reserva aos que estavam na roda. A declaração do deputado causou perplexidade aos presentes principalmente por estar Cícero no palanque cumprimentando entusiasticamente os populares numa atitude típica de candidato.

Em Pombal, a prefeita Poliana Feitosa (PT) recepcionava o prefeito Ricardo Coutinho e se desdobrava para desanuviar o clima tenso pela presença dos dois pré-candidatos à festa de emancipação do município e a sua particular de aniversário comemorado neste domingo em clima de campanha.

Mas o ponto alto da festa foi quando Cícero e Ricardo se encontraram no mesmo palanque protegidos pela muralha de assessores. Depois de circular pela área instalada pela Prefeitura para apresentação das atrações artísticas conduzido pelas mãos de Poliana, Ricardo resolveu encarar a presença de Cícero e subiu ao palanque, onde cumprimentou e conversou com o deputado Rui Carneiro.

Não se sabe ainda se a manifestação de simpatia pela candidatura de Ricardo revelada por Rui Carneiro, em Pombal , terá a intensidade das emanações etílicas ou se elas são frutos da orientação de Cássio.

Pelo entusiasmo do deputado tucano relatado pelas testemunhas que integravam a roda, a exemplo do presidente municipal do PPS, Fábio Carneiro, a unidade das oposições pode se transformar numa realidade palpável.

Pelo menos Rui Carneiro já está convencido que, apenas o nome de Ricardo tem capacidade de fazer frente ao esquema de Maranhão. Agora, resta saber se ele estava autorizado pelo "chefe" a dar esse depoimento público.

LEIA ESSAS E OUTRAS NOTÍCIAS DA PARAÍBA

José Maranhão e Ricardo disputam espaço e apoio político em Pombal.
O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), e o governador José Maranhão (PMDB) disputam apoios de lideranças políticas e foliões do Pombal Fest, dentro da programação de aniversário de 147 anos de emancipação política da cidade. O socialista chegou ontem a Pombal e prestigiou, no final da tarde, da reunião da Asmep (Associação dos Municípios do Médio Piranhas).

Dados sobre folhas devem ser enviados ao TCE.
Todas as prefeituras e câmaras de vereadores nos 223 municípios paraibanos terão que repassar até o dia 31 de julho ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE), dentro dos balancetes mensais de prestação de contas, as informações detalhadas sobre as folhas de pagamento, referente aos meses de janeiro a junho deste ano, sob pena de terem bloqueadas as contas bancárias que fazem a movimentação da disponibilidade financeira nos municípios, das prefeituras de câmaras. A medida, que tem como objetivo garantir a transparência na administração pública, vai dotar o setor de auditoria do TCE de dados e permitir que o Tribunal verifique eventuais irregularidades nos municípios, tais como aumento de folha de pessoal, comissionados em excesso, acumulação de cargos e funcionários trabalhando em mais de um ente.

PTB decide ampliar prazo para renovar os diretórios
O PTB ampliou até o dia 30 de agosto o período de realização de convenções visando a eleição dos diretórios e formação de comissões provisórias, bem como a conscientização dos filiados no sentido de ‘marchar’ unidos.
O vereador Tavinho Santos (PTB) está entrando em entendimento com o vereador Pedro Coutinho (PTB) para formarem uma só chapa, confirmando a candidatura de Tavinho à reeleição para o Diretório de João Pessoa, que hoje é presidente da Comissão Provisória na capital.

Eleições internas no PT vão definir rumos do pleito para governador
As eleições para a escolha do presidente e dos membros dos diretórios estadual e municipais do Partido dos Trabalhadores na Paraíba no dia 22 de novembro será decisiva na definição do rumo das eleições de 2010. O Processo de Eleições Diretas (PED) do PT, uma espécie de prévia das eleições majoritárias em 2010, já está deflagrado com os anúncios das candidaturas do atual presidente e deputado federal, Luiz Couto, do grupo pró-candidatura a governo de Ricardo Coutinho (PSB), e do deputado estadual Rodrigo Soares, da tendência aliada ao atual governador José Maranhão (PMDB).


NOTÍCIAS DE TODOS OS SITES DO ESTADO

CLCI mxlmarconi.wordpress.com

JORNAL O NORTE - 18/07/09 - SÁBADO

Deu branco...amnésia // Ao ver pela primeira vez as imagens em que é torturado na cadeia, o autor da chacina do Rangel garantiu não se lembrar da sessão de espancamento.

Médico paraibano é preso...Considerado estelionatário, Fábio Sobral sofria perseguição da polícia em todo o país. A fuga terminou, ontem, no estacionamento de um banco.

Lacen | Dezenove suspeitas da gripe A já foram notificadas pela Secretaria de Saúde

Saúde | Dores no corpo: um alvo perfeito para a técnica da acupuntura

Vinte anos de comédia...A noite é para cair na gargalhada com o acervo de piadas do humorista Márcio Tadeu.

Óleo para a epitácio pessoa...A Avenida Epitácio Pessoa teve o fluxo de veículos interrompido depois que 108 litros de óleo foram espalhados pela pista.

Aperto no ônibus...Pessoas altas sofrem ao tentar tomar assento nos coletivos

ISSO NÃO PODE ACONTECER!

O Ministro da Cultura Juca Ferreira em entrevista exclusiva ao ClickPB revelou que o mais breve possível será construído na cidade de Campina Grande, um memorial em homenagem ao cantor e compositor paraibano Sivuca. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira ao ClickPB pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira nas presenças do secretário estadual de Educação Sales Gaudêncio e do secretário estadual de Cultura Flávio Tavares.

Para Flávio Tavares, nos próximos 10 dias ele estará em Brasília para acertar os detalhes desta homenagem e para equacionar o tema. Segundo o secretário, a partir de agora todo acervo musicológico do artista será levantado. “Na luta pela escolha entre o agreste e o litoral, nossa preferência será por Campina Grande. Não que João Pessoa não mereça, mas a musicalidade de Sivuca está mais ligada a Serra da Borborema, pois as nascentes de culturas musicais polarizam aquela região. O mais importante em tudo isso, é a eternizarão de Sivuca nacionalmente.

Perguntado qual a previsão para esta construção, o secretário estadual de Cultura foi enfático: “É pra ontem. Dentro de 10 dias estarei em Brasília com o professor Sales Gaudêncio e a viúva de Sivuca, Glorinha Gadelha para formatar e executar o projeto o mais rapidamente.” Disse Flávio Tavares.


QUEM FOI SIVUCA

Severino Dias de Oliveira, mais conhecido como Sivuca, (Itabaiana, 26 de maio de 1930 — João Pessoa, 14 de dezembro de 2006) foi um dos maiores músicos brasileiros do século XX, de grande repercussão internacional. Além de compositor, Sivuca era um notável acordeonista (sanfoneiro).

Sivuca contribuiu significativamente para o enriquecimento da música brasileira, sendo reconhecido em todo o mundo por seu trabalho. Suas composições e trabalhos incluem, dentre outros ritmos, choros, frevos, forrós, baião, música clássica, blues, jazz, entre muitos outros.

Sua iniciação musical se deu na infância, tocando em feiras e festas populares já aos nove anos de idade. Mudou-se para o Recife aos quinze anos de idade, onde adotou seu nome artístico.

Seu primeiro LP, em 1950, em parceira com Humberto Teixeira, continha o seu primeiro grande sucesso, "Adeus, Maria Fulô" (que foi regravado numa versão psicodélica pelos Mutantes, nos anos 60).

A partir de 1955, foi morar no Rio de Janeiro. Após apresentações na Europa como acordeonista dum grupo chamado Os Brasileiros, chegou a morar em Lisboa e Paris.

Morou em Nova Iorque de 1964 a 1976, onde, entre outros trabalhos, foi autor do arranjo do grande sucesso "Pata Pata", de Miriam Makeba, com quem então excursionou pelo mundo até o fim da década de 60. Compôs trilhas para os filmes Os Trapalhões na Serra Pelada (1982) e Os Vagabundos Trapalhões (1982)

Em 20 de novembro de 2006 o músico lançou um DVD, totalmente produzido na Paraíba, “Sivuca – O Poeta do Som”, em homenagem aos seus 75 anos, que contou com a participação de 160 músicos convidados. Foram gravadas 13 faixas, além de duas reproduzidas em parceria com a Orquestra Sinfônica da Paraíba.

Faleceu em 14 dezembro de 2006, depois de dois dias internado para tratamento de um câncer, que já o acometia desde 2004. Sivuca deixa uma filha, Flavia, que atualmente está levantando o acervo do pai, e mais três netos, Lirah, Lívia e Pedro.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Fábio Mozart - Um doido contra a ditadura

Um doido contra a ditadura

Fábio Mozart

João Pessoa, como toda cidade, teve e tem seus doidos, personagens folclóricos, tipos populares que ainda hoje são lembrados. Quem não se lembra de Pão de Bico, Açoite, Vassoura, Tenente da Gelada, Caixa D’água e Mocidade? Pois é do Mocidade que quero falar, depois de ler sua biografia escrita pelo jornalista Gilvan de Brito.

Mocidade apareceu por aqui ninguém sabe de onde. Ele diz que nasceu em Souza, mas ninguém jamais conheceu um seu parente. Sabe-se que desde 1937, Mocidade já andava pelas ruas de João Pessoa como garoto de rua. Em 1944, ele era lavador de carros no Ponto Cem Réis. No ano seguinte, podia ser encontrado nos palanques e bancos de praça, defendendo a legalidade contra o nazismo e o fascismo. Virou tribuno do povo. Onde tivesse gente e um banquinho, Mocidade mandava ver o verbo.

E foi assim até morrer, em 1981. Esbravejou contra o Estado Novo de Getúlio Vargas, lutou pela redemocratização na Segunda República e combateu os militares na fase negra da ditadura castrense. Ficou famoso, pois mesmo analfabeto, aprendeu a discursar com a garra e o lirismo de oradores do naipe de Alcides Carneiro e outros políticos, de quem absorveu o estilo. O povo dizia que Mocidade falava melhor do que todos os deputados da Assembléia Legislativa. Começava seus discursos com a frase: “Mocidade de minha terra!”... Daí o apelido.

Mocidade dizia se chamar João da Costa e Silva. Depois, descobriu-se que o verdadeiro nome dele era João Silva da Costa. Perguntado se era parente do general Costa e Silva, Mocidade despistava: “ele anda espalhando que é meu parente, mas não dou certeza”. As peripécias de Mocidade estão no livro “O Anjo Torto”, de Gilvan de Brito, publicado em 1985. Vivia entre os políticos, era amigo do governador João Agripino, mas sempre com o espírito de rebeldia contra os poderosos, sempre em defesa das causas populares.

LEIA NA ÍNTEGRA:
clic colunafabiomozart.blogspot.com

Luís Tôrres - As marmeladas de Maranhão

A semana foi prodigiosa de gafes para o governo José Maranhão. O homem que se notabilizou por falar “trankilo” ao anunciar “proguesso” assumiu o cargo dizendo-se reciclado. De fato, superou alguns percalços fonéticos. Mas no campo da gafes, ninguém tem superado o novo governador paraibano.

Na sexta-feira, no encontro dos governadores, chamou a governadora do Rio Grande do Norte, Wilma Farias, de Wilma Maia, sobrenome da família inimiga da governadora.

Depois, esta semana, surpreendeu toda a Paraíba ao dizer, sem saber que estava sendo filmado, que tinha “pena” do prefeito Ricardo Coutinho, concluindo a frase com um ingênuo: “Está gravando?”.

Pois bem, a coluna teve a acesso a um vídeo e um áudio que trazem mais duas pérolas do governador. Os dois materiais gravados, inclusive, pelo Sistema Correio da Paraíba, um dos maiores responsáveis pela posse de Maranhão. E, por tabela, pela imagem. Em tese, pelo menos.

Dedão para o funcionalismo

Famoso por ter passado oito anos no governo sem dar um centavo de aumento, Maranhão assumiu o mandato dizendo que iria valorizar o funcionalismo. Enrolou os delegados e calou meio mundo de categoria com um discurso positivo.

Em entrevista coletiva, no entanto, enquanto falava em favor dos servidores exibia um dedão que mostrava muito bem o que ele pretende fazer com o funcionalismo.

Prog: o novo apresentador do Correio da Paraíba

Os compententíssimos radialistas Rui Dantas, Gutemberg Cardoso e Josival Pereira estão com os postos no Correio da Paraíba ameaçados. Isto porque a presença de um novo apresentador do programa de rádio Correio Debate tem deixado toda a equipe apreensiva com o futuro. Trata-se de Prog, uma figura criada pelo governador José Maranhão esta semana.

Isso mesmo. Esta semana, ao cumprimentar e se despedir da equipe do Correio Debate durante entrevista ao meio-dia na rádio, Maranhão mandou abraços para JOsival, Rui, Cacá Barbosa, Heron Cid, Aninha (produtora) e ao tal de Prog. Fez isso duas vezes, deixando todo mundo se perguntando: “Quem danado é Prog?”

Enigma resolvido assim que viram a ficha entregue a Maranhão, que pediu os nomes das pessoas que deveria cumprimentar no programa. Quem escreveu pôs na ficha, além dos nomes dos apresentadores, a expressão Prog. ( de programa) Correio Debate.

Para o governador, que está se esforçando em ser simpático, apesar de não ser gente, Prog tinha que ser citado.

Veja no vídeo o dedão de Maranhão para os funcionários.
Clic www.pbagora.com.br/coluna.php?id=20090717101910

FESTA DO CARMO EM GUARITA - ITABAIANA-PB

Clic nas imagens e obtenha o tamanho 900/600

Enfim, a transparência

Muito neguinho vai chiar, mas assim como aconteceu em São Paulo, os dados sobre todo o funcionalismo paraibano serão disponibilizados na internet pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). E não é apenas de alguns, não. É de cada um dos servidores (mesmo os terceirizados), incluindo aí nome, CPF, função, valores recebidos e o melhor: a base legal para o ingresso no serviço público. Nem os gestores serão poupados.

Trocando em miúdos, não vai mais existir esse negócio de contratação de “aspone”. Ao menos, não às escuras, como tradicionalmente ocorre na Paraíba. Quem fizer, terá que fazer sob os olhos atentos da opinião pública. E como eles estarão atentos. A ferramenta vai permitir que qualquer pessoa, através do sistema Sagres, acesse e saiba exatamente quanto ganha e de que forma esse ou aquele servidor entrou para o serviço público.

Uma atitude que, invariavelmente, abrirá a “caixa-preta” do mercado de contratações existente em todas as esferas do serviço público, na Paraíba. A implantação do sistema, no entanto, será feita de forma escalonada. De acordo com o presidente do TCE, Nominando Diniz, os primeiros dados já começarão a ser disponibilizados no final de julho, exibindo os balancetes referentes ao mês de junho.
A lista que será divulgada através do Sagres é similar à que causou polêmica na prefeitura de São Paulo, por expor detalhadamente quanto ganha cada servidor público. A divulgação foi suspensa pelo Tribunal de Justiça paulista, mas, em decisão monocrática, liberada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

Por conta disso, Nominando revelou que não será disponibilizado no sistema o CPF e o valor ganho pelo servidor até o trânsito em julgado da ação no STF. Mesmo assim, os dados sobre as contratações em prefeituras, câmaras e no governo do Estado serão reveladores e vão suprir a carência de transparência no serviço público paraibano. Não adianta reclamar.

Acusado da chacina do Rangel diz que estava dopado e nega tortura.

O preso Carlos José dos Santos, réu confesso da chacina do Rangel, foi transferido nesta sexta-feira (17) para o presídio PB1, onde deverá permanecer definitivamente para cumprir a sua pena. No início da tarde, ele foi interrogado pela Comissão de Sindicância criada para investigar denúncias de tortura nos presídios paraibanos, mas acabou não reconhecendo as supostas pessoas que o teriam agredido dentro do Roger.

Ele alegou que teria tomado um remédio analgésico para conter uma dor que tinha no pé e este medicamento teria provocado amnésia nele. Segundo o capitão Sérvio Túlio, presidente da Comissão de Sindicância e responsável pelo depoimento, Carlos José disse que não lembrava nem das fisionomias dos suspeitos, nem mesmo que tinha sido agredido.

Sérvio Túlio disse que não tem como dizer se Carlos José está mentido por medo de alguma represália dos agentes penitenciários, mas prometeu seguir nas investigações. “Nem mesmo depois de ver o vídeo (das agressões, que vazou para a internet) ele disse lembrar o que tinha acontecido”, declarou o capitão da Polícia Militar.

Ainda de acordo com o capitão responsável pela sindicância, o preso negou que tenha sofrido qualquer tipo de tortura e chegou a dizer até que tinha sido bem tratado enquanto este em custódia no Roger.

Ele promete para os próximos dias ouvir os agentes suspeitos e o ex-diretor Dinamérico Cardim, e explicou que se houver contradições nos depoimentos desde o réu confesso da chacina pode voltar a ser ouvido.

O capitão informou ainda que, por determinação do juiz do 1º Tribunal do Júri da Capital, Marcos William, o provável autor da chacina do Rangel permanecerá em cela isolada, como forma de garantir sua integridade física.

LAN HOUSE tiago.com / END: Terminal Rodoviário

Clic nas imagens e obtenha o tamanho 900/600

NOTÍCIAS DA PARAÍBA / 1ª POSTAGEM / manhã

LDO prevê R$ 700 mi para a PB...Com a aprovação do substitutivo do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2010 pela Câmara dos Deputados, a Paraíba pode receber R$ 700 milhões para investimentos nas áreas de infraestrutura turística, hídrica, rodoviária, educacional e de saúde. Segundo o deputado federal Wilson Santiago (PMDB), a área que terá mais recursos será a rodoviária com aporte de R$ 286 milhões. “Temos que lembrar que esses recursos ainda passarão pelo crivo do governo federal. Depois de uma avaliação, esse valor pode ser diminuído, mas pode ser complementado com emendas de bancada dos parlamentares”, explicou.

TCE vai divulgar nomes e salários de servidores da PB na internet...serão disponibilizados na internet pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), nos mesmos moldes do que foi feito em São Paulo, quando a Prefeitura da Capital colocou online para o acesso de qualquer cidadão os nomes, cargos e salários dos 162 mil servidores municipais.

Cícero vê aceitação maior da base e reafirma repasse da presidência do PSDB paraibano para Cássio...Presidente do PSDB paraibano e Pré-candidato ao governo do Estado, o senador Cícero Lucena declarou nesta quinta-feira (16) em entrevista ao Portal PB Agora que mantém o compromisso de entregar a presidência da legenda para o ex-governador Cássio Cunha Lima assim que o tucano retornar dos Estados Unidos.

Focco quer coletar 26 mil assinaturas na PB para campanha “Ficha Limpa”...O Fórum de Combate à Corrupção da Paraíba (Focco) quer coletar até o dia 25 deste mês 26 mil assinaturas de paraibanos para a Campanha Ficha Limpa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) em favor do Projeto de Lei de iniciativa popular que impede políticos condenados em primeira instância por crimes de natureza grave de serem candidatos a cargos públicos.

TRE não fará revisão eleitoral em 51 municípios por falta de recursos.

A crise econômica não atingiu somente o Estado e os municípios, mas também a Justiça Eleitoral. A revisão no eleitorado de 51 cidades paraibanas, que deveria começar na próxima segunda-feira, foi cancelada por falta de recursos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não liberou cerca de R$ 300 mil para o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) promover o recadastramento.

Os trabalhos de revisão deveriam começar no dia 20 de julho, prosseguindo até o dia 2 de setembro. “Quando o TRE aprovou a resolução determinando a revisão eleitoral nos municípios, condicionou os trabalhos à disponibilidade de recursos. Como o TSE não liberou a verba, certamente em virtude da crise econômica, não haverá por enquanto revisão”, esclareceu Anésio Lira Moreno, secretário-geral da Corte paraibana.
Ele disse acreditar que dificilmente ocorra este ano o recadastramento. Segundo Anésio Moreno, outro fato que pesou na decisão do TSE em não liberar os recursos é que a revisão será um ano antes das eleições estaduais. Para o secretário, se em 2010 ocorresse o pleito municipal, a probabilidade da realização do recadastramento seria maior.

Se um eleitor mora, por exemplo, em João Pessoa ou Campina Grande, e vota em outra cidade, o sufrágio dele para um candidato a deputado ou a governador não altera, projeta o secretário. Todavia, em uma eleição para prefeito, a “migração” do voto pode alterar o resultado do pleito.

Em todos os 51 municípios onde deveria ser feita a revisão contabilizou-se um percentual de eleitores superior a 75% da população local nas últimas eleições. Em Quixaba, o percentual de eleitores é 104,62% em relação ao número de habitantes. Em Cajazeirinhas, chega a 101,37% e em São Domingos de Pombal, 98,96%. Um dos objetivos do recadastramento era detectar os “eleitores fantasmas”.

NOTÍCIAS DO BRASIL 1ª POSTAGEM - manhã

Enem recebe inscrição somente até esta sexta-feira...Candidatos devem fazer a inscrição pela internet até as 23h59.
Provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de outubro.Os candidatos devem acessar o site http://enem.inep.gov.br/inscricao. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de outubro.

Atos beneficiaram membros de Conselho de Ética do Senado...Quatro dos 15 senadores do Conselho de Ética do Senado tiveram assessores nomeados ou exonerados por atos secretos. O órgão foi instalado para julgar o presidente do Casa, José Sarney (PMDB-AP), entre outras denúncias, pela edição dessas medidas não publicadas, informa reportagem da Folha.

Vírus da gripe suína circula pelo Brasil...O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou nesta quinta-feira que o vírus Influenza H1N1, conhecido como gripe suína, circula no Brasil. Isso significa que a contaminação pode ocorrer dentro do país mesmo sem contato com pessoas que estiveram no exterior.
Foi confirmado também um total de 11 mortes por gripe suína. Só nesta quinta, sete óbitos foram relatados. As novas vítimas são do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

CHARGES DO DIA - 17/07/09

E O RUBINHO PERDEU DE NOVO!? Analisando a F-1 eu cheguei a uma conclusão: é mais fácil o Michael Jackson ressuscitar que o Rubinho ganhar. Aliás, no dia em que o Rubinho ganhar vai sair essa manchete: “Rubinho ganha, Sarney renuncia e Michael Jackson ressuscita.”

JORNAL O NORTE / 17 DE JULHO / sexta-feira

O perigo mora ao lado...A reportagem de O Norte mostra que brigas entre vizinhos são bastante comuns e não raro descambam para agressões.

Energia pode ficar mais barata na PB...Redução de 12,31% nas contas foi discutida ontem durante audiência pública.

Inscrições para o enem...Termina hoje o prazo para que estudantes façam o cadastro por meio da internet.

Turismo...As belezas e o fascínio de Balneário Camboriú (SC)

Ao Vivo no estúdio é o nome do show que será apresentado, hoje, às 21h30, no Mag Shopping de João Pessoa.

Homicídio na beira-rio...Segurança seguia de moto quando foi baleado.

Apreensão de botijões...Operação do Ministério Público e da polícia achou 800 unidades que eram vendidas sem autorização dos órgãos de controle.

clic www.jornalonorte.com.br

Fábio Mozart / “Canção do desterro” com Puro Charme.

“Canção do desterro” com Puro Charme.

Fábio Mozart

Minha página na internet agora tem como música de fundo a “Canção do desterro”, poema meu com melodia de Hugo Tavares. Para quem quiser conferir, o endereço é www.fabiomozart.com

O arranjo é de Arnaud Neto, que é neto do meu pai, com interpretação de Ninno di Paula, da banda Puro Charme.

A banda Puro Charme é formada por músicos profissionais de muita qualidade, que não se prendem a um único estilo, tocando bolero, forró, samba, pagode, valsa e demais variações. A banda tem um vasto repertório e anima bailes de casamento, recepções e eventos culturais. "Indo do rock até o pop, passando pelo regional, fundimos tudo num espetáculo realmente interessante para todos os gostos", conta Arnaud. Minha cria mais nova, um tal de Max Robespierre, é responsável pelo baixo na banda.

Arnaud Neto aproveita as horas vagas para se dedicar ao trabalho com crianças e adolescentes em situação de risco social, nas cidades de Mari e Itabaiana, sua terra natal. É um projeto de estudo de música, fomentando a socialização dos jovens com atividades coletivas nas quais eles compartilham conhecimentos entre si, praticam o instrumento e apresentam-se nas festividades religiosas e culturais. "O prazer de quem toca um instrumento se inscreve no rol das coisas simples que trazem alegria e colorido à vida", diz.

O músico fez parte do quadro da banda de música do Cefet-PB como saxofonista até 2003, quando a banda foi desativada. Participou do grupo instrumental "Roda Dentada", voltado para o estudo da prática de conjunto e técnica de improvisação, formado em dezembro de 2003 com apoio do Rotary Clube Sul de João Pessoa.
Atuou ainda como segundo regente da banda de música de Mari, além de professor de flauta doce no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - Peti - na mesma cidade. No seu currículo consta ainda curso de extensão em música na UFPB.

Para Arnaud, a música é um poderoso instrumento na educação infantil, desenvolvendo na criança a sensibilidade, a concentração, a coordenação motora, a sociabilização, a acuidade auditiva, a destreza de raciocínio e o respeito a si próprio e ao grupo. Esse é o Arnaud do Sax.

Veja foto da banda no meu blog: clic www.fabiomozart.blogspot.com

quinta-feira, 16 de julho de 2009

MARCONI / Blogueiro

E o Sarney fez uma ameaça: "Se eu sair do Senado vou escrever mais 3 livros." Nãaaaoooo! Então ficaaaaa! Fica, Sarney! E sabe o que quer dizer PMDB? Parentes com Mordomias Decretadas pelo Bigodudo!

E a declaração bombástica do Lula??? Saiu em todos os jornais! Ele chamou os senadores de pizzaiolos! Então vou lançar a enquete: "Você concorda com o Lula?"

1-) Concordo. O Senado tá mais queimado que borda de pizza! 2-) CPI quer dizer Calabreza, Portuguesa e Italiana. 3-) O Heráclito Fortes é um devorador de pizzas! 3-) O Sarney quer uma pizza tamanho FAMÍLIA.

Depois de nomear todos os parentes, o Sarney vai pedir uma pizza tamanho FAMÍLIA?!

E atenção, internautas! EFEITO RUBINHO NO MINEIRÃO! O Cruzeiro é vice! O Cruzeiro perdeu pros argentinos!!! Claro, o Galvão secou o Cruzeiro! O pé do Galvão é mais frio que pingolim de esquimó!

Como disse o Simão: "Com Galvão na narração e Aécio no Mineirão, Estudiantes campeão!"

E outra bomba: Romário preso porque não pagou pensão. ERRADO! O Romário devia ser preso por porte ilegal de mulher gostosa! Tá sempre na balada com as gatas! E avisa pro Romário que ex-mulher é prejuízo garantido! MULHER E EX-MULHER! Aliás, não existe nada mais ecológico que um homem casado: 25% vai pro leão, 25% vai pras piranhas na rua e 50% vai pra jararaca em casa.

E O RUBINHO? Continua a minha campanha: "Ganha uma, Rubinho, só uma." Rubinho ganha e Michael Jackson ressuscita! É mais fácil o Jackson ressuscitar!

Relatos de quem escapou do massacre.

"Ainda falta um, cadê aquele macaco?" Era Edileuza Oliveira à procura do único sobrevivente, até então, da chacina do Rangel. O relato foi feito por Prisciano Soares, 11 anos, que contou ao tio ter escutado os assasinos amolarem o facão na calçada - arma usada no extermínio. O pânico motivou o adolescente a se esconder embaixo da cama, de onde testemunhou todo o terror. Apesar do trauma, Cintia Priscila, 15 anos, filha do casal assassinado, foi a única a sair ilesa porque morava com um dos tios. Há uma semana do crime bárbaro, ela continua em estado de choque. Também sobriveu ao massacre Rian Soares, de 6 anos, que recebeu vários cortes de facão e após passar por cirurgia no Hospital de Emergência e Trauma, foi liberado na última terça-feira.

Por determinação do juiz Marcos William de Oliveira, titular do 1º Tribunal do Júri Popular de João Pessoa, o acusado Carlos José Soares, 25 anos, deverá permanecer isolado por 30 dias, assim como sua companheira Edileuza Oliveira que está reclusa no Centro de Reeducação Maria Júlia Maranhão, em Mangabeira. Segundo o magistrado, nenhuma pessoa terá acesso onde estão os apenados. Somente médico, advogado ou defensor público. Policiais civis e agentes penitenciários estão proibidos de visitar o local onde está o acusado da chacina.

Segundo o diretor do Presídio do Róoger, Jiddu Fernandes, a revolta da população carcerária ainda é grande. "Durante o multirão realizado pela CNJ, um dos apenados chegou a dizer ao próprio juiz que 'se esse crápula que está aí vier para cá, ele não vai ficar impune'. Essa foi apenas uma declaração", revelou. Até ontem, nenhum advogado foi designado pela defensoria pública para defender o acusado.

Passados os 30 dias de isolamento, o juiz Marcos William Oliveira, decidirá em qual presídio da capital os acusados ficarão recolhidos até o julgamento. O magistrado também enviou ofício à Secretaria Estadual de Cidadania e Administração Penitenciária para saber se Carlos José Soares tem condições de permanecer no presídio de João Pessoa. Caso a reposta seja negativa, ele poderá ser transferido para outra unidade prisional de Permanbuco ou Rio Grande do Norte. O secretário Roosevelt Vita não confirmou se haverá a transferência. No entendimento do novo diretor do Presídio do Róger, é inviável o deslocamento do preso por ser honeroso à Paraíba.

Jornal diz que PF gravou Sarney negociando nomeação por ato secreto. Nomeado seria namorado de uma neta do presidente do Senado.

Virgílio diz que levará nova denúncia contra Sarney ao Conselho de Ética.
O surgimento de supostas gravações telefônicas em que uma neta do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), teria negociado com o avô a nomeação de seu namorado, por meio de ato secreto, pode motivar uma nova denúncia contra o peemedebista no Conselho de Ética da Casa.

O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), anunciou nesta quinta-feira (16) que irá levar o caso ao conselho, para que o colegiado apure a suposta participação de Sarney nas negociações que levaram o então diretor-geral Agaciel Maia a nomear o namorado de sua neta para um cargo de R$ 2,7 mil no Senado. “Vamos ver se a água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, afirmou Virgílio.

Apesar de o recesso parlamentar começar nesta sexta-feira (17), o senador afirmou que vai protocolar a medida já na próxima semana.

Segundo reportagem publicada nesta quinta pelo jornal "O Estado de S. Paulo", gravações reunidas pela Polícia Federal durante a Operação Boi Barrica, bem antes de explodir a crise do Senado, trariam telefonemas do filho do peemedebista Fernando Sarney para Agaciel Maia. Há, também, de acordo com a reportagem, referências diretas a nomeações de parentes e agregados do clã Sarney via ato secreto.

“Me aguarde!”, diz Ricardo sobre o “tenho pena” de Maranhão

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB), disse nesta quinta-feira, 16, que não gostaria de polemizar nem falar sobre a gafe cometida pelo governador Maranhão (PBDB), durante entrevista ao programa Correio Debate, quando disse que “tinha pena” do prefeito. Ricardo preferiu citar Eclesiastes e acrescentou: “ me aguarde!”.

“Não quero falar sobre esse assunto. Há um tempo para falar e tempo de ouvir, está no livro de Eclesiastes”, disse o Ricardo.

O prefeito disse que seu foco no momento é a administração. “Estou preocupado com o trabalho, mas me aguarde”, declarou o prefeito.

Maranhão III Governo cheio de mesquinhez e perseguições.

Na tribuna, Zenóbio denuncia retirada de ambulâncias em 15 municípios de prefeitos que são aliados de Cássio

O deputado estadual Zenóbio Toscano (PSDB) ocupou a tribuna da Assembléia Legislativa na tarde desta quinta-feira (16), para exigir explicações plausíveis do governo Maranhão III sobre a verdadeiro motivo que culminou na retirada das ambulâncias de 15 municípios da oposição, doadas em 2004 pelo governo Cássio.

De acordo com o parlamentar, caso o governo Maranhão terminasse hoje, o mesmo seria caracterizado como perseguidor e retrogrado.

“O atual governo quer que os prefeitos dos municípios de oposição se curvem ao executivo, e para isso se utiliza do imperialismo e da imposição com uma pratica de política atrasada”, disse.

Conforme Zenóbio, a perseguição é ratificada, ao ser analisado quais os municípios que perderam suas ambulâncias. No resultado, todas as cidades que perderam o veiculo eram administradas por gestores aliados do ex-governador Cássio.

Indignado, o parlamentar reclama da medida e da forma como ela foi executada e diz acreditar que a Paraíba dará uma resposta a atual “mesquinharia” praticada pelo Maranhão III.

Arrogância e prepotência de Maranhão III são condenadas.

"Pena de Ricardo": Luiz Couto condena atitude de José Maranhão.
O deputado federal Luiz Couto, provável candidato a senador pelo PT nas eleições de 2010, condenou nesta quinta-feira, 16, a atitude do governador José Maranhão (PMDB). Em entrevista, pensando que estava fora do ar, Maranhão disse que “sentia pena de Ricardo Coutinho”, quando interpelado sobre as criticas feitas pelo prefeito da capital pelo fato de João Pessoa não ter sido contemplada com o empréstimo estadual de R$ 191,5 milhões autorizado pelo Assembléia Legislativa.

Ricardo mantém silêncio sobre declarações de Maranhão; aliados assumem contra ataque.
O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) decidiu manter silêncio em relação às declarações do governador José Maranhão (PMDB), que em entrevista ao Programa Correio Debate na TV disse ter "pena" dele. Procurado na manhã desta quinta-feira (16), Ricardo não quis se pronunciar sobre o assunto.
Aliados do prefeito da Capital, contudo, decidiram abrir as baterias contra o governador em defesa de Ricardo Coutinho. Do vice-presidente do PSB, Edvaldo Rosas, passando pelos vereadores Ubiratan Pereira de Oliveira (Bira) e Sandra Marrocos, da bancada do partido na Câmara, as críticas à postura de Maranhão foram duras e ácida.

Rosas classifica Maranhão de “todo poderoso” e diz que só o povo pode derrubar a prepotência.
O vice-presidente do PSB da Paraíba, Edvaldo Rosas, está sendo o primeiro aliado a se manifestar publicamente contra as declarações do governador José Maranhão (PMDB) na TV Correio, dando conta de que tinha pena do prefeito Ricardo Coutinho, de João Pessoa. "Esse todo-poderoso e prepotente será derrubado pelo poder do povo", sentenciou Rosas, visivelmente indignado com a falta de respeito de Maranhão a Coutinho.

Maranhão tenta contornar crise com Ricardo Coutinho e diz que, de sua parte, aliança será sempre mantida.
O governador José Maranhão (PMDB) deu sinais de que não pretende aprofundar qualquer polêmica em relação ao prefeito Ricardo Coutinho (PSB), por conta da gafe cometida no programa Correio Debate na TV, nesta quarta-feira (15). Durante entrevista ao Programa Correio Debate, na 98 FM de João Pessoa, Maranhão foi mais diplomático.

A PARAÍBA AGORA TEM OPÇÃO

Acordo no Procon regulamenta passeios náuticos na Capital...Os passeios náuticos estão regulamentados em João Pessoa. Durante reunião nesta quarta-feira (15), na sede do Procon municipal, foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que prevê a formalização das empresas que promovem esse tipo de passeio, evitando a exploração desordenada da área e degradação ambiental.

Orçamento Democrático escolhe novos conselheiros, no sábado...A Coordenadoria do Orçamento Democrático (OD) estará realizando no próximo sábado (18), a Assembleia Geral dos Delegados, onde serão eleitos e diplomados os novos conselheiros do OD para o exercício 2009/2011. O evento acontecerá na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, das 14h30 às 19h e contará com a presença do prefeito da Capital, Ricardo Coutinho (PSB).

Vice-prefeito visita obras em vários bairros de João Pessoa...O vice-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, realizou nesta quarta-feira (15) uma vistoria em uma série de obras que estão sendo realizadas pela Prefeitura Municipal em vários bairros da Capital. A visita às obras contou com a participação do secretário de Infraestrutura do município, João Azevedo, e do vereador Tavinho Santos (PTB).

NOTÍCIAS DA PARAÍBA / 16 DE JULHO / 1ª Postagem

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC twitter.com/itablogpb


Aneel quer reduzir tarifa em 12,31%.
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) confirmou para hoje, a partir das 8h30 no auditório da Asplan (Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba), em João Pessoa, a realização da audiência pública que terá como objetivo analisar a proposta de revisão tarifária da Energisa Paraíba, que pede redução de 12,31% na conta mensal das residenciais atendidas em baixa tensão e um aumento médio de 1,06% para as tarifas dos consumidores atendidos em alta tensão (indústrias).

Prefeitos do Brejo denunciam retiradas de ambulância de duas cidades.
Dois prefeitos do brejo paraibano denunciaram hoje ter recebido ofícios do Governo do Estado pedindo de volta as ambulâncias que atendem a população dos municípios de Alagoa Grande e Serraria. Segundo os gestores João Bosco Carneiro Júnior (Alagoa Grande) e Severino Ferreira da Silva (Serraria), um tenente do Corpo de Bombeiros informou que a determinação é recolher os veículos porque eles estariam circulando sem o devido termo de autorização por parte do Governo e estariam gerando multas para a administração estadual.

Prefeito é condenado a perder o mandato e ficar inelegível por 5 anos.
O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, durante sessão realizada hoje condenou o prefeito de Passagem, Agamenon Balduíno da Nóbrega, à perda do cargo e sua inabilitação pelo prazo de cinco anos para o exercício de cargo ou função pública, após o trânsito em julgado da ação. A maioria seguiu o voto divergente do desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos. O relator da ação penal nº 025.2004.000769-9/002 foi o desembargador Leôncio Teixeira Câmara.

PSB reúne Executiva na próxima semana.
A Executiva Estadual do PSB irá se reunir na próxima semana para discutir estratégias do partido e tentar resolver o impasse entre a direção partidária e os deputados da legenda, ligados ao governador José Maranhão (PMDB), que não aceitam uma possível aliança entre o presidente estadual do PSB e prefeito Ricardo Coutinho (PSB) e o grupo do ex-governador Cássio Cunha Lima, do PSDB.

Itabaiana foi contemplada com 1 milhão e 200 mil reais. OBRA: Hospital Regional.

Diário Oficial: Confira aqui se seu município será beneficiado com os recursos do empréstimo do BNDES.

Após o término da novela da aprovação do empréstimo no valor de R$ 191 milhões junto ao BNDES pela Assembléia Legislativa da Paraíba, o Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (16) trouxe em sua publicação o detalhamento de quanto e onde será aplicado o dinheiro oriundo do empréstimo.

Segundo o deputado Zenóbio Toscano (PSDB), com a aprovação do empréstimo, a partir de 2010, o Governo do Estado passará a assumir um pagamento de R$ 85 milhões em seu serviço da dívida, apenas no tocante aos juros.

Na avaliação do deputado Manoel Ludgério Neto (PDT), líder da Oposição, foram feitos levantamentos também indicando alternativas para o Governo do Estado não ter de impor mais essa carga sobre os cofres do Estado. Além desse empréstimo aprovado nesta terça-feira, existem três outros já devidamente autorizados para o Estado promover investimentos.

Confira se seu município está sendo beneficiado com os recursos do BNDES.

CLIC: www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20090716093544

Além dele próprio José Sarney tem outros bandidos na família.

PF indicia filho de Sarney por suspeita de formar quadrilha.

O empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), foi indiciado pela Polícia Federal sob a acusação, entre outros crimes, de falsificar documentos para favorecer empresas em contratos com estatais. A informação é de reportagem de Leonardo Souza e Hudson Corrêa publicada na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Fernando foi o principal alvo da Operação Boi Barrica, nome de um grupo folclórico maranhense, criada em 2006 para investigar suspeitas de caixa dois na campanha de Roseana Sarney ao governo do Estado. Às vésperas da disputa, ele havia sacado R$ 2 milhões em dinheiro.

O empresário foi indiciado pelos crimes de formação de quadrilha, gestão de instituição financeira irregular, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Pela investigação, o órgão mais beneficiado pelos crimes foi o Ministério de Minas e Energia --controlado politicamente por seu pai.

Fernando sempre negou ter cometido qualquer irregularidade. O Ministério Público vai decidir agora se oferece ou não denúncia contra Fernando com base no trabalho da PF.

SÁBADO NA RAINHA FM 87.9 - Ronaldo MoreLLe

VILA NOVA ANOS 70 (clic na foto)

(MANOEL PORQUEIRO, TUTA, ZÉ BOCA, BICO DE URSO,
MARINALDO E DEDÉ)
AGACHADOS (MASSASGISTA PEDÃO, DEDÉ AMARELO, CABO JORGE, EUDES,ARI E
ZEZINHO DE ZÉ FITA)

VILA NOVA ANOS 70 (clic na foto)

(DEDÉ, O 2º DA FILA É HOJE VIGILANTE ESQUECI O
NOME, TUTA, RINALDO, PARAÍBA, E CHALÁ.
AGACHADOS (RENATO, CABO JORGE, VAVÁ, ARI DOS CORREIOS, E OSMAR)

Fábio Mozart / Um exemplo de vereador

Um exemplo de vereador

Fábio Mozart

Recebi o texto abaixo do amigo itabaianense Joacir Avelino, que repasso para meus dois ou três leitores. Atualmente Joacir mora em Maceió, Alagoas, onde atua como delegado da Polícia Federal.

"No longínquo ano de 1972 elegia-se pela primeira vez para o cargo de vereador do município de Itabaiana, por meio do voto direto e secreto, Edilson Andrade, para o seu mandato de quatro anos.

O que parecia ser uma estréia e um assento de forma passageira na câmara municipal em uma única legislatura, para surpresa de muitos, a solenidade de posse repetiu-se por mais seis mandatos, vindo a totalizar sete mandatos ininterruptos. Esse recorde permanece até os dias atuais , e fica cada vez mais fica difícil superá-lo. Durante esse período somente se afastou por dois anos para cumprir uma parte do mandato de eleição tumultuada por conta da nulidade de diplomação de D. Dida, eleita no ano de 1982, mas considerada inelegível posteriormente, decisão que quase custou a vida do magistrado da sentença, Dr. Reginaldo Oliveira.

Já virou clichê se afirmar que o cidadão na reside na União, nem no Estado, mas no município. Daí a importância do vereador, esse parlamentar mirim, imbuído de legislar em favor dos munícipes, seja na elaboração da lei orgânica, seja na apresentação de projetos de lei os mais diversos, desde que voltados para o interesse local.

Por exerce o múnus público no município, o vereador é o mais sacrificado dos parlamentares, pois geralmente lá reside. Dessa forma, atende diariamente dezenas de pessoas, principalmente os carentes, que pedem desde uma cesta básica, passando por compra de medicamentos e o tão sonhado emprego.

Durante o longo mandato de vereador, Edilson Andrade, essa figura simples, carismática e humilde, foi de grande importância no contexto comunitário de uma Itabaiana romântica, principalmente em favor daqueles mais carentes. Perfeição? Não existe. Defeitos? Todos têm. Virtudes? Também. Se colocar na balança, os pontos fortes superam os fracos, pelo que representou para seus eleitores e os destinos da rainha do vale do Paraíba.

Eu sei que não é fácil permanecer no parlamento durante todo esse tempo. Haja tanto aperto de mão, tapinhas nas costas, bom humor, sempre, além de um assistencialismo desmesurado. Não se pode deixar de frisar a importância que o vereador detém na preservação do estado democrático e na formulação sócio-política da comunidade em que vive. Mesmo porque a câmara municipal, quando bem conduzida, é a verdadeira caixa de ressonância dos municípios diante dos prefeitos, governadores e do presidente da república.

Com todos esses atributos de um homem público, Edilson é o cara, merece essa justa homenagem e um lugar de destaque na galeria dos que se dedicaram tanto tempo à política, saíram de cena com a cabeça erguida, sem mácula, o que é raro, devido à rigorosa crítica que vem sofrendo a classe política ao longo do tempo.

Joacir Avelino Silva

JORNAL O NORTE / 16 DE JULHO / QUINTA-FEIRA

“Ainda falta um, cadê aquele macaco?”...Foi com frieza, perversidade e preconceito que Edileuza Oliveira procurou o garoto de 11 anos sobrevivente do massacre.

Vestibular...São mais de 7 mil vagas na seleção da UFPB para 2010.

Dinheiro chega aos cofres da pb até setembro...Previsão sobre o repasse dos recursos provenientes do BNDES foi feita pelo governador José Maranhão.

Denúncia leva a cobrança...O Ministério Público apurou matéria de O Norte sobre violência contra crianças e adolescentes.

Brinquedos...Participe da pesquisa do Imeq e dê uma opinião sobre os objetos usados por nossas crianças para se divertir.

Francisco alves...Espetáculo no Santa Roza reverencia a obra do Rei da Voz e promete emocionar os fãs do cantor dos tempos de ouro do rádio

CHARGE DO DIA

Sabe o que quer dizer PMDB agora? Parentes com Mordomias Decretadas pelo Bigodudo! Já chamaram de Casa dos Horrores; olha como o Sarney abre a sessão:

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Mês de JULHO nova queda de FPM / só fpm

UBAM e Transparência Municipal divulgam previsão do FPM para o próximo trimestre.
A União Brasileira de Municípios (UBAM) divulgou hoje, com dados do Portal da Transparência Municipal, a estimativa de repasse do Fundo de Participação Municipal para o mês de julho e a previsão dos percentuais para o próximo trimestre.
Segundo o presidente da UBAM, Leonardo Santana, no dia 10 de julho os Municípios já receberam mais de 54,95% do FPM do mês. Os créditos a serem feitos pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) nas contas das prefeituras no dia 20 de julho será de 15,26% e os 29,79% restantes no dia 30 de julho.

Quanto às previsões ou mesmo as estimativas trimestrais do FPM, por Estado, já podem ser conferidas na Home Page da Transparência Municipal, no www.tmunicipal.org.br. Nele os gestores poderão realizar uma programação melhor dos gastos públicos, tendo em vista a necessidade de melhor planejamento para enfrentar esses momentos de crise mundial.


Estimativa do Prof. Carioca para a cota do FPM de Itabaiana dia 20 julho é péssima.
Saúde = 14 mil reais
Educação = 19 mil reais
PREFEITURA = 58 mil reais

FPM - FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS
ITABAIANA DIA 10 DE JUNHO 1ª PARCELA

PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
PARCELA DE IPI 71.159,66C
PARCELA DE IR 277.255,46C
RETENCAO PASEP 3.484,14D = RETIDO
RETENCAO FGTS 10.452,44D = RETIDO
INSS - EMPRESA 100.140,60D = RETIDO
PARC./RET.INSS 28.749,78D = RETIDO
DEDUCAO SAUDE 52.262,25D
DEDUCAO FUNDEB 69.683,02D
TOTAL: 83.642,89C PREFEITURA

FORAM RETIDOS 142 MIL REAIS

FPM DE ITABAIANA NOS ÚLTIMOS 6 MESES / só fpm

JANEIRO: 708.689 TOTAL GERAL
Saúde = 136 mil 018 reais
Educação = 181 mil 358 reais
PREFEITURA = 391 mil 322 reais

FEVEREIRO: 631.337 TOTAL GERAL
Saúde = 126 mil 804 reais
Educação = 169 mil 072 reais
PREFEITURA = 335 mil 461 reais

MARÇO: 486.631 TOTAL GERAL
Saúde = 101 mil 369 reais
Educação = 135 mil 159 reais
PREFEITURA = 250 mil 103 reais

ABRIL: 612.052 TOTAL GERAL
Saúde = 120 mil 935 reais
Educação = 160 mil 870 reais
PREFEITURA = 330 mil 247 reais

MAIO: 762.824 TOTAL GERAL
Saúde = 143 mil 738 reais
Educação = 191 mil 593 reais
PREFEITURA = 427 mil 493 reais

JUNHO: 632.507 TOTAL GERAL
Saúde = 124 mil 026 reais
Educação = 165 mil 368 reais
PREFEITURA = 343 mil 113 reais

Estes são os valores mensais do FPM repassados a Saúde, Educação e Prefeitura. No repasse da Prefeitura está incluído o valor de 87 mil, que a mesma repassa mensalmente a Câmara Municipal.
FONTE: BANCO DO BRASIL

NOTÍCIAS DA PARAÍBA / 15 DE JULHO / 2ª Postagem

LEIA NA ÍNTEGRA
CLIC twitter.com/itablogpb


José Maranhão afirma na televisão que tem pena de Ricardo Coutinho.
O governador José Maranhão (PMDB) cometeu uma gafe que promete ser bastante comentada no meio político. Ele concedia uma entrevista ao jornalista Helder Moura, no Correio Debate, quando, sem notar que ainda estava no ar, deixou escapar que tinha pena do prefeito da capital, Ricardo Coutinho (PSB). Desconfiado depois do que falou, o governador ainda perguntou a Helder se estava no ar.
"O senhor tem alguma mágoa do prefeito Ricardo Coutinho depois de tantas críticas que ele tem lhe feito?", indagou o apresentador. Entre risos, José Maranhão respondeu: "Eu tenho é pena dele por causa dessas críticas". Quando percebeu que o programa ainda estava no ar, Maranhão perguntou: "Está no ar?". Quando o apresentador confirmou, o governador voltou à seriedade habitual

Menor sobrevivente revela que quem matou as crianças foi Edleusa.
O delegado Deusdete Leitão, que atualmente trabalha na 9ª Delegacia Distrital da Capital e está responsável pela investigação da Chacina do Rangel, revelou nesta quarta-feira (15) que um dos menores que escaparam da tragédia revelou ao seu tio que quem matou as crianças foi Edleusa de Oliveira, esposa de Carlos José, que também está presa acusada de participar do crime.


Justiça determina perda dos direitos políticos do prefeito de Pitimbu por três anos e multa de R$ 10 mil.
O prefeito de Pitimbu, José Rômulo Carneiro de Albuquerque Neto (PP), foi condenado pela Justiça Federal à perda dos direitos políticos pelo período de três anos, além de uma multa no valor de R$ 10 mil por crime de impobridade administrativa. O processo, de número 2001.82.00.007957-3, foi movido pelo Ministério Público Federal referente à sua gestão no município em 2002.

TCE considera irregulares contas do Fain e manda Estado da PB devolver R$ 18 milhões ao Fundo.
O Tribunal de Contas do Estado julgou irregular a prestação de contas do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Industrial da Paraíba – FAIN, referente ao exercício de 2007, e determinou que o Governo do Estado devolva a importância de R$ 17.433.657,64 que deveria ter sido repassada ao Fundo durante o período. Acatando parecer do relator Oscar Mamede Santiago Melo, substituto de conselheiro, o Pleno também mandou, na sessão desta quarta-feira (15/07/09), a Fundação de Assistência Comunitária (FAC) devolver os R$ 700 mil que recebeu, no mesmo período, através de convênio celebrado com o FAIN. O relator entendeu que a utilização do dinheiro em programa de micro-crédito, pela FAC, difere das finalidades específicas do Fundo, que trata de incremento financeiro para projetos industriais e turísticos.

Aliado de Sarney é eleito presidente do Conselho de Ética.

BANDIDO JUGANDO BANDIDO
Duque presidirá o Conselho de Ética
O Conselho de Ética do Senado elegeu esta quarta (15) o senador Paulo Duque (PMDB-RJ) para presidir o colegiado. Duque foi eleito depois que o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) decidiu deixar o colegiado. Valadares havia sido indicado pelo PT, mas acabou tendo o nome vetado pelo grupo ligado ao líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), que preferia Duque. A primeira missão do Conselho de Ética é analisar as representações contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP).

Lula elogia Geddel, adversário do PT
Em seu discurso nesta quarta-feira, durante a 12ª Marcha dos Prefeitos a a Brasília, o presidente Lula elogiou a atuação do ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) na condução das atividades da Defesa Civil Nacional. “Eu duvido que na história do Brasil as calamidades públicas tiveram respostas imediatas como tivemos”, afirmou. Geddel é o principal adversário do PT na Bahia, como candidato em oposição ao governador Jaques Wagner. Os elogios de Lula a Geddel foram seguidos de aplausos.